Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O PROCESSO FORMATIVO, A ATUAÇÃO DE EDUCADORES E AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

Palavra-chaves: PROCESSO DE FORMAÇÃO EM EJA, ATUAÇÃO DO PROFESSOR DA EJA, CONTRIBUIÇÃO FREIREANA PARA EJA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9050
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1164
    "inscrito_id" => 797
    "titulo" => "O PROCESSO FORMATIVO, A ATUAÇÃO DE EDUCADORES E AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS."
    "resumo" => "A EJA é um ensino direcionado para pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo, ao ensino regular na idade adequada. Neste trabalho, objetiva-se apresentar e analisar algumas concepções de licenciandos e professores sobre o seu processo formativo e atuação nesta modalidade. A pesquisa realizada é do tipo quali-quantitativo, sendo aplicados 35 questionários semiestruturados para graduandos dos cursos de licenciatura da UEPB/Campus I, bem como para professores atuantes na EJA. Utilizamos o EXCEL 2010 para tabulação e análise dos dados. Realizou-se um levantamento bibliográfico fundamentado em Freire (1979; 1992; 1997; 2005); Haddad e Di Pierro (1994); Nóvoa (1995); Libâneo (1998). De acordo com os resultados obtidos, quanto à formação do professor, na visão dos licenciandos, 56% revelaram a necessidade de capacitação/especialização para os educadores; 20% manifestaram que não há formação adequada; 6% alegaram que os professores recebem uma formação inicial rápida e suficiente; 18% apresentaram desconhecimento ou não responderam. No que diz respeito à formação dos professores atuantes nesta área, 50% alegaram possuir formação adequada. Em concordância, graduandos e educadores ressaltaram a importância de Paulo Freire neste processo educativo. Desta forma, foi possível constatar que as ações de formação para o educador da EJA são ainda muito tímidas, porém as ideias de Freire constituem um pilar essencial para o processo formativo, tornando-se indispensável para a prática docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "PROCESSO DE FORMAÇÃO EM EJA, ATUAÇÃO DO PROFESSOR DA EJA, CONTRIBUIÇÃO FREIREANA PARA EJA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_11_2014_23_17_04_idinscrito_797_632f4a5703c8b961255e666b0350881f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MAYARA"
    "autor_email" => "mayaragomesuepb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9050
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1164
    "inscrito_id" => 797
    "titulo" => "O PROCESSO FORMATIVO, A ATUAÇÃO DE EDUCADORES E AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS."
    "resumo" => "A EJA é um ensino direcionado para pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo, ao ensino regular na idade adequada. Neste trabalho, objetiva-se apresentar e analisar algumas concepções de licenciandos e professores sobre o seu processo formativo e atuação nesta modalidade. A pesquisa realizada é do tipo quali-quantitativo, sendo aplicados 35 questionários semiestruturados para graduandos dos cursos de licenciatura da UEPB/Campus I, bem como para professores atuantes na EJA. Utilizamos o EXCEL 2010 para tabulação e análise dos dados. Realizou-se um levantamento bibliográfico fundamentado em Freire (1979; 1992; 1997; 2005); Haddad e Di Pierro (1994); Nóvoa (1995); Libâneo (1998). De acordo com os resultados obtidos, quanto à formação do professor, na visão dos licenciandos, 56% revelaram a necessidade de capacitação/especialização para os educadores; 20% manifestaram que não há formação adequada; 6% alegaram que os professores recebem uma formação inicial rápida e suficiente; 18% apresentaram desconhecimento ou não responderam. No que diz respeito à formação dos professores atuantes nesta área, 50% alegaram possuir formação adequada. Em concordância, graduandos e educadores ressaltaram a importância de Paulo Freire neste processo educativo. Desta forma, foi possível constatar que as ações de formação para o educador da EJA são ainda muito tímidas, porém as ideias de Freire constituem um pilar essencial para o processo formativo, tornando-se indispensável para a prática docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "PROCESSO DE FORMAÇÃO EM EJA, ATUAÇÃO DO PROFESSOR DA EJA, CONTRIBUIÇÃO FREIREANA PARA EJA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_11_2014_23_17_04_idinscrito_797_632f4a5703c8b961255e666b0350881f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MAYARA"
    "autor_email" => "mayaragomesuepb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A EJA é um ensino direcionado para pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo, ao ensino regular na idade adequada. Neste trabalho, objetiva-se apresentar e analisar algumas concepções de licenciandos e professores sobre o seu processo formativo e atuação nesta modalidade. A pesquisa realizada é do tipo quali-quantitativo, sendo aplicados 35 questionários semiestruturados para graduandos dos cursos de licenciatura da UEPB/Campus I, bem como para professores atuantes na EJA. Utilizamos o EXCEL 2010 para tabulação e análise dos dados. Realizou-se um levantamento bibliográfico fundamentado em Freire (1979; 1992; 1997; 2005); Haddad e Di Pierro (1994); Nóvoa (1995); Libâneo (1998). De acordo com os resultados obtidos, quanto à formação do professor, na visão dos licenciandos, 56% revelaram a necessidade de capacitação/especialização para os educadores; 20% manifestaram que não há formação adequada; 6% alegaram que os professores recebem uma formação inicial rápida e suficiente; 18% apresentaram desconhecimento ou não responderam. No que diz respeito à formação dos professores atuantes nesta área, 50% alegaram possuir formação adequada. Em concordância, graduandos e educadores ressaltaram a importância de Paulo Freire neste processo educativo. Desta forma, foi possível constatar que as ações de formação para o educador da EJA são ainda muito tímidas, porém as ideias de Freire constituem um pilar essencial para o processo formativo, tornando-se indispensável para a prática docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.