A EJA é um ensino direcionado para pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo, ao ensino regular na idade adequada. Neste trabalho, objetiva-se apresentar e analisar algumas concepções de licenciandos e professores sobre o seu processo formativo e atuação nesta modalidade. A pesquisa realizada é do tipo quali-quantitativo, sendo aplicados 35 questionários semiestruturados para graduandos dos cursos de licenciatura da UEPB/Campus I, bem como para professores atuantes na EJA. Utilizamos o EXCEL 2010 para tabulação e análise dos dados. Realizou-se um levantamento bibliográfico fundamentado em Freire (1979; 1992; 1997; 2005); Haddad e Di Pierro (1994); Nóvoa (1995); Libâneo (1998). De acordo com os resultados obtidos, quanto à formação do professor, na visão dos licenciandos, 56% revelaram a necessidade de capacitação/especialização para os educadores; 20% manifestaram que não há formação adequada; 6% alegaram que os professores recebem uma formação inicial rápida e suficiente; 18% apresentaram desconhecimento ou não responderam. No que diz respeito à formação dos professores atuantes nesta área, 50% alegaram possuir formação adequada. Em concordância, graduandos e educadores ressaltaram a importância de Paulo Freire neste processo educativo. Desta forma, foi possível constatar que as ações de formação para o educador da EJA são ainda muito tímidas, porém as ideias de Freire constituem um pilar essencial para o processo formativo, tornando-se indispensável para a prática docente.