O PROCESSO FORMATIVO, A ATUAÇÃO DE EDUCADORES E AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9050 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1164 "inscrito_id" => 797 "titulo" => "O PROCESSO FORMATIVO, A ATUAÇÃO DE EDUCADORES E AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS." "resumo" => "A EJA é um ensino direcionado para pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo, ao ensino regular na idade adequada. Neste trabalho, objetiva-se apresentar e analisar algumas concepções de licenciandos e professores sobre o seu processo formativo e atuação nesta modalidade. A pesquisa realizada é do tipo quali-quantitativo, sendo aplicados 35 questionários semiestruturados para graduandos dos cursos de licenciatura da UEPB/Campus I, bem como para professores atuantes na EJA. Utilizamos o EXCEL 2010 para tabulação e análise dos dados. Realizou-se um levantamento bibliográfico fundamentado em Freire (1979; 1992; 1997; 2005); Haddad e Di Pierro (1994); Nóvoa (1995); Libâneo (1998). De acordo com os resultados obtidos, quanto à formação do professor, na visão dos licenciandos, 56% revelaram a necessidade de capacitação/especialização para os educadores; 20% manifestaram que não há formação adequada; 6% alegaram que os professores recebem uma formação inicial rápida e suficiente; 18% apresentaram desconhecimento ou não responderam. No que diz respeito à formação dos professores atuantes nesta área, 50% alegaram possuir formação adequada. Em concordância, graduandos e educadores ressaltaram a importância de Paulo Freire neste processo educativo. Desta forma, foi possível constatar que as ações de formação para o educador da EJA são ainda muito tímidas, porém as ideias de Freire constituem um pilar essencial para o processo formativo, tornando-se indispensável para a prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "PROCESSO DE FORMAÇÃO EM EJA, ATUAÇÃO DO PROFESSOR DA EJA, CONTRIBUIÇÃO FREIREANA PARA EJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_11_2014_23_17_04_idinscrito_797_632f4a5703c8b961255e666b0350881f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "mayaragomesuepb@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9050 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1164 "inscrito_id" => 797 "titulo" => "O PROCESSO FORMATIVO, A ATUAÇÃO DE EDUCADORES E AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS." "resumo" => "A EJA é um ensino direcionado para pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo, ao ensino regular na idade adequada. Neste trabalho, objetiva-se apresentar e analisar algumas concepções de licenciandos e professores sobre o seu processo formativo e atuação nesta modalidade. A pesquisa realizada é do tipo quali-quantitativo, sendo aplicados 35 questionários semiestruturados para graduandos dos cursos de licenciatura da UEPB/Campus I, bem como para professores atuantes na EJA. Utilizamos o EXCEL 2010 para tabulação e análise dos dados. Realizou-se um levantamento bibliográfico fundamentado em Freire (1979; 1992; 1997; 2005); Haddad e Di Pierro (1994); Nóvoa (1995); Libâneo (1998). De acordo com os resultados obtidos, quanto à formação do professor, na visão dos licenciandos, 56% revelaram a necessidade de capacitação/especialização para os educadores; 20% manifestaram que não há formação adequada; 6% alegaram que os professores recebem uma formação inicial rápida e suficiente; 18% apresentaram desconhecimento ou não responderam. No que diz respeito à formação dos professores atuantes nesta área, 50% alegaram possuir formação adequada. Em concordância, graduandos e educadores ressaltaram a importância de Paulo Freire neste processo educativo. Desta forma, foi possível constatar que as ações de formação para o educador da EJA são ainda muito tímidas, porém as ideias de Freire constituem um pilar essencial para o processo formativo, tornando-se indispensável para a prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "PROCESSO DE FORMAÇÃO EM EJA, ATUAÇÃO DO PROFESSOR DA EJA, CONTRIBUIÇÃO FREIREANA PARA EJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_11_2014_23_17_04_idinscrito_797_632f4a5703c8b961255e666b0350881f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "mayaragomesuepb@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }