Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A PSICOPEDAGOGIA: SUA RELEVÂNCIA NA ESCOLA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, PSICOPEDAGOGIA, DIFICULDADES Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8296
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1974
    "inscrito_id" => 5338
    "titulo" => "A  PSICOPEDAGOGIA: SUA RELEVÂNCIA NA ESCOLA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo investigar a importância do psicopedagogo na instituição escolar e sua  contribuição na melhoria da aprendizagem de crianças com dificuldades. A pesquisa busca encontrar diante dos dados que frisem a necessidade desse profissional nesse espaço. Para tanto, a nossa pesquisa buscou aporte teórico em Bossa (2000), Santos (2010), e Oliveira (2006) entre outros, por discutirem a cerca da psicopedagogia institucional educacional de forma, a saber, que a mesma se desenvolve no âmbito preventivo e clinico realizando intervenção junto a pratica do professor visando a melhoria da aprendizagem, direcionando assim a metodologia especifica a adotar com aquele educando que possui dificuldades em sua aprendizagem oferecendo um atendimento educacional especializado. A nossa pesquisa apresenta um caráter qualitativo, pois estimula o entrevistado a refletir livremente sobre o tema da pesquisa sendo desenvolvida através de um questionário com 5 perguntas. Para a realização do estudo coletamos informações junto a quatro professores de uma escola da rede privada da cidade de Assú/RN. Com as analises da pesquisa, identificamos uma extrema necessidade de um psicopedagogo nesse espaço educacional especificamente nessa escola, pois as informações nos evidenciaram que os trabalhos pedagógicos realizados por um psicopedagogo, norteiam as praticas dos professores que anseiam por avanços na aprendizagem de seus alunos. Concluímos que a relevância de um psicopedagogo na escola possui significado e colabora com o surgimento do desejo de aprender do educando e intervêm clinicamente num processo de diagnósticos pertinentes numa relação professor-aluno-equipe pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, PSICOPEDAGOGIA, DIFICULDADES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_19_43_51_idinscrito_5338_cf4a6fb0dc9631ae9119d11e47edd10f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:50"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRICA PATRÍCIA DA SILVA GALVÃO"
    "autor_nome_curto" => "ÉRICA GALVÃO"
    "autor_email" => "ericapsgm@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE VALE DO JAGUARIBE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8296
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1974
    "inscrito_id" => 5338
    "titulo" => "A  PSICOPEDAGOGIA: SUA RELEVÂNCIA NA ESCOLA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo investigar a importância do psicopedagogo na instituição escolar e sua  contribuição na melhoria da aprendizagem de crianças com dificuldades. A pesquisa busca encontrar diante dos dados que frisem a necessidade desse profissional nesse espaço. Para tanto, a nossa pesquisa buscou aporte teórico em Bossa (2000), Santos (2010), e Oliveira (2006) entre outros, por discutirem a cerca da psicopedagogia institucional educacional de forma, a saber, que a mesma se desenvolve no âmbito preventivo e clinico realizando intervenção junto a pratica do professor visando a melhoria da aprendizagem, direcionando assim a metodologia especifica a adotar com aquele educando que possui dificuldades em sua aprendizagem oferecendo um atendimento educacional especializado. A nossa pesquisa apresenta um caráter qualitativo, pois estimula o entrevistado a refletir livremente sobre o tema da pesquisa sendo desenvolvida através de um questionário com 5 perguntas. Para a realização do estudo coletamos informações junto a quatro professores de uma escola da rede privada da cidade de Assú/RN. Com as analises da pesquisa, identificamos uma extrema necessidade de um psicopedagogo nesse espaço educacional especificamente nessa escola, pois as informações nos evidenciaram que os trabalhos pedagógicos realizados por um psicopedagogo, norteiam as praticas dos professores que anseiam por avanços na aprendizagem de seus alunos. Concluímos que a relevância de um psicopedagogo na escola possui significado e colabora com o surgimento do desejo de aprender do educando e intervêm clinicamente num processo de diagnósticos pertinentes numa relação professor-aluno-equipe pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, PSICOPEDAGOGIA, DIFICULDADES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_19_43_51_idinscrito_5338_cf4a6fb0dc9631ae9119d11e47edd10f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:50"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRICA PATRÍCIA DA SILVA GALVÃO"
    "autor_nome_curto" => "ÉRICA GALVÃO"
    "autor_email" => "ericapsgm@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE VALE DO JAGUARIBE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a importância do psicopedagogo na instituição escolar e sua contribuição na melhoria da aprendizagem de crianças com dificuldades. A pesquisa busca encontrar diante dos dados que frisem a necessidade desse profissional nesse espaço. Para tanto, a nossa pesquisa buscou aporte teórico em Bossa (2000), Santos (2010), e Oliveira (2006) entre outros, por discutirem a cerca da psicopedagogia institucional educacional de forma, a saber, que a mesma se desenvolve no âmbito preventivo e clinico realizando intervenção junto a pratica do professor visando a melhoria da aprendizagem, direcionando assim a metodologia especifica a adotar com aquele educando que possui dificuldades em sua aprendizagem oferecendo um atendimento educacional especializado. A nossa pesquisa apresenta um caráter qualitativo, pois estimula o entrevistado a refletir livremente sobre o tema da pesquisa sendo desenvolvida através de um questionário com 5 perguntas. Para a realização do estudo coletamos informações junto a quatro professores de uma escola da rede privada da cidade de Assú/RN. Com as analises da pesquisa, identificamos uma extrema necessidade de um psicopedagogo nesse espaço educacional especificamente nessa escola, pois as informações nos evidenciaram que os trabalhos pedagógicos realizados por um psicopedagogo, norteiam as praticas dos professores que anseiam por avanços na aprendizagem de seus alunos. Concluímos que a relevância de um psicopedagogo na escola possui significado e colabora com o surgimento do desejo de aprender do educando e intervêm clinicamente num processo de diagnósticos pertinentes numa relação professor-aluno-equipe pedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.