Artigo Anais do II Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-92-4

A LITERATURA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: BENEFÍCIOS PARA A APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) Simpósio Temático 04: Literatura, Tecnologias Digitais e Educação
"2022-12-01 11:00:40" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91845
    "edicao_id" => 301
    "trabalho_id" => 78
    "inscrito_id" => 210
    "titulo" => "A LITERATURA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: BENEFÍCIOS PARA A APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo evidenciar a importância do uso da literatura nas aulas de língua inglesa, especialmente no seu uso como uma ferramenta na motivação dos alunos e na compreensão de costumes e valores das culturas de países estrangeiros. A pesquisa consiste em identificar fatores que causam a desmotivação dos alunos nas aulas de inglês, analisar os relatos de professores acerca do tema e orientá-los na elaboração de materiais didáticos com conteúdo literário na educação básica. Utilizamos os seguintes pressupostos teóricos: DALACORTE (2000) e ELLIS (1994) para conceituar motivação e discutir sobre a motivação no ensino de língua inglesa, MOISÉS (2000) e TODOROV (2009) na discussão sobre literatura e PAIVA (1996) e TIBERIO (2014) em relação à utilização da literatura no ensino de língua inglesa. Para obter os dados para a análise, foi feito um estudo de caso com entrevistas presencias com professores do ensino fundamental e do ensino médio, aplicação de atividades com textos literários e também foi realizado um questionário com os alunos após a aplicação delas. Constatamos, portanto, que os professores compreendem que o ensino de língua inglesa vai além da gramática e utilizam a literatura em suas aulas, pois a veem como essencial na questão de apresentar questões culturais que também faz parte do processo de aprendizagem de uma língua."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Simpósio Temático 04: Literatura, Tecnologias Digitais e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV182_MD1_ID210_TB78_25112022235447.pdf"
    "created_at" => "2023-01-23 09:04:01"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL PEREIRA"
    "autor_email" => "daniel.psilva@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-congresso-nacional-em-estudos-interdisciplinares-da-linguagem"
    "edicao_nome" => "Anais do II Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/coneil/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63e3ed50ea7ec_08022023154328.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-01 11:00:40"
    "publicacao_id" => 70
    "publicacao_nome" => "Revista CONEIL"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91845
    "edicao_id" => 301
    "trabalho_id" => 78
    "inscrito_id" => 210
    "titulo" => "A LITERATURA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: BENEFÍCIOS PARA A APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo evidenciar a importância do uso da literatura nas aulas de língua inglesa, especialmente no seu uso como uma ferramenta na motivação dos alunos e na compreensão de costumes e valores das culturas de países estrangeiros. A pesquisa consiste em identificar fatores que causam a desmotivação dos alunos nas aulas de inglês, analisar os relatos de professores acerca do tema e orientá-los na elaboração de materiais didáticos com conteúdo literário na educação básica. Utilizamos os seguintes pressupostos teóricos: DALACORTE (2000) e ELLIS (1994) para conceituar motivação e discutir sobre a motivação no ensino de língua inglesa, MOISÉS (2000) e TODOROV (2009) na discussão sobre literatura e PAIVA (1996) e TIBERIO (2014) em relação à utilização da literatura no ensino de língua inglesa. Para obter os dados para a análise, foi feito um estudo de caso com entrevistas presencias com professores do ensino fundamental e do ensino médio, aplicação de atividades com textos literários e também foi realizado um questionário com os alunos após a aplicação delas. Constatamos, portanto, que os professores compreendem que o ensino de língua inglesa vai além da gramática e utilizam a literatura em suas aulas, pois a veem como essencial na questão de apresentar questões culturais que também faz parte do processo de aprendizagem de uma língua."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Simpósio Temático 04: Literatura, Tecnologias Digitais e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV182_MD1_ID210_TB78_25112022235447.pdf"
    "created_at" => "2023-01-23 09:04:01"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL PEREIRA"
    "autor_email" => "daniel.psilva@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-congresso-nacional-em-estudos-interdisciplinares-da-linguagem"
    "edicao_nome" => "Anais do II Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/coneil/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63e3ed50ea7ec_08022023154328.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-01 11:00:40"
    "publicacao_id" => 70
    "publicacao_nome" => "Revista CONEIL"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho tem por objetivo evidenciar a importância do uso da literatura nas aulas de língua inglesa, especialmente no seu uso como uma ferramenta na motivação dos alunos e na compreensão de costumes e valores das culturas de países estrangeiros. A pesquisa consiste em identificar fatores que causam a desmotivação dos alunos nas aulas de inglês, analisar os relatos de professores acerca do tema e orientá-los na elaboração de materiais didáticos com conteúdo literário na educação básica. Utilizamos os seguintes pressupostos teóricos: DALACORTE (2000) e ELLIS (1994) para conceituar motivação e discutir sobre a motivação no ensino de língua inglesa, MOISÉS (2000) e TODOROV (2009) na discussão sobre literatura e PAIVA (1996) e TIBERIO (2014) em relação à utilização da literatura no ensino de língua inglesa. Para obter os dados para a análise, foi feito um estudo de caso com entrevistas presencias com professores do ensino fundamental e do ensino médio, aplicação de atividades com textos literários e também foi realizado um questionário com os alunos após a aplicação delas. Constatamos, portanto, que os professores compreendem que o ensino de língua inglesa vai além da gramática e utilizam a literatura em suas aulas, pois a veem como essencial na questão de apresentar questões culturais que também faz parte do processo de aprendizagem de uma língua.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.