Este trabalho tem por objetivo evidenciar a importância do uso da literatura nas aulas de língua inglesa, especialmente no seu uso como uma ferramenta na motivação dos alunos e na compreensão de costumes e valores das culturas de países estrangeiros. A pesquisa consiste em identificar fatores que causam a desmotivação dos alunos nas aulas de inglês, analisar os relatos de professores acerca do tema e orientá-los na elaboração de materiais didáticos com conteúdo literário na educação básica. Utilizamos os seguintes pressupostos teóricos: DALACORTE (2000) e ELLIS (1994) para conceituar motivação e discutir sobre a motivação no ensino de língua inglesa, MOISÉS (2000) e TODOROV (2009) na discussão sobre literatura e PAIVA (1996) e TIBERIO (2014) em relação à utilização da literatura no ensino de língua inglesa. Para obter os dados para a análise, foi feito um estudo de caso com entrevistas presencias com professores do ensino fundamental e do ensino médio, aplicação de atividades com textos literários e também foi realizado um questionário com os alunos após a aplicação delas. Constatamos, portanto, que os professores compreendem que o ensino de língua inglesa vai além da gramática e utilizam a literatura em suas aulas, pois a veem como essencial na questão de apresentar questões culturais que também faz parte do processo de aprendizagem de uma língua.