Artigo Anais do II Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-92-4

OS MECANISMOS DA COESÃO TEXTUAL NO TEXTO ESCRITO SOB A LUZ DA ENUNCIAÇÃO BENVENISTIANA

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Publicado em 01 de dezembro de 2022

Resumo

O objetivo é analisar os mecanismos de coesão textual na produção de textos escritos por alunos do 3º ano do Ensino Médio, observando o processo de apropriação de operadores coesivos por parte dos locutores-escreventes e as funções desempenhadas por esses mecanismos para enunciação de posicionamentos enunciativos assumidos no discurso. Com base em Benveniste (2005, 2006 e 2014), para que o aluno-escrevente se aproprie dos recursos de coesão textual da escrita, é necessário mobilizar mecanismos semióticos e semânticos da língua-discurso. Nesse sentido, vale ressaltar os elementos linguístico-discursivos, cultural e dialógico, subjacentes ao processo de enunciação escrita (BENVENISTE, 2005; 2006; FLORES, 2018). Para Benveniste (2005 e 2006), a escrita é vista como uma forma complexa de discurso, que demanda do locutor-escrevente uma ação cujo foco está relacionado ao domínio semiótico da língua. Assim, a apropriação de índices semióticos responsáveis por mecanismos de coesão requer do aluno-escrevente o estabelecimento de relações discursivas fundamentais ao processo de semantização de tais índices. O corpus de análise é composto por textos escritos, por alguns alunos, com temas distintos. O tipo de análise adotado neste trabalho é o qualitativo-interpretativo e direciona-se ao mecanismo de referenciação para a construção da referência. As análises têm caráter qualitativo-interpretativista e direciona um olhar à observação e análise de aspectos subjetivos e intersubjetivos do funcionamento dos operadores de coesão textual para a construção de referência. As análises dos dados revelam que os educandos apresentam conhecimento a respeito dos recursos linguísticos ao fazer uso do mecanismo referencial para situar o interlocutor no discurso e promover a construção de parágrafos de uma maneira a dar sequência de sentido entre as unidades do texto. Isso nos mostra que, ao ocupar um espaço referencial, o educando busca enunciar sua posição na enunciação escrita por meio de procedimentos de sintagmatização para construção de referência junto ao outro.

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