No cenário da Educação Básica, as práticas de leituras e letramentos literários precisam ser planejadas em sintonia com metodologias ativas que possam apoiar a construção de aprendizagens significativas e estimular o protagonismo estudantil. Com base nesse cenário dinâmico de reflexões teórico-metodológicas sobre a inserção da literatura na escola em diálogo com elementos da cultura digital, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar a aprendizagem baseada em projetos de leitura como estratégia metodológica ativa para educação literária no Ensino Médio, considerando o fenômeno dos booktubers na formação de leitores. Como questão norteadora da pesquisa, propomos o seguinte questionamento: de que forma a aprendizagem baseada em projetos de leitura pode apoiar a educação literária no Ensino Médio, tendo em vista o fenômeno dos booktubers na formação de leitores? Para compreender tal pergunta foram investigadas produções teóricas de autores que abordam o tema, como Candido (1995), Freire (1983;1996), Bakhtin (1993), Moran (2015), Rojo (2009), Bender (2014), Prensky (2001), Roger Chartier (2021), Salles (2018), Fish (1992), Debord (1997), Zumthor (2014), Trugano (2019), Rouxel (2013), Dalvi; Rezende; Jover-Faleiros (2013), entre outros. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa-ação, com predomínio da abordagem qualitativa, priorizando-se desenho descritivo e interpretativo, por meio de técnicas procedimentais, tais como: pesquisa de campo em escola pública da rede estadual de Pernambuco, planejamento didático para realização de oficina literária, aplicação da oficina literária, avaliação da intervenção didática proposta. Os resultados apontam para a motivação dos discentes quanto a práticas de letramentos literários em sintonia com a metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Projetos aplicada em proposição didático-pedagógica para motivar o ensino de literatura na Educação Básica. O fenômeno dos booktubers no campo do ciberespaço também foi articulado na organização da oficina literária aplicada com discentes do Ensino Médio, com base na apresentação da linguagem audiovisual para divulgação de leituras literárias.