As fanfics configuram-se como uma modalidade de escrita ficcional no ciberespaço e possuem um caráter de intertextualidade muito expressivo, considerando diferentes níveis de diálogos entre textos. Na Educação Básica, podem ser utilizadas como recursos pedagógicos na análise, interpretação e compreensão de textos. Desse modo, alunos e professores, autores e leitores podem participar ativamente de trocas colaborativas no ciberespaço, construindo e (re)construindo práticas de letramentos literários nos meios digitais. As fanfics vêm se revelando como fenômeno de criação literária, transformando as relações entre autores-textos-leitores nos campos artístico-literário e da educação. Nesse sentido, propomos estudar as percepções dos estudantes do Ensino Médio sobre fanfics em práticas de letramentos literários na cultura digital. A necessidade de dialogar com a cibercultura, na ótica de seu impacto sobre o ensino de literatura, desdobra-se, também, no entendimento de que o modo como se compreendem as experiências estéticas e as expressões estéticas está intimamente conectado à maneira como a cultura em que estão imersas se organiza e se articula. O estudo está pautado nas reflexões e abordagens teórico-metodológicas direcionadas para ensino de literatura e práticas de letramentos literários em tempos de cultura digital, com foco na inserção do gênero fanfics no ambiente escolar.