O presente trabalho tem como intuito principal fazer um estudo inicial sobre as principais recorrências de construções linguísticas topicalizadas nos parágrafos de conclusão do texto dissertativo-argumentativo. A análise de dados é composta por um corpus das 100 melhores e 100 piores redações, já estabelecidos pela FUVEST (Fundação de Vestibular - do ano de 2011), que é a responsável pela aplicação do vestibular da Universidade de São Paulo. Dessa forma, o principal objetivo é compreender quais mecanismos foram utilizados por cada participante em seu parágrafo conclusivo. Nessa pesquisa tomamos por base teórica as vozes de Damásio (2011), para categorizar os estágios de selves, Koch (1997) para compreender acerca da construção dos sentidos de texto, Vicente (2014) que discute sobre os padrões funcionais da introdução do texto, Danieli (2022) com a teoria dos espaços mentais. A análise de dados foi realizada de forma quantitativa e qualitativa, com o intuito de sistematizar e discutir as principais escolhas lexicais de cada participante, uma vez que o ser humano é um sujeito intrinsecamente vinculado ao processamento do ato de conhecer coisas novas, armazenar em sua mente e por conseguinte aplicar em suas vivências cotidianas. Portanto, o propósito é discutir como tais construções serviram de aporte para categorizar as escolhas feitas por cada participante, percebendo todo esse processo de aquisição da linguagem e cognição no processo de escrita desde o nível mais básico ao mais elevado.