Os círculos de leitura literária, em articulação com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Times (ABT), ou Team Based Learning (TBL), podem motivar práticas de leituras literárias com foco no protagonismo discente, considerando a formação de leitores críticos em tempos de cultura digital. O principal objetivo deste estudo é investigar proposições didáticas integradoras entre círculos de leitura literária e Aprendizagem Baseada em Times para dinamizar a educação literária no Ensino Médio. Nesse sentido, foram utilizados como referenciais teóricos os estudos de Cosson (2009, 2015, 2017, 2020); Zilberman (2008, 2009, 2012); Sarmento (2019); Dalvi (2011); Lajolo (2001, 2018); Garofalo (2018); Valente (2018); Moran (2015); Bacich e Moran (2018). Em termos metodológicos, trata-se de pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, considerando aplicação de questionário semiestruturado e sequência didática direcionada à organização de círculo de leitura literária com discentes do Ensino Médio. A pesquisa foi efetuada com 36 discentes de uma escola pública estadual de Pernambuco, considerando aplicação de questionário semiestruturado para avaliação diagnóstica inicial do público participante. Após coleta e análise dos dados do questionário, foi possível realizar o círculo de leitura, nos moldes de Cosson (2009). Por meio da realização do círculo de leitura, com apoio da Aprendizagem Baseada em Times, foi possível compreender que as metodologias ativas conseguem promover uma efetiva participação dos estudantes em sala de aula, bem como instigar maior autonomia e protagonismo discente. É importante pontuar a necessidade da urgência na adoção de estratégias metodológicas ativas para o ensino de literatura na Educação Básica, tendo em vista as demandas de aprendizagem dos discentes no contexto dinâmico da cultura digital.