Artigo Anais do II Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-92-4

DISCURSO E MÍDIAS DIGITAIS: FEMVERTISING COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE UMA MARCA DE LINGERIE

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Publicado em 01 de dezembro de 2022

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o discurso como parte da identidade de uma marca de lingerie -Plié – em uma campanha de cintas modeladoras lançada em fevereiro de 2022, veiculada no site da empresa/marca, na plataforma digital instagram. Para isso, utilizamos como pressupostos teóricos a análise de discurso crítica -ADC faircloughiana, tomando como base a linguística sistêmico-funcional-LSF, que entende a análise linguística, semiótica e interdiscursiva como pilares da sua teoria. Essa teoria estabelece uma relação dialética entre discurso, sociedade e poder, com o objetivo de estabelecer uma mudança social, tomando como ponto de partida uma transformação discursiva (MAGALHÃES, 2004). Assim, analisamos a produção de sentidos em uma situação concreta de uso da língua e problematizamos os discursos que acompanham as imagens publicadas pela referida marca referente ao empoderamento feminino, os subentendidos e seus efeitos de sentido sobre o público almejado, evidenciando a construção de sua identidade por meio da comercialização do discurso feminista, convertendo-o em publicidade e produto - o denominado Femvertising como estratégia de marketing. A marca usa o slogan “Há 20 anos respeitando todas as curvas”, no entanto, lança uma campanha de cintas modeladoras, revelando contradições discursivas e reforçando a ideia do “corpo ideal”, imposta pela modernidade capitalista.

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