O uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC nos faz repensar a escola e educação para jovens do século XXI, considerados nativos digitais, fascinados pela cultura de imagens e pela interatividade do mundo digital, porém pode escancarar a desigualdade social como durante a pandemia. Ou ainda vem para ajustar ou aprimorar estruturas e sistemas já existentes de maneira a alavancar as possibilidades educacionais. A pesquisa “Canal de Youtube como instrumento para letramento digital e protagonismo de alunos do ensino médio” foi uma proposta de discussão sobre tecnologia e educação, pois há muitos canais de Youtube disponíveis o que nos direcionou a questões sobre os aspectos comunicacionais deles no processo de letramento digital, atitudes de aprendizagem de alunos que procuram tais canais, uma vez que eles foram uma das ferramentas utilizadas para dar continuidade à educação durante o isolamento social . A pesquisa foi realizada em abordagem quantitativa, quanto ao objetivo foi uma pesquisa descritiva. Os procedimentos de pesquisa foram o de levantamento de opinião. O instrumento de coleta de dados foi o Google Forms enviado para uma amostragem de 45 alunos de Ensino Médio de duas escolas estaduais do município de Parintins/AM divididos em subgrupos de séries (1º, 2º e 3º anos). Portanto, nessa pesquisa discutimos o uso do Youtube como ferramenta pedagógica em perspectivas educacionais. Isso nos direcionou a reflexões que envolvem nativos digitais e habilidades digitais, a percepção da tecnologia como instrumento de estudos, o letramento digital e o acesso à internet, O papel do professor e o letramento digital, a conscientização para o uso das tecnologias e da internet, a ética no uso das tecnologias: plágio, direitos autorais, fake News, etc; cultura digital, nativos digitais e migrantes digitais. Por fim, estamos em meio a um cenário que requer novas competências e habilidades.