A presente produção apresenta um relato de experiência sobre as vivências de um aluno no exercício da monitoria acadêmica durante a crise sanitária do coronavírus. Partindo do pressuposto que a crise pandêmica foi mais intensa para determinados grupos sociais, este trabalho se justifica pela necessidade de refletir sobre os processos de formação educacionais em tempos de pandemia. Assim, objetivamos refletir sobre os percursos e percalços na formação acadêmica de um graduando em pedagogia, com ênfase nas atividades desenvolvidas em exercício da monitoria acadêmica em tempos pandêmicos. Metodologicamente, este trabalho se qualifica como um estudo de abordagem qualitativa, de natureza exploratória, tendo como método primordial o Estudo de Caso (GIL, 2002; 2008; FARIAS; LIMA, 2009). Os pressupostos teóricos desta pesquisa se fundamentam nas repercussões e representações dos impactos do novo coronavírus na educação (OLIVEIRA; GOMES; BARCELOS, 2020; DIAS; PINTO, 2020; GARCIA, 2020), com enfoque nas questões sociais (SANTOS, 2020) e na atuação de monitores acadêmicos no que tange seu processo formativo (MEDEIROS et al, 2020; OLIVEIRA; ABREU; OLIVEIRA, 2020). Após a reflexão proposta, a argumentação evidencia que, apesar dos percalços, foi possível consolidar um percurso formativo de qualidade, com um processo de construção de conhecimentos significativos e partilhas de múltiplos saberes.