A pandemia da COVID-19 apresentou-se como um desafio a ser superado por todos, inclusive na área da educação, quando precisou-se modificar grande parte das estruturas do sistema educativo. Dessa forma, buscou-se a inovação no ensino por meio do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Frente a isso, o docente precisou se atualizar, aprender e utilizar a tecnologia a seu favor, incorporando metodologias ativas e a gamificação nas suas aulas através do ensino remoto e, posteriormente, a manutenção destas práticas na volta à presencialidade nas unidades de ensino. O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência com o uso da gamificação nas aulas de Educação Física em duas escolas municipais do Ipojuca, sendo elas, Escola Joaquim do Rego Cavalcanti e Escola Pedro Serafim e, ainda, mostrar os pressupostos utilizados para as práticas nas aulas remotas e nas aulas presenciais. Portanto, pode-se afirmar por meio do relato sobre a gamificação nas aulas de Educação Física, que esta prática pode ser compreendida como estratégia metodológica estruturada, sendo capaz de envolver os alunos na resolução de problemas reais, ajudando-os a dar significado no ensino e no aprendizado adquirido. Quanto aos docentes, estes se apropriaram das atividades através dos games, para construir espaços de ensino aprendizagem mais dinâmicos, prazerosos e envolventes para nossos alunos.