O presente artigo é uma reflexão sobre o uso das novas tecnologias na Educação Profissional Tecnológica- EPT, durante a pandemia da Covid 19 com a adoção do ensino remoto no período de 2020 a 2021. O acesso e uso de ferramentas tecnológicas na implementação de aulas virtuais, o isolamento social, o fechamento das escolas decretado pelas autoridades competentes do âmbito federal e estadual, a sala de aula metamorfoseada, a ausência de formação continuada e específica para a utilização de ferramentas tecnológicas se apresentaram como grandes desafios aos professores. Os aportes bibliográficos usados foram Kenski, (2013), Castells (1999), Moura (2014), Masetto (2000), Moran (2007), Moran (2013), Carvalho (2015), Ribeiro (2019) e documentos oficiais expedidos pelas autoridades competentes no âmbito federal e estadual, além da mídia impressa. Metodologicamente o estudo se caracterizou como bibliográfico, qualitativo, de natureza descritiva com o intuito de verificar o recrudescimento do uso de novas tecnologias em tempos de pandemia do coronavírus e suas implicações na EPT. Os resultados mostraram que, apesar dos professores não se sentirem seguros para usar ferramentas tecnológicas em suas aulas, conseguiram utilizá-las satisfatoriamente. Quanto a formação, alguns docentes receberam orientações para a utilização das plataformas adotadas nas escolas, sentiram necessidade de formação nos campos do conhecimento: cognitivo e tecnológico. A utilização das tecnologias nas aulas virtuais, sem contudo dispor de equipamentos e internet de qualidade compatíveis com a necessidade dos docentes e alunos, situação de estresse, dilatação da carga horária e as múltiplas funções desempenhadas pelos docentes são implicações verificadas no período