O presente trabalho tem como escopo apresentar o estudo do teatro científico e didático do dramaturgo alemão Bertold Brecht no âmbito da formação de educadores. O intuito é trabalhar com a capacitação de licenciandos para a prática de uma docência crítica e problematizante, dialogando com a interdisciplinaridade e com a formação de cidadãos conscientes e transformadores da realidade em que vivem. Para tal, o presente trabalho proporciona o estudo concomitante de três teóricos, dois dramaturgos e um pedagogista, sendo eles o supracitado Bertold Brecht, o teatrólogo brasileiro Augusto Boal e o educador brasileiro Paulo Freire. Neste contexto, os autores deste artigo, como educadores do projeto “A Ciência em cena: divulgando o conhecimento científico através da arte”, desenvolvem um trabalho teórico-prático no qual os licenciandos integrantes participam de minicursos, oficinas e reuniões periódicas com a coordenação do projeto. Neste ensejo, foram realizados dois minicursos, um em História Geral do Teatro e outro em Iniciação à Interpretação Teatral. Além destes, foram realizadas três oficinas nas quais foram apresentadas aos licenciandos técnicas de expressão corporal, preparação vocal, improvisação cênica, sensibilização e concentração. Todas estas atividades têm o objetivo de capacitá-los, a curto prazo, para o desenvolvimento das atividades do projeto, a realização de experimentos que divulguem aos alunos do ensino básico as áreas de conhecimento estudadas a nível universitário. No entanto, como objetivo maior dos educadores do projeto, os licenciandos devem ser formados para praticarem uma educação crítica e dialógica, aos moldes do preconizado por Paulo Freire.Palavras-chave: Teatro didático; teatro científico; formação de professores; teatro do oprimido; pedagogia do oprimido.