A CULTURA DA ESCOLA E A CULTURA NA ESCOLA: TENSÕES ENTRE AS IDENTIDADES CULTURAIS DE ESTUDANTES E PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8324 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2049 "inscrito_id" => 1470 "titulo" => "A CULTURA DA ESCOLA E A CULTURA NA ESCOLA: TENSÕES ENTRE AS IDENTIDADES CULTURAIS DE ESTUDANTES E PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "Este trabalho se propõe a desenvolver uma reflexão teórica sobre culturas e identidades culturais no contexto da educação escolar pública, observando mais destacadamente a tensão existente entre as identidades culturais dos estudantes e dos professores. A educação escolar veicula os bens culturais da chamada cultura dominante no currículo escolar institucionalizado – o currículo oficial. Na impossibilidade de estabelecer uma ruptura absoluta, o currículo oficial desloca para um segundo plano tanto os saberes e os conhecimentos baseados na oralidade quanto os referenciados na imagem, consideradas como formas de comunicação pertencentes à chamada “baixa cultura” que os estudantes supostamente trariam para a escola (GRIGNON, 1995; CAVALCANTI, 2007). Neste contexto, existe uma desvalorização das culturas juvenis pela cultura escolar institucionalizada, materializada no silenciamento no currículo escolar das práticas de significação e dos sistemas simbólicos produzidos socialmente pelos estudantes na família, no grupo de amigos, na vida em comunidade. A sala de aula transforma-se em espaço de conflito entre a cultura comunicada pelos adultos/professores e a cultura dos jovens/estudantes. Como estratégia de resistência ao silenciamento, os estudantes se filiam, dentro dos espaços educacionais, a um conjunto de códigos subculturais como estratégia de identificação que remeta a uma identidade grupal, que podem resultar na produção de identidades culturais distintas das valorizadas pela escola. A tensão entre as identidades culturais é frequentemente naturalizada pela referência a uma fase natural de rebeldia dos jovens ou como conflito inter-geracional. Fracamente, esses eventos são visualizados como reafirmação de uma identidade cultural própria e de questionamentos sobre as bases do projeto cultural-educativo escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL." "palavra_chave" => "CULTURA ESCOLAR, CULTURA JUVENIL, TENSÃO CULTURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_22_03_28_idinscrito_1470_0b03cc3b42ea525b70be44a3c599a251.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SENYRA MARTINS CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "SENYRA MARTINS" "autor_email" => "senyra@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8324 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2049 "inscrito_id" => 1470 "titulo" => "A CULTURA DA ESCOLA E A CULTURA NA ESCOLA: TENSÕES ENTRE AS IDENTIDADES CULTURAIS DE ESTUDANTES E PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "Este trabalho se propõe a desenvolver uma reflexão teórica sobre culturas e identidades culturais no contexto da educação escolar pública, observando mais destacadamente a tensão existente entre as identidades culturais dos estudantes e dos professores. A educação escolar veicula os bens culturais da chamada cultura dominante no currículo escolar institucionalizado – o currículo oficial. Na impossibilidade de estabelecer uma ruptura absoluta, o currículo oficial desloca para um segundo plano tanto os saberes e os conhecimentos baseados na oralidade quanto os referenciados na imagem, consideradas como formas de comunicação pertencentes à chamada “baixa cultura” que os estudantes supostamente trariam para a escola (GRIGNON, 1995; CAVALCANTI, 2007). Neste contexto, existe uma desvalorização das culturas juvenis pela cultura escolar institucionalizada, materializada no silenciamento no currículo escolar das práticas de significação e dos sistemas simbólicos produzidos socialmente pelos estudantes na família, no grupo de amigos, na vida em comunidade. A sala de aula transforma-se em espaço de conflito entre a cultura comunicada pelos adultos/professores e a cultura dos jovens/estudantes. Como estratégia de resistência ao silenciamento, os estudantes se filiam, dentro dos espaços educacionais, a um conjunto de códigos subculturais como estratégia de identificação que remeta a uma identidade grupal, que podem resultar na produção de identidades culturais distintas das valorizadas pela escola. A tensão entre as identidades culturais é frequentemente naturalizada pela referência a uma fase natural de rebeldia dos jovens ou como conflito inter-geracional. Fracamente, esses eventos são visualizados como reafirmação de uma identidade cultural própria e de questionamentos sobre as bases do projeto cultural-educativo escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL." "palavra_chave" => "CULTURA ESCOLAR, CULTURA JUVENIL, TENSÃO CULTURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_22_03_28_idinscrito_1470_0b03cc3b42ea525b70be44a3c599a251.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SENYRA MARTINS CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "SENYRA MARTINS" "autor_email" => "senyra@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }