O presente artigo foi desenvolvido a partir da realização do estudo sobre o gênero textual adivinhas na sala de aula das séries iniciais, algumas concepções teóricas e práticas pedagógicas. O objetivo geral desta pesquisa foi mapear usos e funções das adivinhas no ensino de língua portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental e os objetivos específicos foram: 1) identificar como as advinhas são usadas pelo professor na sala de aula para o ensino de conteúdos de língua portuguesa; 2) analisar as propostas de trabalho com as adivinhas a partir dos dados dos questionários respondidos pelos professores em duas escolas do município de Caruaru-PE (01 escola Municipal e 01 escola Particular); e 3) mapear a ocorrência do gênero adivinha nos livros didáticos adotados pelas escolas. Na metodologia utilizamos as abordagens qualitativa, exploratória e explicativa (Oliveira, 2010; Minayo, 2008;) e na coleta de dados fizemos uso do questionário e da pesquisa documental nos LD utilizados pelas 02 escolas. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Para embasamento teórico utilizamos Dionísio (1998); os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000); Marcuschi (2002; 2008), dentre outros. Os resultados desta pesquisa indicaram que os sujeitos analisados não percebem com clareza as dimensões gramatical e linguística que o gênero adivinha oferta para o trabalho nas aulas de LP.