Este artigo teve como objetivo geral apresentar a dimensão da construção da cidadania ao longo da história, refletindo sobre os impasses enfrentados ao longo dos tempos e seu aparecimento a partir de necessidades inerentes ao ser humano que vivendo em sociedade encontrava-se alheio a qualquer amparo de direito humano. Segundo Pinsky (2008, p.19) a “[...] cidadania pode ser qualquer atitude cotidiana que implique a manifestação de uma consciência de pertinência e de responsabilidade coletiva, como o emprego da cidadania pode ser exercido nas escolas com o objetivo básico de formar cidadãos reflexivos, participativos nas decisões do ambiente em que vivem, tomando decisões sobre questões voltadas ao bem estar coletivo de forma coerente; Estudar acerca da construção dos direitos Humanos e sua empregabilidade; Destacar que a escola também deva focar suas metas em despertar o corpo discente a interagir em sociedade imbuidos na manifestação de uma consciência de pertinência e de responsabilidade coletiva e que realmente seja garantido sentimento de segurança, e que tenhamos o direito de ir e vir e que construamos um Brasil de cara novo e limpo. Para atingir os objetivos propostos, inicialmente será desenvolvida uma pesquisa, que segundo Vergara (2003, p. 48). bibliográfica por ser embasada em “... material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas...”. É válido ressaltar que conforme Gonsalves (2001, p.68), quanto a natureza dos dados, a pesquisa também será classificada como qualitativa por preocupar-se “... com a compreensão, com a interpretação do fenômeno, considerando o significado que os outros dão às suas práticas..