Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: DOS SABERES PEDAGÓGICOS AOS FAZERES CAMPESINOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO NO CAMPO, LDLP, SABERES DO CAMPO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO POPULAR
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8926
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 2072
    "inscrito_id" => 4216
    "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: DOS SABERES PEDAGÓGICOS AOS FAZERES CAMPESINOS"
    "resumo" => "Neste trabalho discute-se de que forma os gêneros textuais oral/escrito (GTOE) contidos no Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP) destinado à Educação no Campo e, suas atividades de compreensão textual, dialogam com a realidade socioambiental campesina expressada nos fazeres da sua população. Esta discussão resulta de uma pesquisa qualitativa de campo realizada em quatro escolas municipais rurais pertencentes às cidades paraibanas de Barra de Santana (sítios Malhadinha e Retiro) e Queimadas (Sítios Alto dos Cardeiros e Luiz de Melo), nela contendo registros narrativos de quatro professoras da educação básica e análise do LDLP. Tal pesquisa surgiu de inquietações por elas narradas sobre os desafios da educação no campo, dentre os quais, o distanciamento dos saberes didático-pedagógicos e a vida cotidiana do campo. Este norte empírico orienta teórico-metodologicamente esta discussão ao considerar estudos e pesquisas que tratam da realidade da Educação no Campo (CALDART, 2009), tendo como pano de fundo as discussões sobre o livro didático na escola (FARIA, 1987; FREITAG, 1993; PATRIOTA, 2012; CORACINI, 1999); os gêneros textuais orais e escritos (KLEIMAN, 2005; DIONÍSIO, et al 2003) e as políticas educacionais nacionais (PCN, PNLD, LDB). Analisaram-se exemplares de língua portuguesa das 1ª e 5ª séries aprovado pelo PNLD, verificando-se que os GTOE e suas atividades de compreensão minimizam os saberes e fazeres campesinos, constatando-se que suas propostas didático-pedagógicas mantêm-se distantes da sua realidade sociocultural e ambiental e, assim, silenciada em séries posteriores, diferenciando-se das pretensões de uma educação contextualizada.Palavras-chave: Educação no Campo. LDLP. GTOE. Saberes do Campo.This paper discusses how the oral / written genres (GTOE) contained in the Portuguese Language Textbook (LDLP) for the Education in the Field and their activities of reading comprehension, dialogue with peasant socio-environmental reality expressed in the works of its population. This discussion results of a qualitative field research conducted in four rural public schools that belong to these cities - Barra de Santana (Malhadinha and Retiro) and Queimadas (sitio Alto dos Cardeiros and Luiz de Melo), containing in it narrative  records of four teachers of basic education and analysis of the LDLP used by them. Such research came from the concern narrated by them about the challenges of education in the field, among which, the gap between the didactic-pedagogical knowledge and everyday life on this place. The bibliography used guide theoretically and methodologically this discussion in which consider studies and research dealing with the reality of education in the field (CALDART, 2009), with the background of discussions on the textbook at school (FARIA, 1987; FREITAG, 1993; PATRIOT, 2012; CORACINI, 1999); oral and written genres (KLEIMAN, 2005; DIONÍSIO, et al 2003) and national educational policies (PCN, PNLD, LDB). We analyzed books of the Portuguese Language of 1st and 5th grades approved by the PNLD program, verifying that GTOE and activities of the comprehension minimize the peasant work, what shows that their didactic-pedagogic proposals remain distant from their sociocultural and environmental reality and thus silenced in later grades, differentiating itself from claims for a contextualized education.Keywords: Field Education. LDLP. GTOE. Field Knowledges."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO POPULAR"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NO CAMPO, LDLP, SABERES DO CAMPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_22_31_52_idinscrito_4216_dc1f05795a34e57cd382e4e52d5af25d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ZELIA MARIA DE ARRUDA SANTIAGO"
    "autor_nome_curto" => "SANTIAGO"
    "autor_email" => "zeliasantiago@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8926
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 2072
    "inscrito_id" => 4216
    "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: DOS SABERES PEDAGÓGICOS AOS FAZERES CAMPESINOS"
    "resumo" => "Neste trabalho discute-se de que forma os gêneros textuais oral/escrito (GTOE) contidos no Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP) destinado à Educação no Campo e, suas atividades de compreensão textual, dialogam com a realidade socioambiental campesina expressada nos fazeres da sua população. Esta discussão resulta de uma pesquisa qualitativa de campo realizada em quatro escolas municipais rurais pertencentes às cidades paraibanas de Barra de Santana (sítios Malhadinha e Retiro) e Queimadas (Sítios Alto dos Cardeiros e Luiz de Melo), nela contendo registros narrativos de quatro professoras da educação básica e análise do LDLP. Tal pesquisa surgiu de inquietações por elas narradas sobre os desafios da educação no campo, dentre os quais, o distanciamento dos saberes didático-pedagógicos e a vida cotidiana do campo. Este norte empírico orienta teórico-metodologicamente esta discussão ao considerar estudos e pesquisas que tratam da realidade da Educação no Campo (CALDART, 2009), tendo como pano de fundo as discussões sobre o livro didático na escola (FARIA, 1987; FREITAG, 1993; PATRIOTA, 2012; CORACINI, 1999); os gêneros textuais orais e escritos (KLEIMAN, 2005; DIONÍSIO, et al 2003) e as políticas educacionais nacionais (PCN, PNLD, LDB). Analisaram-se exemplares de língua portuguesa das 1ª e 5ª séries aprovado pelo PNLD, verificando-se que os GTOE e suas atividades de compreensão minimizam os saberes e fazeres campesinos, constatando-se que suas propostas didático-pedagógicas mantêm-se distantes da sua realidade sociocultural e ambiental e, assim, silenciada em séries posteriores, diferenciando-se das pretensões de uma educação contextualizada.Palavras-chave: Educação no Campo. LDLP. GTOE. Saberes do Campo.This paper discusses how the oral / written genres (GTOE) contained in the Portuguese Language Textbook (LDLP) for the Education in the Field and their activities of reading comprehension, dialogue with peasant socio-environmental reality expressed in the works of its population. This discussion results of a qualitative field research conducted in four rural public schools that belong to these cities - Barra de Santana (Malhadinha and Retiro) and Queimadas (sitio Alto dos Cardeiros and Luiz de Melo), containing in it narrative  records of four teachers of basic education and analysis of the LDLP used by them. Such research came from the concern narrated by them about the challenges of education in the field, among which, the gap between the didactic-pedagogical knowledge and everyday life on this place. The bibliography used guide theoretically and methodologically this discussion in which consider studies and research dealing with the reality of education in the field (CALDART, 2009), with the background of discussions on the textbook at school (FARIA, 1987; FREITAG, 1993; PATRIOT, 2012; CORACINI, 1999); oral and written genres (KLEIMAN, 2005; DIONÍSIO, et al 2003) and national educational policies (PCN, PNLD, LDB). We analyzed books of the Portuguese Language of 1st and 5th grades approved by the PNLD program, verifying that GTOE and activities of the comprehension minimize the peasant work, what shows that their didactic-pedagogic proposals remain distant from their sociocultural and environmental reality and thus silenced in later grades, differentiating itself from claims for a contextualized education.Keywords: Field Education. LDLP. GTOE. Field Knowledges."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO POPULAR"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NO CAMPO, LDLP, SABERES DO CAMPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_22_31_52_idinscrito_4216_dc1f05795a34e57cd382e4e52d5af25d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ZELIA MARIA DE ARRUDA SANTIAGO"
    "autor_nome_curto" => "SANTIAGO"
    "autor_email" => "zeliasantiago@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Neste trabalho discute-se de que forma os gêneros textuais oral/escrito (GTOE) contidos no Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP) destinado à Educação no Campo e, suas atividades de compreensão textual, dialogam com a realidade socioambiental campesina expressada nos fazeres da sua população. Esta discussão resulta de uma pesquisa qualitativa de campo realizada em quatro escolas municipais rurais pertencentes às cidades paraibanas de Barra de Santana (sítios Malhadinha e Retiro) e Queimadas (Sítios Alto dos Cardeiros e Luiz de Melo), nela contendo registros narrativos de quatro professoras da educação básica e análise do LDLP. Tal pesquisa surgiu de inquietações por elas narradas sobre os desafios da educação no campo, dentre os quais, o distanciamento dos saberes didático-pedagógicos e a vida cotidiana do campo. Este norte empírico orienta teórico-metodologicamente esta discussão ao considerar estudos e pesquisas que tratam da realidade da Educação no Campo (CALDART, 2009), tendo como pano de fundo as discussões sobre o livro didático na escola (FARIA, 1987; FREITAG, 1993; PATRIOTA, 2012; CORACINI, 1999); os gêneros textuais orais e escritos (KLEIMAN, 2005; DIONÍSIO, et al 2003) e as políticas educacionais nacionais (PCN, PNLD, LDB). Analisaram-se exemplares de língua portuguesa das 1ª e 5ª séries aprovado pelo PNLD, verificando-se que os GTOE e suas atividades de compreensão minimizam os saberes e fazeres campesinos, constatando-se que suas propostas didático-pedagógicas mantêm-se distantes da sua realidade sociocultural e ambiental e, assim, silenciada em séries posteriores, diferenciando-se das pretensões de uma educação contextualizada.Palavras-chave: Educação no Campo. LDLP. GTOE. Saberes do Campo.This paper discusses how the oral / written genres (GTOE) contained in the Portuguese Language Textbook (LDLP) for the Education in the Field and their activities of reading comprehension, dialogue with peasant socio-environmental reality expressed in the works of its population. This discussion results of a qualitative field research conducted in four rural public schools that belong to these cities - Barra de Santana (Malhadinha and Retiro) and Queimadas (sitio Alto dos Cardeiros and Luiz de Melo), containing in it narrative records of four teachers of basic education and analysis of the LDLP used by them. Such research came from the concern narrated by them about the challenges of education in the field, among which, the gap between the didactic-pedagogical knowledge and everyday life on this place. The bibliography used guide theoretically and methodologically this discussion in which consider studies and research dealing with the reality of education in the field (CALDART, 2009), with the background of discussions on the textbook at school (FARIA, 1987; FREITAG, 1993; PATRIOT, 2012; CORACINI, 1999); oral and written genres (KLEIMAN, 2005; DIONÍSIO, et al 2003) and national educational policies (PCN, PNLD, LDB). We analyzed books of the Portuguese Language of 1st and 5th grades approved by the PNLD program, verifying that GTOE and activities of the comprehension minimize the peasant work, what shows that their didactic-pedagogic proposals remain distant from their sociocultural and environmental reality and thus silenced in later grades, differentiating itself from claims for a contextualized education.Keywords: Field Education. LDLP. GTOE. Field Knowledges.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.