Nesse trabalho discute-se a concepção de educação voltada para o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA) presente nos documentos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). O objetivo nesse sentido é trazer reflexões sobre a necessidade de ultrapassar ações na EJA que voltem-se apenas para a formação exclusivamente técnica. Esses estudos fazem parte da pesquisa intitulada: “Desvelando o Pronatec: uma avaliação política do Programa”, que está sendo desenvolvida com requisito para conclusão de mestrado. A fundamentação teórica é com base no método dialético, por meio de Kosik (1976). Desenvolve-se uma avaliação política do Pronatec, principalmente por meio das teorizações de Souza (2013), que trabalha com vários autores que discutem esse tipo de avaliação. Como fonte de dados, utilizam-se os documentos oficiais do Programa e a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1977) para a leitura dos dados. O estudo tem demonstrado que a concepção de educação principal contida nos documentos oficiais do Pronatec, por meio dos cursos FIC (formação inicial e continuada de trabalhadores), relaciona-se com a formação aligeirada que sequer é capaz de uma inserção efetiva no mundo do trabalho