O PRONATEC E A PROPOSTA DE ATUAÇÃO NA EJA: QUE CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO É EXPRESSA NOS DOCUMENTOS DO PROGRAMA?
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9053 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2057 "inscrito_id" => 4308 "titulo" => "O PRONATEC E A PROPOSTA DE ATUAÇÃO NA EJA: QUE CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO É EXPRESSA NOS DOCUMENTOS DO PROGRAMA?" "resumo" => "Nesse trabalho discute-se a concepção de educação voltada para o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA) presente nos documentos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). O objetivo nesse sentido é trazer reflexões sobre a necessidade de ultrapassar ações na EJA que voltem-se apenas para a formação exclusivamente técnica. Esses estudos fazem parte da pesquisa intitulada: “Desvelando o Pronatec: uma avaliação política do Programa”, que está sendo desenvolvida com requisito para conclusão de mestrado. A fundamentação teórica é com base no método dialético, por meio de Kosik (1976). Desenvolve-se uma avaliação política do Pronatec, principalmente por meio das teorizações de Souza (2013), que trabalha com vários autores que discutem esse tipo de avaliação. Como fonte de dados, utilizam-se os documentos oficiais do Programa e a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1977) para a leitura dos dados. O estudo tem demonstrado que a concepção de educação principal contida nos documentos oficiais do Pronatec, por meio dos cursos FIC (formação inicial e continuada de trabalhadores), relaciona-se com a formação aligeirada que sequer é capaz de uma inserção efetiva no mundo do trabalho" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "EJA, PRONATEC, CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_22_11_53_idinscrito_4308_28fdc03e504c45fc31dd2ca6c6c5c48d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANILMA DE MEDEIROS SILVA" "autor_nome_curto" => "DANILMA" "autor_email" => "danilma_medeiros@hotmail." "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9053 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2057 "inscrito_id" => 4308 "titulo" => "O PRONATEC E A PROPOSTA DE ATUAÇÃO NA EJA: QUE CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO É EXPRESSA NOS DOCUMENTOS DO PROGRAMA?" "resumo" => "Nesse trabalho discute-se a concepção de educação voltada para o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA) presente nos documentos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). O objetivo nesse sentido é trazer reflexões sobre a necessidade de ultrapassar ações na EJA que voltem-se apenas para a formação exclusivamente técnica. Esses estudos fazem parte da pesquisa intitulada: “Desvelando o Pronatec: uma avaliação política do Programa”, que está sendo desenvolvida com requisito para conclusão de mestrado. A fundamentação teórica é com base no método dialético, por meio de Kosik (1976). Desenvolve-se uma avaliação política do Pronatec, principalmente por meio das teorizações de Souza (2013), que trabalha com vários autores que discutem esse tipo de avaliação. Como fonte de dados, utilizam-se os documentos oficiais do Programa e a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1977) para a leitura dos dados. O estudo tem demonstrado que a concepção de educação principal contida nos documentos oficiais do Pronatec, por meio dos cursos FIC (formação inicial e continuada de trabalhadores), relaciona-se com a formação aligeirada que sequer é capaz de uma inserção efetiva no mundo do trabalho" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "EJA, PRONATEC, CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_22_11_53_idinscrito_4308_28fdc03e504c45fc31dd2ca6c6c5c48d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANILMA DE MEDEIROS SILVA" "autor_nome_curto" => "DANILMA" "autor_email" => "danilma_medeiros@hotmail." "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }