MOTIVAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS SURDOS.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8946 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 652 "inscrito_id" => 3849 "titulo" => "MOTIVAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS SURDOS." "resumo" => "Este artigo procura salientar quais fatores proporcionam ou não a motivação dos alunos surdos em aulas de matemática, analisando a motivação vivenciada pelos alunos surdos no processo de ensino e aprendizagem, em aulas de matemática, nos anos iniciais do ensino fundamental. Para a construção desta pesquisa, utilizamos como referenciais bibliográficos, autores que condigam com a temática em questão. O presente estudo foi realizado em uma unidade especializada na educação de surdos do município de Belém-PA, com quatro alunos surdos profundos; sendo um esquizofrênico, usuários da Libras e de sinais caseiros, matriculados na 1ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental. Os dados apresentados, nesta pesquisa, foram produzidos em sete semanas, durante o período de 15/09/2014 a 30/10/2014. Foram utilizadas as estratégias de observações em sala de aula; registro através de diário de campo, entrevista individual com os alunos e filmagens. Ao analisar os resultados pudemos perceber os tipos de motivações dos alunos como: (i) satisfação em estar na escola (ii) quanto a satisfação de estar em convívio da professora carismática (iii) satisfação em ter autonomia significativa durante a realização de uma atividade (iv) satisfação quanto a interação significativa na atividade. Deste modo afirmamos que cada aluno tem sua subjetividade e sua motivação, sendo ela extrínseca ou intrínseca, mas todos eles são capazes de manifestá-la." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "MOTIVAÇÃO, EDUCAÇÃO DE SURDOS, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_22_51_02_idinscrito_3849_c9e9ccf6f73b1d135ce3900d399150c5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA VASQUES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "RAFAELA VASQUES" "autor_email" => "rafaelavasques@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ-UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8946 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 652 "inscrito_id" => 3849 "titulo" => "MOTIVAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS SURDOS." "resumo" => "Este artigo procura salientar quais fatores proporcionam ou não a motivação dos alunos surdos em aulas de matemática, analisando a motivação vivenciada pelos alunos surdos no processo de ensino e aprendizagem, em aulas de matemática, nos anos iniciais do ensino fundamental. Para a construção desta pesquisa, utilizamos como referenciais bibliográficos, autores que condigam com a temática em questão. O presente estudo foi realizado em uma unidade especializada na educação de surdos do município de Belém-PA, com quatro alunos surdos profundos; sendo um esquizofrênico, usuários da Libras e de sinais caseiros, matriculados na 1ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental. Os dados apresentados, nesta pesquisa, foram produzidos em sete semanas, durante o período de 15/09/2014 a 30/10/2014. Foram utilizadas as estratégias de observações em sala de aula; registro através de diário de campo, entrevista individual com os alunos e filmagens. Ao analisar os resultados pudemos perceber os tipos de motivações dos alunos como: (i) satisfação em estar na escola (ii) quanto a satisfação de estar em convívio da professora carismática (iii) satisfação em ter autonomia significativa durante a realização de uma atividade (iv) satisfação quanto a interação significativa na atividade. Deste modo afirmamos que cada aluno tem sua subjetividade e sua motivação, sendo ela extrínseca ou intrínseca, mas todos eles são capazes de manifestá-la." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "MOTIVAÇÃO, EDUCAÇÃO DE SURDOS, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_22_51_02_idinscrito_3849_c9e9ccf6f73b1d135ce3900d399150c5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA VASQUES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "RAFAELA VASQUES" "autor_email" => "rafaelavasques@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ-UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }