Este artigo procura salientar quais fatores proporcionam ou não a motivação dos alunos surdos em aulas de matemática, analisando a motivação vivenciada pelos alunos surdos no processo de ensino e aprendizagem, em aulas de matemática, nos anos iniciais do ensino fundamental. Para a construção desta pesquisa, utilizamos como referenciais bibliográficos, autores que condigam com a temática em questão. O presente estudo foi realizado em uma unidade especializada na educação de surdos do município de Belém-PA, com quatro alunos surdos profundos; sendo um esquizofrênico, usuários da Libras e de sinais caseiros, matriculados na 1ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental. Os dados apresentados, nesta pesquisa, foram produzidos em sete semanas, durante o período de 15/09/2014 a 30/10/2014. Foram utilizadas as estratégias de observações em sala de aula; registro através de diário de campo, entrevista individual com os alunos e filmagens. Ao analisar os resultados pudemos perceber os tipos de motivações dos alunos como: (i) satisfação em estar na escola (ii) quanto a satisfação de estar em convívio da professora carismática (iii) satisfação em ter autonomia significativa durante a realização de uma atividade (iv) satisfação quanto a interação significativa na atividade. Deste modo afirmamos que cada aluno tem sua subjetividade e sua motivação, sendo ela extrínseca ou intrínseca, mas todos eles são capazes de manifestá-la.