UMA REFLEXÃO SOCIOLÓGICA SOBRE A RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA HOMOPARENTAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9300 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 671 "inscrito_id" => 3863 "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOCIOLÓGICA SOBRE A RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA HOMOPARENTAL" "resumo" => "A família e a escola são as duas principais instituições responsáveis pelo processo educativo das crianças. Contudo, nem sempre foi assim. Ao longo dos séculos, essas instituições e sua inter-relação mudaram: a família não é mais a mesma, nuclear, monogâmica e heterossexual em sua maioria, e a escola que antes se preocupava com cuidados físicos, sociais e intelectuais, na atualidade assumiu as funções econômica e ideológica como prioridade. Com isso, a inter-relação entre essas instituições se modificaram, ficando cheia de contradições e expectativa irreais, Assim, com base na teoria Elisiana, pretende-se analisa a relação família-escola no processo civilizatório dos sujeitos, sobretudo a partir das organizações familiares e escolares da contemporaneidade, especialmente a família homoparental. Esta, que comumente desperta polêmica, por encontrar-se em dissonância com as raízes biológicas da família comporta por pai/homem, mãe/mulher e filho/a, e por levantar fantasia a respeito de seus efeitos no processo educacional das crianças. Assim, a escola, que ainda espera essa família idealizada e nuclear, precisa avançar na compreensão dessa realidade, para evitar a disseminação de discursos preconceituosos e contribuir para o reconhecimento da diversidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL." "palavra_chave" => "RELAÇÃO FAMÍLIA ESCOLA, PROCESSO CIVILIZADOR, HOMOPARENTALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_23_07_06_idinscrito_3863_6b38ef29eefaf23788b0d76ea5852ec2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA LUZIA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANNA LUZIA" "autor_email" => "annaluz_uzl@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9300 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 671 "inscrito_id" => 3863 "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOCIOLÓGICA SOBRE A RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA HOMOPARENTAL" "resumo" => "A família e a escola são as duas principais instituições responsáveis pelo processo educativo das crianças. Contudo, nem sempre foi assim. Ao longo dos séculos, essas instituições e sua inter-relação mudaram: a família não é mais a mesma, nuclear, monogâmica e heterossexual em sua maioria, e a escola que antes se preocupava com cuidados físicos, sociais e intelectuais, na atualidade assumiu as funções econômica e ideológica como prioridade. Com isso, a inter-relação entre essas instituições se modificaram, ficando cheia de contradições e expectativa irreais, Assim, com base na teoria Elisiana, pretende-se analisa a relação família-escola no processo civilizatório dos sujeitos, sobretudo a partir das organizações familiares e escolares da contemporaneidade, especialmente a família homoparental. Esta, que comumente desperta polêmica, por encontrar-se em dissonância com as raízes biológicas da família comporta por pai/homem, mãe/mulher e filho/a, e por levantar fantasia a respeito de seus efeitos no processo educacional das crianças. Assim, a escola, que ainda espera essa família idealizada e nuclear, precisa avançar na compreensão dessa realidade, para evitar a disseminação de discursos preconceituosos e contribuir para o reconhecimento da diversidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL." "palavra_chave" => "RELAÇÃO FAMÍLIA ESCOLA, PROCESSO CIVILIZADOR, HOMOPARENTALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_23_07_06_idinscrito_3863_6b38ef29eefaf23788b0d76ea5852ec2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA LUZIA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANNA LUZIA" "autor_email" => "annaluz_uzl@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }