O jogo pode ser considerado um importante instrumento para aquisição e fixação de conceitos matemáticos e inúmeras pesquisas são realizadas utilizando-se jogos visando a compreensão de noções lógico-matemáticas, construção de conceitos ou a descoberta de novas estratégias de ensino, além da inclusão, buscando se estabelecer parâmetros para o desenvolvimento do campo de conhecimento da Matemática, pois sabemos que esta área tem sido responsável por um grande número de exclusão de alunos, mesmo considerados normais. Destacamos aqui, os jogos com bolas de gude, classificados como jogos de alvo, um brinquedo milenar que permanece vivo na memória dos que brincaram com elas, sendo ainda hoje, muito atrativos para as crianças. Este trabalho tem como objetivo mostrar como os jogos com bolas de gude podem auxiliar na inclusão de alunos facilitando a aquisição e fixação dos conceitos de adição e subtração no processo de aprendizagem da Matemática, verificando dessa forma, a compreensão que os alunos tem da noção dessas operações aritméticas, reduzindo assim o número de evasão por aversão à Matemática. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva em uma sala de 2º ano do Ensino Fundamental, tendo como enfoque empírico o estudo de campo. Como técnica de coleta de dados utilizamos a observação participante e o questionário. Desta forma, vimos que os jogos com a bola de gude podem auxiliar como importante ferramenta no processo de aquisição, compreensão e fixação de conceitos matemáticos, tanto pela ludicidade que auxilia no processo de interação e inclusão entre os alunos, quanto pelo material didático que pode se tornar ao ser inserido nas aulas de Matemática.