RESUMOEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa em três creches da Rede Municipal de Campina Grande. Teve como objetivo analisar os espaços destinados às crianças da educação infantil em creches da Rede Municipal de Campina Grande (PB) e verificar se estes espaços favorecem as brincadeiras, a imaginação e o desenvolvimento físico/motor, afetivo, intelectual e social das crianças. A pesquisa oportunizou discutir a importância da organização do espaço escolar para o desenvolvimento integral das crianças da educação infantil, bem como a relação da brincadeira com o desenvolvimento da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com enfoque numa abordagem descritiva. O levantamento bibliográfico levou em consideração estudos realizados por Vigotski (1989), Horn (2004), Rossetti-Ferreira (2004), entre outros que concebem o brincar como uma atividade/ necessidade humana, considerando a atividade lúdica como geradora do potencial de desenvolvimento e principal atividade da criança. Os resultados apontaram que a organização do espaço físico das creches é muito restrito e pouco explorado na rotina pedagógica.