O presente trabalho faz parte de reflexões produzidas no componente curricular de Museologia ministrado no curso de Historia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - CERES, no qual tivemos a experiência de estabelecer vários diálogos sobre a importância dos museus como um espaço de memória, produção de conhecimento, inclusão social e étnica, pois hoje o Brasil conta com mais de 2.200 museus, sendo que aqueles voltados para as questões afro-brasileiras e todo o legado cultural produzido e deixado pelos negros(as) ao longo da diáspora negra para as Américas são ínfimos. Em nossas analises, constatamos que o numero de museus que tratam destas problemáticas não chegam a uma dúzia no Brasil, e que somente em 1982 é que foi inaugurado o primeiro museu afro-brasileiro na cidade de Salvador-BA, cuja iniciativa da UFBA. Constatamos ainda, que o desconhecimento sobre a importância dos museus como espaço pedagógico e de conhecimento é assustador, pois não se tem no Brasil a prática de visitar museus, nem tão pouco de utilizá-los como um espaço de aprendizagem sobre as diversas culturas que fazem parte do mosaico étnico brasileiro. Entendemos que visitar museus não seja apenas um programa de fim de semana, mas, também conhecer nossa historia através do tempo.