CURRÍCULO TRANSDISCIPLINAR NO CONTEXTO ESCOLAR X EDUCAÇÃO INCLUSIVA AUTORA: SILVA, Givanilda Gomes dagivanildagomes@yahoo.com.brPrefeitura Municipal de Cabedelo/PbRESUMOEste estudo teve como objetivo investigar a compreensão dos professores que atuam no ensino fundamental do município de Cabedelo, estado da Paraíba, acerca dos temas: currículo transdisciplinar no contexto escolar X educação inclusiva e suas relações com a organização do conhecimento na prática docente. O estudo pautou-se numa pesquisa qualitativa, ancorada nos pressupostos do materialismo histórico dialético. A pesquisa apontou que os professores do ensino fundamental ainda têm uma visão limitada a respeito dos temas pesquisados (currículo transdisciplinar no contexto escolar X educação inclusiva) entretanto, mostram-se abertos para discussão das referidas questões, inclusive sugerem, como meio para trabalhá-las melhor no espaço escolar, uma formação docente mais efetiva em favor de uma prática educativa mais sócio/inclusiva. É importante reconhecer que a prática educativa é um elemento de viabilização de práticas inclusivas e que cabe ao professor a tarefa de proporcionar mudanças de atitude em prol da emancipação, da autonomia e da inclusão dos sujeitos sociais, diante de um contexto de uma sociedade globalizada e excludente. Palavras-chave: Currículo Transdisciplinar. Educação Inclusiva. Política Pública. Formação Docente. ABSTRACT This study aimed to investigate the understanding of teachers working in primary schools in the city of Cabedelo, state of Paraíba, on the themes: transdisciplinary curriculum in the school context X inclusive education and its relationship with the organization of knowledge in teaching practice. The study was based on qualitative research, grounded in assumptions of dialectical historical materialism. The survey found that elementary school teachers still have a limited view on the topics surveyed transdisciplinary curriculum in the school context X inclusive education, however, show up for open discussion of such issues, including suggested as a way to work them best at school, a more effective teacher training in favor of more social interactionist educational practice. It is important to recognize that teaching is an element of facilitation of inclusive practices and that the teacher should give the task of changing attitudes towards emancipation, autonomy and social inclusion of the subject in front of a backdrop of a globalized society and exclusionary. Keywords: Interdisciplinary Curriculum. Inclusive Education. Public Policy. Training teachers.