Resumo: A Educação de Jovens e Adultos – EJA é uma modalidade de educação voltada para as pessoas que não tiveram acesso ao ensino regular na idade apropriada e que buscam voltar aos bancos da escola como forma de ter melhor condição de vida no mundo do trabalho ou na busca de cidadania. Os alunos da EJA têm necessidades diferenciadas dos alunos regulares, além de baixa estima construída em função de toda uma conjuntura de vida. Nestes termos essa modalidade precisa de professores preparados e com foco nas especificidades desses alunos como forma de não prejudicar o processo de aprendizagem. Dessa forma, através desse trabalho buscou-se investir por meio da pesquisar de campo e bibliográfica como ocorreu a formação dos docentes atuantes na Escola Jaime Ferreira da cidade de Assunção-PB e os obstáculos encontrados cotidianamente em suas salas de aulas. Com isso, detectamos divergências entre a prática e a teoria, ou seja, está institucionalizado em lei, o reconhecimento e a especificidade da EJA, na prática, contudo, não se dá condições de aplicabilidade, ficando a cargo da adaptabilidade diária por parte dos professores que atuam nessa modalidade.