O CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFPB VIRTUAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8981 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 535 "inscrito_id" => 1772 "titulo" => "O CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFPB VIRTUAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO" "resumo" => "A educação a distância está ganhando cada vez mais destaque no mundo corporativo, à medida que as empresas buscam reduzir seus custos e aumentar a qualidade de seu capital humano, condição de sobrevivência no mundo globalizado. Este trabalho visa mostrar a importância da Educação a Distância - EAD, no Brasil, demonstrando que esta modalidade de ensino está conquistando nos últimos anos, o seu espaço e revelando, ainda, a influência desta para com a sociedade quem não tem a oportunidade de freqüentar o ensino presencial. Assim, tivemos como objetivos investigar, de forma crítica, as contribuições que o ensino à distância (formato virtual) tem possibilitado no que se refere à formação de docentes, analisando ainda a eficiência e a aplicabilidade dessa modalidade de ensino/aprendizagem. Quanto a metodologia realizamos a aplicação de questionários, pesquisa bibliográfica e elaboração de gráficos e tabelas. Objetivando consolidar nossas discussões nos apoiamos em autores como Azevedo (2008), Beloni (2006), Laudon e London (1999), Lima (2000), Litwin (2001), Martins (2002), Moran (2002) e Silva (2012). Compreendemos então que a EAD visa a promoção de uma educação aberta e permanente, através da superação das distâncias entre professores e alunos, em espaços e tempos compartilhados através de um ambiente virtual de aprendizagem, possibilitando a interatividade entre esses sujeitos de aprendizagem. Segundo entrevistados, o curso é um incentivador eficiente para o prosseguimento dos estudos. Assim, o diálogo e a reflexão são, portanto, fundamentais para que a EAD sustente-se como modalidade de ensino aprendizagem eficaz." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTANCIA, INTERATIVIDADE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_17_59_50_idinscrito_1772_00a0caa1d92dd261b84d4c87f79ca8c4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEBIANA DANTAS CALIXTO" "autor_nome_curto" => "CLEBIANA" "autor_email" => "clebianageo@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8981 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 535 "inscrito_id" => 1772 "titulo" => "O CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFPB VIRTUAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO" "resumo" => "A educação a distância está ganhando cada vez mais destaque no mundo corporativo, à medida que as empresas buscam reduzir seus custos e aumentar a qualidade de seu capital humano, condição de sobrevivência no mundo globalizado. Este trabalho visa mostrar a importância da Educação a Distância - EAD, no Brasil, demonstrando que esta modalidade de ensino está conquistando nos últimos anos, o seu espaço e revelando, ainda, a influência desta para com a sociedade quem não tem a oportunidade de freqüentar o ensino presencial. Assim, tivemos como objetivos investigar, de forma crítica, as contribuições que o ensino à distância (formato virtual) tem possibilitado no que se refere à formação de docentes, analisando ainda a eficiência e a aplicabilidade dessa modalidade de ensino/aprendizagem. Quanto a metodologia realizamos a aplicação de questionários, pesquisa bibliográfica e elaboração de gráficos e tabelas. Objetivando consolidar nossas discussões nos apoiamos em autores como Azevedo (2008), Beloni (2006), Laudon e London (1999), Lima (2000), Litwin (2001), Martins (2002), Moran (2002) e Silva (2012). Compreendemos então que a EAD visa a promoção de uma educação aberta e permanente, através da superação das distâncias entre professores e alunos, em espaços e tempos compartilhados através de um ambiente virtual de aprendizagem, possibilitando a interatividade entre esses sujeitos de aprendizagem. Segundo entrevistados, o curso é um incentivador eficiente para o prosseguimento dos estudos. Assim, o diálogo e a reflexão são, portanto, fundamentais para que a EAD sustente-se como modalidade de ensino aprendizagem eficaz." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTANCIA, INTERATIVIDADE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_17_59_50_idinscrito_1772_00a0caa1d92dd261b84d4c87f79ca8c4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEBIANA DANTAS CALIXTO" "autor_nome_curto" => "CLEBIANA" "autor_email" => "clebianageo@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }