HORTA VERTICAL NA PERSPECTIVA DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8838 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 139 "inscrito_id" => 1181 "titulo" => "HORTA VERTICAL NA PERSPECTIVA DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "A educação ambiental vem cada vez mais se tornando um exercício de cidadania, a qual deve ser trabalhada de forma interdisciplinar nas escolas visando a reflexão de questões atuais e no modelo de mundo que queremos. O seguinte trabalho teve como principal objetivo realizar a construção de uma horta vertical a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos e orgânicos trazidos de casa pelos próprios alunos. O projeto foi realizado numa escola de nível fundamental que está situada no município de Fagundes- Paraíba, envolvendo turmas dos 6º, 7º e 8º anos do turno tarde. Como proposta metodológica para a construção da horta, foram utilizadas 80 garrafas pet, as quais foram cortadas ao centro e furadas nas laterais e na parte posterior ao corte central, após essa etapa, as garrafas foram enfeitadas com E.V.A., fitas e colas coloridas e para a sustentação foi utilizado náilon e pregos na parede da escola. Por fim, as garrafas foram preenchidas com terra e adubo e foi feito o plantio de hortaliças e ervas medicinais, que em seguida foram utilizadas pela própria comunidade escolar, no tempero para os alimentos e ervas para chás. Este projeto foi de importância mostrando que de uma forma simples podemos ajudar na preservação do meio ambiente, além de mostrar ao alunado a grande importância dessa preservação podendo-se usar de matérias simples para se fazer novos produtos, desta maneira propondo que nem todo lixo na verdade é lixo, ele também pode ser benefício. Com isso observamos a integração que os alunos tiveram e o quanto foi importante a realização desse projeto, haja vista que percebemos uma verdadeira conscientização dos alunos acerca da preservação do meio ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "HORTA, PRESERVAÇÃO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_21_48_32_idinscrito_1181_15128a5cd90fc17bcb4389b10a72371f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBSON ROGACIANO FERNANDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROBSON ROGACIANO" "autor_email" => "robsonsfr@hotmail.com" "autor_ies" => "FIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8838 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 139 "inscrito_id" => 1181 "titulo" => "HORTA VERTICAL NA PERSPECTIVA DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "A educação ambiental vem cada vez mais se tornando um exercício de cidadania, a qual deve ser trabalhada de forma interdisciplinar nas escolas visando a reflexão de questões atuais e no modelo de mundo que queremos. O seguinte trabalho teve como principal objetivo realizar a construção de uma horta vertical a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos e orgânicos trazidos de casa pelos próprios alunos. O projeto foi realizado numa escola de nível fundamental que está situada no município de Fagundes- Paraíba, envolvendo turmas dos 6º, 7º e 8º anos do turno tarde. Como proposta metodológica para a construção da horta, foram utilizadas 80 garrafas pet, as quais foram cortadas ao centro e furadas nas laterais e na parte posterior ao corte central, após essa etapa, as garrafas foram enfeitadas com E.V.A., fitas e colas coloridas e para a sustentação foi utilizado náilon e pregos na parede da escola. Por fim, as garrafas foram preenchidas com terra e adubo e foi feito o plantio de hortaliças e ervas medicinais, que em seguida foram utilizadas pela própria comunidade escolar, no tempero para os alimentos e ervas para chás. Este projeto foi de importância mostrando que de uma forma simples podemos ajudar na preservação do meio ambiente, além de mostrar ao alunado a grande importância dessa preservação podendo-se usar de matérias simples para se fazer novos produtos, desta maneira propondo que nem todo lixo na verdade é lixo, ele também pode ser benefício. Com isso observamos a integração que os alunos tiveram e o quanto foi importante a realização desse projeto, haja vista que percebemos uma verdadeira conscientização dos alunos acerca da preservação do meio ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "HORTA, PRESERVAÇÃO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_21_48_32_idinscrito_1181_15128a5cd90fc17bcb4389b10a72371f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBSON ROGACIANO FERNANDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROBSON ROGACIANO" "autor_email" => "robsonsfr@hotmail.com" "autor_ies" => "FIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }