Este trabalho sistematiza um estudo acerca da importância do lúdico na Educação Infantil, ressaltando a realidade pedagógica de uma escola da rede municipal de Caturité/PB. Nosso objetivo foi compreender qual o papel da atividade lúdica como forma de facilitar a motivação do aluno, bem como analisar o lúdico como uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula como técnica metodológica na aprendizagem, como ressaltam Vygostki (1998), Piaget (1998), Freire (1997), Campos (2011), Marcellino (1997). Trata-se de uma pesquisa teórica, metodológica, realizada na Escola Municipal Antônio Trovão de Melo, no município de Caturité/PB. A pesquisa é de cunho teórico e empírico. Os dados foram analisados de forma qualitativa, as informações foram coletadas através de roteiro, de forma a estabelecer relações entre as informações obtidas no questionário, e interpretadas, à luz das abordagens teóricas sistematizadas. Concluímos que apesar das entrevistadas concordarem que o lúdico é indispensável na prática pedagógica, como ferramenta de desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Todavia, cabe mencionar que as professoras apresentaram contradições entre a teoria e as ações vivenciadas no decorrer de sua prática pedagógica, deixando o lúdico de fora do processo de ensino-aprendizagem, usando-os apenas em alguns momentos e de maneira limitada.