A lei brasileira de nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História da África e Cultura Africana e Afro-brasileira” e, apesar de ter completado onze anos em 2014, ainda encontra dificuldades para sua implementação. No intuito de minimizar a defasagem de informações que, necessariamente, deveriam ser transmitidas aos alunos, e não participa do arsenal de conhecimentos prévios dos professores em suas formações, o projeto Samba-enredo: Informação e Profissionalização nas escolas que vem sendo desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa “Desafios Contextuais e Subjetividade”, pretende trazer à discussão o uso do samba-enredo como uma alternativa pedagógica para este fim. Este é o caso do samba-enredo apresentado pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela do ano de 2014, de Toninho Nascimento, Luis Carlos Máximo, Waguinho, Edson Alves, J. Amaral, intitulado “Um Rio de Mar a Mar: do Valongo à Glória de São Sebastião” cuja letra da música traz em seu conteúdo informativo a história do tráfico dos negros que vinham da África já na condição de escravos e desembarcavam dos navios, no Rio de Janeiro, no local denominado Valongo, trazendo todos os atravessamentos da cultura africana. O conteúdo da letra da música revela ainda a presença do sincretismo religioso como estratégia para a sobrevivência e manutenção das tradições, ritos e mitos da cultura africana em terras brasileiras.