LETRAMENTO E INCLUSÃO SOCIAL NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTOIdyla Mª. Cartaxo Rodrigues. Instituição Sapiens. Email: idylac@hotmail.comFrancisca Lúcia F. Lopes. Instituição Sapiens. Email: franciscaluciaf@hotmail.comDurval Ferreira Vieira. Orientador – Sapiens. Email: facallub50@hotmail.comRESUMO: O presente estudo objetiva discutir o ensino da linguagem escrita à luz do letramento lingüístico e digital para promover a inclusão social do indivíduo na sociedade do conhecimento. E, tem como objetivos específicos, avaliar se o conhecimento de mundo do adulto analfabeto pode ajudá-lo na compreensão da linguagem escrita, assim, como, analisar se a falta de letramento digital pode também excluí-lo da sociedade em vista que, atualmente, grande parte das atividades intelectuais e profissionais necessita da língua escrita e familiaridade com a tecnologia. Mas, as diversas situações de pesquisa apontam para um grande número de adultos analfabetos no Brasil, que tiveram algum acesso ao saber escolarizado quando criança, mas, de forma descontínua e sem sucesso, e esse fato, se agrava ainda mais, diante das exigências do novo milênio, que requer uma maior e melhor relação com a tecnologia. E quando vivenciam a oportunidade de retornarem à escola, eles necessitam que os professores os auxiliem no entendimento da língua escrita, articulando a ação pedagógica que contemple simultaneamente a alfabetização e o letramento, pois ambos, não podem estar dissociados. Mas, existem outros obstáculos é aquele que se apresenta diretamente relacionado com a correspondente dificuldade que o estudante encontra na exata compreensão dos textos lidos e também o processo de aculturação envolto na aquisição da leitura e escrita na sociedade moderna que tem exigido outra forma de letramento, o digital, que requer uma maior e melhor relação com a tecnologia. Mas, a inclusão digital significa mais do que preparar pessoas para fazer uso das tecnologias de informação e comunicação, tem que preparar para serem verdadeiros atores, produtores de conhecimento, criar soluções inovadoras, e fazer uso na prática social dos conhecimentos adquiridos. Mas, as práticas de inclusão digital que vêm se desenvolvendo no Brasil atualmente, consiste em ensinar o indivíduo a manusear as ferramentas tecnológicas qualificando mão de obra para o mercado de trabalho e nas escolas públicas, aquelas que foram beneficiadas com computadores, a maioria não possui internet, e professores habilitados para desenvolver atividades usando essas ferramentas. Os computadores se destinam a uso de jogos, orientados por técnicos de informática, responsáveis pela sala. Portanto, quase nenhuma atividade é desenvolvida com o objetivo de ensiná-lo a aprender a aprender, a pensar, a empregar esse conhecimento adquirido, nas práticas sociais, na sua vida, no seu crescimento intelectual. A inclusão digital deve estar associada à educação, pois é parte integrante do processo educativo, mas, é impossível incluir o educando nesse processo se alfabetização e letrado, estiver dissociado. A educação baseada na informação, conhecimento e aprendizado é uma porta aberta para a formação da cidadania plena, onde o cidadão tenha consciência de seus direitos e seus deveres, ela combate a exclusão social.Palavras chave: Alfabetização. Letramento linguístico. Letramento digital. Inclusão social.