O presente artigo versa acerca da educação de surdos enfocando o processo de inclusão desses sujeitos no espaço escolar, mais especificamente na sala de aula. Este trabalho também terá como enfoque a educação de surdos e a formação de professores. Também serão tematizadas as relações sociais desses discentes para com seus colegas, professores e demais funcionários da instituição escolar na qual eles se encontram, embora não sejam essas as abordagens centrais dessa pesquisa, se farão presentes posto que se entende que essas questões relacionam-se com as outras mencionadas anteriormente. A relevância deste trabalho se encontra no fato de estudar uma temática muito significativa para a Educação, além de o campo de pesquisa ser uma cidade tão importante para o Estado de Pernambuco, bem como o fato dessa temática ainda ser pouco abordada em cidades do interior. Para efetuar esta pesquisa, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, observação in loco e, a técnica de análise conhecida como análise de discurso. Algumas conclusões a que se chegou foi que os docentes pesquisados demonstraram possuir formação para ensinar a educandos surdos, trabalham com metodologias diferenciadas, bem como se utilizam de intérpretes no seu cotidiano escolar.