INCLUSÃO OU INTEGRAÇÃO? ESTUDO DE CASO COM ALUNOS SURDOS EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR NO MUNICÍPIO DE CARUARU – PE
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8868 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1428 "inscrito_id" => 4646 "titulo" => "INCLUSÃO OU INTEGRAÇÃO? ESTUDO DE CASO COM ALUNOS SURDOS EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR NO MUNICÍPIO DE CARUARU – PE" "resumo" => "O presente artigo versa acerca da educação de surdos enfocando o processo de inclusão desses sujeitos no espaço escolar, mais especificamente na sala de aula. Este trabalho também terá como enfoque a educação de surdos e a formação de professores. Também serão tematizadas as relações sociais desses discentes para com seus colegas, professores e demais funcionários da instituição escolar na qual eles se encontram, embora não sejam essas as abordagens centrais dessa pesquisa, se farão presentes posto que se entende que essas questões relacionam-se com as outras mencionadas anteriormente. A relevância deste trabalho se encontra no fato de estudar uma temática muito significativa para a Educação, além de o campo de pesquisa ser uma cidade tão importante para o Estado de Pernambuco, bem como o fato dessa temática ainda ser pouco abordada em cidades do interior. Para efetuar esta pesquisa, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, observação in loco e, a técnica de análise conhecida como análise de discurso. Algumas conclusões a que se chegou foi que os docentes pesquisados demonstraram possuir formação para ensinar a educandos surdos, trabalham com metodologias diferenciadas, bem como se utilizam de intérpretes no seu cotidiano escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS, INCLUSÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_13_52_15_idinscrito_4646_fee89af2d81eb98f21e2a8b3fb07a93c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VINÍCIUS PEREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "VINÍCIUS SOUZA" "autor_email" => "joao.viniciuss@ufpe.br" "autor_ies" => "UFPE-CAA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8868 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1428 "inscrito_id" => 4646 "titulo" => "INCLUSÃO OU INTEGRAÇÃO? ESTUDO DE CASO COM ALUNOS SURDOS EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR NO MUNICÍPIO DE CARUARU – PE" "resumo" => "O presente artigo versa acerca da educação de surdos enfocando o processo de inclusão desses sujeitos no espaço escolar, mais especificamente na sala de aula. Este trabalho também terá como enfoque a educação de surdos e a formação de professores. Também serão tematizadas as relações sociais desses discentes para com seus colegas, professores e demais funcionários da instituição escolar na qual eles se encontram, embora não sejam essas as abordagens centrais dessa pesquisa, se farão presentes posto que se entende que essas questões relacionam-se com as outras mencionadas anteriormente. A relevância deste trabalho se encontra no fato de estudar uma temática muito significativa para a Educação, além de o campo de pesquisa ser uma cidade tão importante para o Estado de Pernambuco, bem como o fato dessa temática ainda ser pouco abordada em cidades do interior. Para efetuar esta pesquisa, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, observação in loco e, a técnica de análise conhecida como análise de discurso. Algumas conclusões a que se chegou foi que os docentes pesquisados demonstraram possuir formação para ensinar a educandos surdos, trabalham com metodologias diferenciadas, bem como se utilizam de intérpretes no seu cotidiano escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS, INCLUSÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_13_52_15_idinscrito_4646_fee89af2d81eb98f21e2a8b3fb07a93c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VINÍCIUS PEREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "VINÍCIUS SOUZA" "autor_email" => "joao.viniciuss@ufpe.br" "autor_ies" => "UFPE-CAA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }