O PRESENTE TRABALHO EXPLORA A CONTRIBUIÇÃO DOS CURRÍCULOS DE SOCIOLOGIA PARA ROMPER COM A DESIGUALDADE DE GÊNERO NO BRASIL. O OBJETIVO GERAL DO ESTUDO FOI IDENTIFICAR TEMAS NOS CURRÍCULOS NACIONAIS E DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO QUE PROMOVEU O COMBATE À DESIGUALDADE ENTRE HOMENS E MULHERES. A FINALIDADE ESPECÍFICA FOI ANALISAR O PERFIL DE REPROVAÇÃO PELO CRITÉRIO FERE OS DIREITOS HUMANOS NA REDAÇÃO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO, QUE TRATOU SOBRE “A PERSISTÊNCIA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA SOCIEDADE BRASILEIRA”. AS QUESTÕES EXPOSTAS FORAM ANALISADAS A PARTIR DA TEORIA DA REPRODUÇÃO DE PIERRE BOURDIEU E PASSERON, POR PERMITIR ANALISAR SE ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS PODEM INFLUENCIAR NA REPROVAÇÃO POR FERIR OS DIREITOS HUMANOS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. A METODOLOGIA DO ESTUDO FOI QUALITATIVA E QUANTITATIVA ATRAVÉS DAS QUAIS REALIZOU-SE UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DOS CURRÍCULOS E EXAMINOU OS DADOS SOCIOECONÔMICOS DOS/AS CANDIDATOS/AS DO ENEM DE 2015 ATRAVÉS DE ESTATÍSTICAS DESCRITIVAS. OS DADOS APONTARAM UM VIÉS SOCIOLÓGICO ENTRE O PERFIL DOS/AS REPROVADOS/AS POR FERIREM OS DIREITOS HUMANOS, NO QUAL AS PESSOAS DO SEXO FEMININO, INDÍGENAS, COM MENOR RENDA FAMILIAR E PAIS COM MENOR ESCOLARIDADE, OBTIVERAM AS MAIORES REPROVAÇÕES PELO CRITÉRIO.