A SOCIOLOGIA E O DEBATE SOBRE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO EM CAMPINA GRANDE-PB.
"2022-11-24 14:51:35" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87974 "edicao_id" => 300 "trabalho_id" => 41 "inscrito_id" => 558 "titulo" => "A SOCIOLOGIA E O DEBATE SOBRE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO EM CAMPINA GRANDE-PB." "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR SOBRE O PAPEL DA SOCIOLOGIA NA PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR, NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA. DOIS PROJETOS DE LEIS MUNICIPAIS FORAM APROVADOS PELO GESTOR PÚBLICO, CAUSANDO UM INTENSO DEBATE NA SOCIEDADE CIVIL, ACERCA DO ENTENDIMENTO SOBRE GÊNERO E SUAS IMPLICAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR. TANTO NA PERSPECTIVA DA “IDEOLOGIA” OU DA “IDENTIDADE”, A DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO FOI CENSURADA, COM A JUSTIFICATIVA DE PRESERVAR O BEM-ESTAR E A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, MANTENDO O ENTENDIMENTO DA RELEVÂNCIA DO SEXO BIOLÓGICO COMO DIREÇÃO PARA O BINARISMO DOS GÊNEROS “MASCULINO” E “FEMININO”. O AMBIENTE ESCOLAR, QUE DEVERIA SER UM ESPAÇO CRIATIVO, DE DIÁLOGO E APRENDIZAGEM, TORNOU-SE LUGAR DE CONTROLE DO ESTADO, REPRESENTADO POR UMA VISÃO DE MUNDO INCAPAZ DE RECONHECER OUTRAS MANIFESTAÇÕES DE IDENTIDADE DE GÊNERO, IMPORTANTES PARA A COMPREENSÃO DA REALIDADE SOCIAL. TAL EXPERIÊNCIA PROVOCOU A REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO ENSINO DA SOCIOLOGIA COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO CAPAZ DE QUESTIONAR DISCURSOS, ENXERGAR A DIVERSIDADE EXISTENTE NO MUNDO, E, PORTANTO, SERVIR COMO UM INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DO RECONHECIMENTO DE OUTRAS POSSIBILIDADES DE EXPRESSÃO DOS SUJEITOS, E, DESSA MANEIRA, CONTRIBUIR PARA O FIM DAS DISCRIMINAÇÕES E PRECONCEITOS MANIFESTOS VIOLENTAMENTE CONTRA AQUELES CONSIDERADOS DIFERENTES POR NÃO SE IDENTIFICAREM COM OS GÊNEROS ESTABELECIDOS COMO “NORMAIS”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18: O ensino da diferença na sociologia – Como pensar gênero e outras categorias de articulação em sala de aula?" "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, GÊNERO, AMBIENTE ESCOLAR, CAMPINA GRANDE," "idioma" => null "arquivo" => "63861dc155e6a_29112022115705.pdf" "created_at" => "2022-11-29 10:35:01" "updated_at" => "2022-11-29 11:57:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA BELMIRO DOS SANTOS MEIRA" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "esvazieamente@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-vii-eneseb" "edicao_nome" => "E-BOOK VII ENESEB" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-11-24 14:51:35" "publicacao_id" => 100 "publicacao_nome" => "E-book ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 87974 "edicao_id" => 300 "trabalho_id" => 41 "inscrito_id" => 558 "titulo" => "A SOCIOLOGIA E O DEBATE SOBRE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO EM CAMPINA GRANDE-PB." "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR SOBRE O PAPEL DA SOCIOLOGIA NA PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR, NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA. DOIS PROJETOS DE LEIS MUNICIPAIS FORAM APROVADOS PELO GESTOR PÚBLICO, CAUSANDO UM INTENSO DEBATE NA SOCIEDADE CIVIL, ACERCA DO ENTENDIMENTO SOBRE GÊNERO E SUAS IMPLICAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR. TANTO NA PERSPECTIVA DA “IDEOLOGIA” OU DA “IDENTIDADE”, A DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO FOI CENSURADA, COM A JUSTIFICATIVA DE PRESERVAR O BEM-ESTAR E A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, MANTENDO O ENTENDIMENTO DA RELEVÂNCIA DO SEXO BIOLÓGICO COMO DIREÇÃO PARA O BINARISMO DOS GÊNEROS “MASCULINO” E “FEMININO”. O AMBIENTE ESCOLAR, QUE DEVERIA SER UM ESPAÇO CRIATIVO, DE DIÁLOGO E APRENDIZAGEM, TORNOU-SE LUGAR DE CONTROLE DO ESTADO, REPRESENTADO POR UMA VISÃO DE MUNDO INCAPAZ DE RECONHECER OUTRAS MANIFESTAÇÕES DE IDENTIDADE DE GÊNERO, IMPORTANTES PARA A COMPREENSÃO DA REALIDADE SOCIAL. TAL EXPERIÊNCIA PROVOCOU A REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO ENSINO DA SOCIOLOGIA COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO CAPAZ DE QUESTIONAR DISCURSOS, ENXERGAR A DIVERSIDADE EXISTENTE NO MUNDO, E, PORTANTO, SERVIR COMO UM INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DO RECONHECIMENTO DE OUTRAS POSSIBILIDADES DE EXPRESSÃO DOS SUJEITOS, E, DESSA MANEIRA, CONTRIBUIR PARA O FIM DAS DISCRIMINAÇÕES E PRECONCEITOS MANIFESTOS VIOLENTAMENTE CONTRA AQUELES CONSIDERADOS DIFERENTES POR NÃO SE IDENTIFICAREM COM OS GÊNEROS ESTABELECIDOS COMO “NORMAIS”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18: O ensino da diferença na sociologia – Como pensar gênero e outras categorias de articulação em sala de aula?" "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, GÊNERO, AMBIENTE ESCOLAR, CAMPINA GRANDE," "idioma" => null "arquivo" => "63861dc155e6a_29112022115705.pdf" "created_at" => "2022-11-29 10:35:01" "updated_at" => "2022-11-29 11:57:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA BELMIRO DOS SANTOS MEIRA" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "esvazieamente@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-vii-eneseb" "edicao_nome" => "E-BOOK VII ENESEB" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-11-24 14:51:35" "publicacao_id" => 100 "publicacao_nome" => "E-book ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 300 "publicacao_id" => 100 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-vii-eneseb" "nome" => "E-BOOK VII ENESEB" "nome_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "descricao" => """ O 7º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (7º ENESEB), cujo tema é “Os desafios do ensino de Sociologia na educação básica: desigualdades, resistências e transformações”, aconteceu no dias 8, 9 e 10 de julho de 2021.<br />\r\n <br />\r\n Em caráter extraordinário, devido às circunstâncias causadas pela pandemia de COVID-19, o evento foi integralmente na modalidade remota.<br />\r\n <br />\r\n Por meio de uma plataforma de serviços virtuais, as/os inscritas/os tiveram acesso a um conjunto de atividades bastante diversificado que inclui conferências, mesas-redondas, oficinas pedagógicas, grupos de trabalho, exibição de pôsteres de estudantes da Licenciatura e do Ensino Médio, lançamento de livros, exposições fotográficas, exibição de filmes e outras atividades. Houve, também, uma sessão de homenagens a profissionais atuantes na defesa da Sociologia na Educação Básica.<br />\r\n <br />\r\n Promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2009, o ENESEB se consolidou como um espaço para que estudantes, pesquisadoras/es e docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, de instituições públicas e privadas, reflitam sobre formação docente e o estatuto das Ciências Sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; compartilhem resultados de suas pesquisas sobre o ensino da Sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; analisem fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das Ciências Sociais e dialoguem sobre análises e experiências de criação e desenvolvimento de alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos.<br />\r\n <br />\r\n Trata-se, em resumo, de realizar o máximo intercâmbio entre pessoas dedicadas ao ensino das Ciências Sociais com a finalidade de orientar formulação de ações curriculares na área.<br />\r\n <br />\r\n O evento que, em outros anos, ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017) e Florianópolis (2019) chegou pela primeira vez à cidade de Belém, capital do Estado do Pará. Sediado pela Universidade Federal do Pará, foi organizado por representantes de várias instituições de ensino do Estado do Pará (UFPA, UEPA, UFRA e IFPA) que se uniram à Comissão de Ensino da SBS para planejar uma programação capaz de expressar a fecundidade da confluência entre Universidade e Educação Básica na busca das melhores e mais potentes contribuições das Ciências Sociais para a escola.<br />\r\n <br />\r\n Especialmente nesse momento em que se conjugam as crises política, ambiental e sanitária, e em que a Amazônia se coloca no centro de disputas cruciais, pretendemos, além de tudo mais, inspirar, desde Belém, possibilidades para que, no campo da Educação Básica, a abordagem das Ciências Sociais seja reconhecida como ferramenta indispensável para entender as complexas articulações entre diversidade e desigualdade social no contexto amazônico e seus nexos com fenômenos nacionais e mundiais.<br />\r\n <br />\r\n Temos como epígrafe que a educação é um bem público em favor da vida e das mudanças sociais reclamadas por esse momento histórico tão decisivo e é com esse pressuposto que lhe convidamos a dividir conosco suas experiências, sua coragem e sua esperança. """ "pasta" => "ebooks/eneseb/2021" "logo" => null "capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png" "timbrado" => "637faf2725f0f_24112022145135.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-07-08" "final_evento" => "2021-07-10" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-11-24 14:51:35" "updated_at" => "2022-11-29 08:03:24" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 300 "publicacao_id" => 100 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-vii-eneseb" "nome" => "E-BOOK VII ENESEB" "nome_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "descricao" => """ O 7º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (7º ENESEB), cujo tema é “Os desafios do ensino de Sociologia na educação básica: desigualdades, resistências e transformações”, aconteceu no dias 8, 9 e 10 de julho de 2021.<br />\r\n <br />\r\n Em caráter extraordinário, devido às circunstâncias causadas pela pandemia de COVID-19, o evento foi integralmente na modalidade remota.<br />\r\n <br />\r\n Por meio de uma plataforma de serviços virtuais, as/os inscritas/os tiveram acesso a um conjunto de atividades bastante diversificado que inclui conferências, mesas-redondas, oficinas pedagógicas, grupos de trabalho, exibição de pôsteres de estudantes da Licenciatura e do Ensino Médio, lançamento de livros, exposições fotográficas, exibição de filmes e outras atividades. Houve, também, uma sessão de homenagens a profissionais atuantes na defesa da Sociologia na Educação Básica.<br />\r\n <br />\r\n Promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2009, o ENESEB se consolidou como um espaço para que estudantes, pesquisadoras/es e docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, de instituições públicas e privadas, reflitam sobre formação docente e o estatuto das Ciências Sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; compartilhem resultados de suas pesquisas sobre o ensino da Sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; analisem fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das Ciências Sociais e dialoguem sobre análises e experiências de criação e desenvolvimento de alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos.<br />\r\n <br />\r\n Trata-se, em resumo, de realizar o máximo intercâmbio entre pessoas dedicadas ao ensino das Ciências Sociais com a finalidade de orientar formulação de ações curriculares na área.<br />\r\n <br />\r\n O evento que, em outros anos, ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017) e Florianópolis (2019) chegou pela primeira vez à cidade de Belém, capital do Estado do Pará. Sediado pela Universidade Federal do Pará, foi organizado por representantes de várias instituições de ensino do Estado do Pará (UFPA, UEPA, UFRA e IFPA) que se uniram à Comissão de Ensino da SBS para planejar uma programação capaz de expressar a fecundidade da confluência entre Universidade e Educação Básica na busca das melhores e mais potentes contribuições das Ciências Sociais para a escola.<br />\r\n <br />\r\n Especialmente nesse momento em que se conjugam as crises política, ambiental e sanitária, e em que a Amazônia se coloca no centro de disputas cruciais, pretendemos, além de tudo mais, inspirar, desde Belém, possibilidades para que, no campo da Educação Básica, a abordagem das Ciências Sociais seja reconhecida como ferramenta indispensável para entender as complexas articulações entre diversidade e desigualdade social no contexto amazônico e seus nexos com fenômenos nacionais e mundiais.<br />\r\n <br />\r\n Temos como epígrafe que a educação é um bem público em favor da vida e das mudanças sociais reclamadas por esse momento histórico tão decisivo e é com esse pressuposto que lhe convidamos a dividir conosco suas experiências, sua coragem e sua esperança. """ "pasta" => "ebooks/eneseb/2021" "logo" => null "capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png" "timbrado" => "637faf2725f0f_24112022145135.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-07-08" "final_evento" => "2021-07-10" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-11-24 14:51:35" "updated_at" => "2022-11-29 08:03:24" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 190 "edicao_id" => 300 "codigo" => "978-65-86901-67-2" "capa" => "637faf272822a_24112022145135.png" "titulo" => "E-BOOK VII ENESEB" "prefacio" => null "apresentacao" => null "organizadores" => """ Simone Meucci<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça <br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano """ "conselho_editorial" => """ Andrea Bitencourt Pires Chaves (UFPA)<br />\r\n Breno Rodrigo de Oliveira Alencar (IFPA)<br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano (UFPA)<br />\r\n Lana Claudia Macedo da Silva (UEPA)<br />\r\n Izabela Jatene de Souza (UFPA)<br />\r\n Josinete Pereira Lima (UEPA)<br />\r\n Marilu Marcia Campelo (UFPA)<br />\r\n Ruth Helena Cristo Almeida (UFRA)<br />\r\n Simone Meucci (UFPR)<br />\r\n Sueli G. de Lima Mendonça (UNESP)<br />\r\n Valdisia Santos (SEDUC)<br />\r\n Zuleide Pamplona Ximenes Ponte (UFPA) """ "ficha_catalografica" => "637faf2729d58_24112022145135.pdf" "arquivo" => "30112022083322-E-BOOK-VII-ENESEB.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-11-24 14:51:35" "updated_at" => "2022-11-30 08:33:22" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 190 "edicao_id" => 300 "codigo" => "978-65-86901-67-2" "capa" => "637faf272822a_24112022145135.png" "titulo" => "E-BOOK VII ENESEB" "prefacio" => null "apresentacao" => null "organizadores" => """ Simone Meucci<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça <br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano """ "conselho_editorial" => """ Andrea Bitencourt Pires Chaves (UFPA)<br />\r\n Breno Rodrigo de Oliveira Alencar (IFPA)<br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano (UFPA)<br />\r\n Lana Claudia Macedo da Silva (UEPA)<br />\r\n Izabela Jatene de Souza (UFPA)<br />\r\n Josinete Pereira Lima (UEPA)<br />\r\n Marilu Marcia Campelo (UFPA)<br />\r\n Ruth Helena Cristo Almeida (UFRA)<br />\r\n Simone Meucci (UFPR)<br />\r\n Sueli G. de Lima Mendonça (UNESP)<br />\r\n Valdisia Santos (SEDUC)<br />\r\n Zuleide Pamplona Ximenes Ponte (UFPA) """ "ficha_catalografica" => "637faf2729d58_24112022145135.pdf" "arquivo" => "30112022083322-E-BOOK-VII-ENESEB.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-11-24 14:51:35" "updated_at" => "2022-11-30 08:33:22" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }