O OBJETIVO DESSA COMUNICAÇÃO É EXPOR E DEBATER AS APROXIMAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE PRINCÍPIOS DA ARTE-EDUCAÇÃO E O ENSINO DE SOCIOLOGIA. TAIS APROXIMAÇÕES FORAM ARTICULADAS NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DO PROJETO INTERDISCIPLINAR DO PIBID ARTE – HISTÓRIA – SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM). A ABORDAGEM DO IMAGE WATCHING, CRIADA PELO ARTE-EDUCADOR ROBERT WILLIAM OTT NA DÉCADA DE 1980 E DIVULGADA NO BRASIL PRINCIPALMENTE A PARTIR DE MEADOS DA DÉCADA DE 1990 FOI O ELEMENTO DE CONEXÃO DAS TRÊS ÁREAS NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE DOCENTES CITADO. POR SE CONSTITUIR NUM SISTEMA DIRECIONADO À LEITURA DE IMAGENS, ELE PODE SER APROPRIADO, REFORMULADO, RECRIADO EM DIFERENTES ESPAÇOS ONDE AS IMAGENS ESTEJAM PRESENTES, COMO É A SALA DE AULA. UM DOS ASPECTOS MAIS RELEVANTES DA PROPOSTA DO IMAGE WATCHING É SUA CONCEPÇÃO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO COMO ALGO COLETIVO, COMPARTILHADO, PRODUZIDO EM GRUPO, COMO UMA AÇÃO COLETIVA. A DIMENSÃO COLETIVA E CRIATIVA QUE O TRABALHO DE LEITURA DE IMAGENS PROPOSTO PELO AUTOR INSTIGA AS INVESTIGAÇÕES E EXPERIMENTAÇÕES QUE BUSCAM APROXIMAR A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS.