A PRESENTE PROPOSTA DE ARTIGO REPRESENTA EXCERTOS DA PESQUISA EM ANDAMENTO NA TESE DE DOUTORADO NO PPGSOC/UEL “POR UMA SOCIOLOGIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL” . PROCURA-SE AMPLIAR AS REFLEXÕES PROPOSTAS NO TRABALHO APRESENTADO DURANTE O 7°ENSOC –RJ, CUJO O TÍTULO ERA “POR UMA SOCIOLOGIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE COMPARATIVA DA DISCUSSÃO ESTRUTURA/AGÊNCIA NA COLEÇÃO SOCIEDADE EM MOVIMENTO E NO LIVRO SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO”, QUE BUSCOU PROBLEMATIZAR COMO A IDEIA DE ESTRUTURA/AGÊNCIA ERA DESENVOLVIDA NAS DUAS ETAPAS DE ESCOLARIZAÇÃO POR MEIO DA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS CITADOS. O RECORTE PROPOSTO PARA ESSE ARTIGO REPRESENTA UM DESDOBRAMENTO DESSE PROCESSO, TENDO COMO FOCO APENAS O LIVRO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PRETENDE-SE, A PARTIR DA TEORIA DO CURRÍCULO DE BASIL BERNSTEIN (1996), FAZER UMA ANÁLISE SOBRE QUE TIPO DE SOCIOLOGIA ESTÁ SENDO PROPOSTA E MATERIALIZADA NOS LIVROS DESSA COLEÇÃO, DESTINADOS AOS ADOLESCENTES E JOVENS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PAÍS.