MOURA, Naira Lopes et al.. Os jovens do quilombo salinas (pi) e o ensino de sociologia. E-BOOK VII ENESEB... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/87989>. Acesso em: 27/12/2024 00:58
O OBJETO DE ESTUDO DESTA PESQUISA É A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA JUVENTUDE DO QUILOMBO SALINAS NO PIAUÍ E A EDUCAÇÃO ESCOLAR A PARTIR DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA. TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR SE O ENSINO DA SOCIOLOGIA TEM CONTRIBUÍDO NA LUTA, RESISTÊNCIA E ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS CONSIDERANDO OS PROCESSOS HISTÓRICOS DE SILENCIAMENTO E INFERIORIZAÇÃO QUE IMPRIMIRAM UM CONJUNTO DE ESTIGMAS E RACISMOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO RACIAL DOS JOVENS AFRODESCENDENTES NA PERSPECTIVA DAS TRADIÇÕES CULTURAIS DO SAMBA DE CUMBUCA, EXPRESSÃO CULTURAL QUE MARCA A EXPERIÊNCIA SOCIOCULTURAL DOS JOVENS DO QUILOMBO. A METODOLOGIA SE INSERE NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZANDO A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, A COMUNICAÇÃO VIRTUAL E ANÁLISES DE DOCUMENTOS. OS PARTICIPANTES FORAM INTEGRANTES JOVENS DO GRUPO DE TRADIÇÕES CULTURAIS SAMBA DE CUMBUCA QUE ESTUDAM EM QUALQUER SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, BEM COMO PROFESSORES DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA E LIDERANÇAS DOS GRUPOS CULTURAIS E PROJETOS SOCIAIS DA REFERIDA COMUNIDADE. PARA A COMPREENSÃO DO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO E DAS QUESTÕES QUE O ENVOLVEM, RECORREMOS AOS APORTES TEÓRICOS DE ABRAMO (1997); ARROYO (2014); COELHO (2013); FREIRE (2015), GOFFMAN (2004), HALL (2001, 2003); MOURA (1981, 1987, 1988), MUNANGA (2005); DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APONTAM PARA A COMPREENSÃO DE QUE AS SÃO AINDA POUCAS AS CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR, JÁ QUE TAL DISCIPLINA SE MANTÉM DISTANCIADA DA REALIDADE DOS JOVENS DOS QUILOMBOS, SEM ARTICULAÇÃO COM AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS HISTÓRICAS E CULTURAIS NO COTIDIANO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA SALINAS.