O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PONTO DE PARTIDA ALGUMAS REFLEXÕES E RELATOS DE EXPERIÊNCIA ADVINDOS DA DISCIPLINA OPTATIVA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE), ADAPTADA AO MODELO DE ENSINO REMOTO. AS REFLEXÕES PARTEM DE TRÊS NARRATIVAS DISTINTAS: A DA PROFESSORA RESPONSÁVEL PELA DISCIPLINA, A DO ESTAGIÁRIO DOCENTE E DE UMA DISCENTE DO CURSO. AS REFLEXÕES VERSAM SOBRE OS IMPACTOS DAS LEITURAS REALIZADAS NAS NOSSAS FORMAÇÕES, SOBRE OS POSSÍVEIS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NAS ESCOLAS E NAS UNIVERSIDADES, BEM COMO A APROPRIAÇÃO CRÍTICA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE. AS
OBSERVAÇÕES REALIZADAS NO TRANSCORRER DO SEMESTRE LETIVO, O TRABALHO DE ESCUTA DOS/DAS ESTUDANTES E O ESTUDO DAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DA DISCIPLINA SERVIRAM DE APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO DAS REFLEXÕES SOCIOLÓGICAS E DOS NOSSOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA.