Artigo E-BOOK VII ENESEB

E-books

ISBN: 978-65-86901-67-2

PRÁTICAS CURRICULARES E O ENSINO REMOTO: OS APRENDIZADOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA DO PROGRAMA ENSINAR/UEMA.

Palavra-chaves: PRÁTICAS CURRICULARES, ENSINO REMOTO, CIÊNCIAS SOCIAIS, , Comunicação Oral (CO) GT 09: Formação de professores/as e PROFSOCIO: Produção de conhecimentos e práticas de ensino de sociologia na educação básica
"2022-11-24 14:51:35" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87993
    "edicao_id" => 300
    "trabalho_id" => 418
    "inscrito_id" => 1155
    "titulo" => "PRÁTICAS CURRICULARES E O ENSINO REMOTO: OS APRENDIZADOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA DO PROGRAMA ENSINAR/UEMA."
    "resumo" => "O TRABALHO É UMA REFLEXÃO SOBRE AS COMPONENTES CURRICULARES PRÁTICAS DAS DIMENSÕES EDUCACIONAL E ESCOLAR, A PARTIR DE 2021, NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA DO PROGRAMA ENSINAR FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, EM SETE MUNICÍPIOS DO ESTADO. NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS COVID 19, AS PRÁTICAS, ANTES EXECUTADAS NA MODALIDADE PRESENCIAL, PASSARAM A SER REALIZADAS DE FORMA REMOTA. PARA ISSO, HOUVE UM REPLANEJAMENTO DAS AÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO PROGRAMA, QUE INCLUIU UMA CAPACITAÇÃO PARA A RETOMADA DAS ATIVIDADES. A PRINCÍPIO, A ALTERNATIVA GEROU INSEGURANÇA DIANTE DA POSSIBILIDADE DE EXCLUSÃO SOCIAL. ESTE TRABALHO VISA ANALISAR OS RESULTADOS DA EXPERIÊNCIA. O ENSINO REMOTO ALTEROU DE FORMA RÁPIDA E RADICAL AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS DOCENTES E REVELOU ASPECTOS DA REALIDADE SOCIAL AINDA INEXPLORADOS PELAS PESQUISAS CIENTÍFICAS, EXIGINDO UMA DISCUSSÃO TEÓRICA E PRÁTICA DIANTE DAS DESCOBERTAS (FREIRE, 1996), POSTO QUE VISIBILIZOU, NÃO SOMENTE AS DISTINTAS FORMAS DE ACESSO OU NÃO ACESSO ÀS TECNOLOGIAS, BEM COMO AS ESPECIFICIDADES DAS CONDIÇÕES DE ESTUDO DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS E DO ENSINO MÉDIO. O ENVOLVIMENTO E COMPROMETIMENTO DO TRABALHO OCORREM DE MANEIRA PROCESSUAL, DANDO VISIBILIDADE À IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS (MORAES, 2011) E À NECESSIDADE DA FORMAÇÃO DOCENTE NESTA ÁREA DE CONHECIMENTO (SILVA, 2016). TAIS REFLEXÕES CONTRIBUEM PARA A RADIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA NO BRASIL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09: Formação de professores/as e PROFSOCIO: Produção de conhecimentos e práticas de ensino de sociologia na educação básica"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS CURRICULARES, ENSINO REMOTO, CIÊNCIAS SOCIAIS, ,"
    "idioma" => null
    "arquivo" => "63861c4c8495b_29112022115052.pdf"
    "created_at" => "2022-11-29 10:35:01"
    "updated_at" => "2022-11-29 11:50:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELCIANE DE FÁTIMA ABREU ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ARAUJO"
    "autor_email" => "helcianearaujo@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-vii-eneseb"
    "edicao_nome" => "E-BOOK VII ENESEB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-11-24 14:51:35"
    "publicacao_id" => 100
    "publicacao_nome" => "E-book ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87993
    "edicao_id" => 300
    "trabalho_id" => 418
    "inscrito_id" => 1155
    "titulo" => "PRÁTICAS CURRICULARES E O ENSINO REMOTO: OS APRENDIZADOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA DO PROGRAMA ENSINAR/UEMA."
    "resumo" => "O TRABALHO É UMA REFLEXÃO SOBRE AS COMPONENTES CURRICULARES PRÁTICAS DAS DIMENSÕES EDUCACIONAL E ESCOLAR, A PARTIR DE 2021, NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA DO PROGRAMA ENSINAR FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, EM SETE MUNICÍPIOS DO ESTADO. NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS COVID 19, AS PRÁTICAS, ANTES EXECUTADAS NA MODALIDADE PRESENCIAL, PASSARAM A SER REALIZADAS DE FORMA REMOTA. PARA ISSO, HOUVE UM REPLANEJAMENTO DAS AÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO PROGRAMA, QUE INCLUIU UMA CAPACITAÇÃO PARA A RETOMADA DAS ATIVIDADES. A PRINCÍPIO, A ALTERNATIVA GEROU INSEGURANÇA DIANTE DA POSSIBILIDADE DE EXCLUSÃO SOCIAL. ESTE TRABALHO VISA ANALISAR OS RESULTADOS DA EXPERIÊNCIA. O ENSINO REMOTO ALTEROU DE FORMA RÁPIDA E RADICAL AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS DOCENTES E REVELOU ASPECTOS DA REALIDADE SOCIAL AINDA INEXPLORADOS PELAS PESQUISAS CIENTÍFICAS, EXIGINDO UMA DISCUSSÃO TEÓRICA E PRÁTICA DIANTE DAS DESCOBERTAS (FREIRE, 1996), POSTO QUE VISIBILIZOU, NÃO SOMENTE AS DISTINTAS FORMAS DE ACESSO OU NÃO ACESSO ÀS TECNOLOGIAS, BEM COMO AS ESPECIFICIDADES DAS CONDIÇÕES DE ESTUDO DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS E DO ENSINO MÉDIO. O ENVOLVIMENTO E COMPROMETIMENTO DO TRABALHO OCORREM DE MANEIRA PROCESSUAL, DANDO VISIBILIDADE À IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS (MORAES, 2011) E À NECESSIDADE DA FORMAÇÃO DOCENTE NESTA ÁREA DE CONHECIMENTO (SILVA, 2016). TAIS REFLEXÕES CONTRIBUEM PARA A RADIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA NO BRASIL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09: Formação de professores/as e PROFSOCIO: Produção de conhecimentos e práticas de ensino de sociologia na educação básica"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS CURRICULARES, ENSINO REMOTO, CIÊNCIAS SOCIAIS, ,"
    "idioma" => null
    "arquivo" => "63861c4c8495b_29112022115052.pdf"
    "created_at" => "2022-11-29 10:35:01"
    "updated_at" => "2022-11-29 11:50:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELCIANE DE FÁTIMA ABREU ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ARAUJO"
    "autor_email" => "helcianearaujo@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-vii-eneseb"
    "edicao_nome" => "E-BOOK VII ENESEB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-11-24 14:51:35"
    "publicacao_id" => 100
    "publicacao_nome" => "E-book ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 300
        "publicacao_id" => 100
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-vii-eneseb"
        "nome" => "E-BOOK VII ENESEB"
        "nome_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
        "descricao" => """
          O 7&ordm; Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica (7&ordm; ENESEB), cujo tema &eacute; &ldquo;Os desafios do ensino de Sociologia na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica: desigualdades, resist&ecirc;ncias e transforma&ccedil;&otilde;es&rdquo;, aconteceu no dias 8, 9 e 10 de julho de 2021.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Em car&aacute;ter extraordin&aacute;rio, devido &agrave;s circunst&acirc;ncias causadas pela pandemia de COVID-19, o evento foi integralmente na modalidade remota.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Por meio de uma plataforma de servi&ccedil;os virtuais, as/os inscritas/os tiveram acesso a um conjunto de atividades bastante diversificado que inclui confer&ecirc;ncias, mesas-redondas, oficinas pedag&oacute;gicas, grupos de trabalho, exibi&ccedil;&atilde;o de p&ocirc;steres de estudantes da Licenciatura e do Ensino M&eacute;dio, lan&ccedil;amento de livros, exposi&ccedil;&otilde;es fotogr&aacute;ficas, exibi&ccedil;&atilde;o de filmes e outras atividades. Houve, tamb&eacute;m, uma sess&atilde;o de homenagens a profissionais atuantes na defesa da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2009, o ENESEB se consolidou como um espa&ccedil;o para que estudantes, pesquisadoras/es e docentes da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e do Ensino Superior, de institui&ccedil;&otilde;es p&uacute;blicas e privadas, reflitam sobre forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das Ci&ecirc;ncias Sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar; compartilhem resultados de suas pesquisas sobre o ensino da Sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do exterior; analisem fen&ocirc;menos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das Ci&ecirc;ncias Sociais e dialoguem sobre an&aacute;lises e experi&ecirc;ncias de cria&ccedil;&atilde;o e desenvolvimento de alternativas metodol&oacute;gicas, interven&ccedil;&otilde;es, recursos e materiais did&aacute;ticos.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Trata-se, em resumo, de realizar o m&aacute;ximo interc&acirc;mbio entre pessoas dedicadas ao ensino das Ci&ecirc;ncias Sociais com a finalidade de orientar formula&ccedil;&atilde;o de a&ccedil;&otilde;es curriculares na &aacute;rea.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; O evento que, em outros anos, ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), S&atilde;o Leopoldo (2015), Bras&iacute;lia (2017) e Florian&oacute;polis (2019) chegou pela primeira vez &agrave; cidade de Bel&eacute;m, capital do Estado do Par&aacute;. Sediado pela Universidade Federal do Par&aacute;, foi organizado por representantes de v&aacute;rias institui&ccedil;&otilde;es de ensino do Estado do Par&aacute; (UFPA, UEPA, UFRA e IFPA) que se uniram &agrave; Comiss&atilde;o de Ensino da SBS para planejar uma programa&ccedil;&atilde;o capaz de expressar a fecundidade da conflu&ecirc;ncia entre Universidade e Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica na busca das melhores e mais potentes contribui&ccedil;&otilde;es das Ci&ecirc;ncias Sociais para a escola.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Especialmente nesse momento em que se conjugam as crises pol&iacute;tica, ambiental e sanit&aacute;ria, e em que a Amaz&ocirc;nia se coloca no centro de disputas cruciais, pretendemos, al&eacute;m de tudo mais, inspirar, desde Bel&eacute;m, possibilidades para que, no campo da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, a abordagem das Ci&ecirc;ncias Sociais seja reconhecida como ferramenta indispens&aacute;vel para entender as complexas articula&ccedil;&otilde;es entre diversidade e desigualdade social no contexto amaz&ocirc;nico e seus nexos com fen&ocirc;menos nacionais e mundiais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Temos como ep&iacute;grafe que a educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um bem p&uacute;blico em favor da vida e das mudan&ccedil;as sociais reclamadas por esse momento hist&oacute;rico t&atilde;o decisivo e &eacute; com esse pressuposto que lhe convidamos a dividir conosco suas experi&ecirc;ncias, sua coragem e sua esperan&ccedil;a.
          """
        "pasta" => "ebooks/eneseb/2021"
        "logo" => null
        "capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png"
        "timbrado" => "637faf2725f0f_24112022145135.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-07-08"
        "final_evento" => "2021-07-10"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-11-24 14:51:35"
        "updated_at" => "2022-11-29 08:03:24"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 300
        "publicacao_id" => 100
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-vii-eneseb"
        "nome" => "E-BOOK VII ENESEB"
        "nome_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
        "descricao" => """
          O 7&ordm; Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica (7&ordm; ENESEB), cujo tema &eacute; &ldquo;Os desafios do ensino de Sociologia na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica: desigualdades, resist&ecirc;ncias e transforma&ccedil;&otilde;es&rdquo;, aconteceu no dias 8, 9 e 10 de julho de 2021.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Em car&aacute;ter extraordin&aacute;rio, devido &agrave;s circunst&acirc;ncias causadas pela pandemia de COVID-19, o evento foi integralmente na modalidade remota.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Por meio de uma plataforma de servi&ccedil;os virtuais, as/os inscritas/os tiveram acesso a um conjunto de atividades bastante diversificado que inclui confer&ecirc;ncias, mesas-redondas, oficinas pedag&oacute;gicas, grupos de trabalho, exibi&ccedil;&atilde;o de p&ocirc;steres de estudantes da Licenciatura e do Ensino M&eacute;dio, lan&ccedil;amento de livros, exposi&ccedil;&otilde;es fotogr&aacute;ficas, exibi&ccedil;&atilde;o de filmes e outras atividades. Houve, tamb&eacute;m, uma sess&atilde;o de homenagens a profissionais atuantes na defesa da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2009, o ENESEB se consolidou como um espa&ccedil;o para que estudantes, pesquisadoras/es e docentes da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e do Ensino Superior, de institui&ccedil;&otilde;es p&uacute;blicas e privadas, reflitam sobre forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das Ci&ecirc;ncias Sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar; compartilhem resultados de suas pesquisas sobre o ensino da Sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do exterior; analisem fen&ocirc;menos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das Ci&ecirc;ncias Sociais e dialoguem sobre an&aacute;lises e experi&ecirc;ncias de cria&ccedil;&atilde;o e desenvolvimento de alternativas metodol&oacute;gicas, interven&ccedil;&otilde;es, recursos e materiais did&aacute;ticos.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Trata-se, em resumo, de realizar o m&aacute;ximo interc&acirc;mbio entre pessoas dedicadas ao ensino das Ci&ecirc;ncias Sociais com a finalidade de orientar formula&ccedil;&atilde;o de a&ccedil;&otilde;es curriculares na &aacute;rea.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; O evento que, em outros anos, ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), S&atilde;o Leopoldo (2015), Bras&iacute;lia (2017) e Florian&oacute;polis (2019) chegou pela primeira vez &agrave; cidade de Bel&eacute;m, capital do Estado do Par&aacute;. Sediado pela Universidade Federal do Par&aacute;, foi organizado por representantes de v&aacute;rias institui&ccedil;&otilde;es de ensino do Estado do Par&aacute; (UFPA, UEPA, UFRA e IFPA) que se uniram &agrave; Comiss&atilde;o de Ensino da SBS para planejar uma programa&ccedil;&atilde;o capaz de expressar a fecundidade da conflu&ecirc;ncia entre Universidade e Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica na busca das melhores e mais potentes contribui&ccedil;&otilde;es das Ci&ecirc;ncias Sociais para a escola.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Especialmente nesse momento em que se conjugam as crises pol&iacute;tica, ambiental e sanit&aacute;ria, e em que a Amaz&ocirc;nia se coloca no centro de disputas cruciais, pretendemos, al&eacute;m de tudo mais, inspirar, desde Bel&eacute;m, possibilidades para que, no campo da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, a abordagem das Ci&ecirc;ncias Sociais seja reconhecida como ferramenta indispens&aacute;vel para entender as complexas articula&ccedil;&otilde;es entre diversidade e desigualdade social no contexto amaz&ocirc;nico e seus nexos com fen&ocirc;menos nacionais e mundiais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Temos como ep&iacute;grafe que a educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um bem p&uacute;blico em favor da vida e das mudan&ccedil;as sociais reclamadas por esse momento hist&oacute;rico t&atilde;o decisivo e &eacute; com esse pressuposto que lhe convidamos a dividir conosco suas experi&ecirc;ncias, sua coragem e sua esperan&ccedil;a.
          """
        "pasta" => "ebooks/eneseb/2021"
        "logo" => null
        "capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png"
        "timbrado" => "637faf2725f0f_24112022145135.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-07-08"
        "final_evento" => "2021-07-10"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-11-24 14:51:35"
        "updated_at" => "2022-11-29 08:03:24"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 190
                "edicao_id" => 300
                "codigo" => "978-65-86901-67-2"
                "capa" => "637faf272822a_24112022145135.png"
                "titulo" => "E-BOOK VII ENESEB"
                "prefacio" => null
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Simone Meucci<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a&nbsp;<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Andrea Bitencourt Pires Chaves (UFPA)<br />\r\n
                  Breno Rodrigo de Oliveira Alencar (IFPA)<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano (UFPA)<br />\r\n
                  Lana Claudia Macedo da Silva (UEPA)<br />\r\n
                  Izabela Jatene de Souza (UFPA)<br />\r\n
                  Josinete Pereira Lima (UEPA)<br />\r\n
                  Marilu Marcia Campelo (UFPA)<br />\r\n
                  Ruth Helena Cristo Almeida (UFRA)<br />\r\n
                  Simone Meucci (UFPR)<br />\r\n
                  Sueli G. de Lima Mendon&ccedil;a (UNESP)<br />\r\n
                  Valdisia Santos (SEDUC)<br />\r\n
                  Zuleide Pamplona Ximenes Ponte (UFPA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "637faf2729d58_24112022145135.pdf"
                "arquivo" => "30112022083322-E-BOOK-VII-ENESEB.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-11-24 14:51:35"
                "updated_at" => "2022-11-30 08:33:22"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 190
                "edicao_id" => 300
                "codigo" => "978-65-86901-67-2"
                "capa" => "637faf272822a_24112022145135.png"
                "titulo" => "E-BOOK VII ENESEB"
                "prefacio" => null
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Simone Meucci<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a&nbsp;<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Andrea Bitencourt Pires Chaves (UFPA)<br />\r\n
                  Breno Rodrigo de Oliveira Alencar (IFPA)<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano (UFPA)<br />\r\n
                  Lana Claudia Macedo da Silva (UEPA)<br />\r\n
                  Izabela Jatene de Souza (UFPA)<br />\r\n
                  Josinete Pereira Lima (UEPA)<br />\r\n
                  Marilu Marcia Campelo (UFPA)<br />\r\n
                  Ruth Helena Cristo Almeida (UFRA)<br />\r\n
                  Simone Meucci (UFPR)<br />\r\n
                  Sueli G. de Lima Mendon&ccedil;a (UNESP)<br />\r\n
                  Valdisia Santos (SEDUC)<br />\r\n
                  Zuleide Pamplona Ximenes Ponte (UFPA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "637faf2729d58_24112022145135.pdf"
                "arquivo" => "30112022083322-E-BOOK-VII-ENESEB.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-11-24 14:51:35"
                "updated_at" => "2022-11-30 08:33:22"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de novembro de 2022

Resumo

O TRABALHO É UMA REFLEXÃO SOBRE AS COMPONENTES CURRICULARES PRÁTICAS DAS DIMENSÕES EDUCACIONAL E ESCOLAR, A PARTIR DE 2021, NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA DO PROGRAMA ENSINAR FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, EM SETE MUNICÍPIOS DO ESTADO. NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS COVID 19, AS PRÁTICAS, ANTES EXECUTADAS NA MODALIDADE PRESENCIAL, PASSARAM A SER REALIZADAS DE FORMA REMOTA. PARA ISSO, HOUVE UM REPLANEJAMENTO DAS AÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO PROGRAMA, QUE INCLUIU UMA CAPACITAÇÃO PARA A RETOMADA DAS ATIVIDADES. A PRINCÍPIO, A ALTERNATIVA GEROU INSEGURANÇA DIANTE DA POSSIBILIDADE DE EXCLUSÃO SOCIAL. ESTE TRABALHO VISA ANALISAR OS RESULTADOS DA EXPERIÊNCIA. O ENSINO REMOTO ALTEROU DE FORMA RÁPIDA E RADICAL AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS DOCENTES E REVELOU ASPECTOS DA REALIDADE SOCIAL AINDA INEXPLORADOS PELAS PESQUISAS CIENTÍFICAS, EXIGINDO UMA DISCUSSÃO TEÓRICA E PRÁTICA DIANTE DAS DESCOBERTAS (FREIRE, 1996), POSTO QUE VISIBILIZOU, NÃO SOMENTE AS DISTINTAS FORMAS DE ACESSO OU NÃO ACESSO ÀS TECNOLOGIAS, BEM COMO AS ESPECIFICIDADES DAS CONDIÇÕES DE ESTUDO DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS E DO ENSINO MÉDIO. O ENVOLVIMENTO E COMPROMETIMENTO DO TRABALHO OCORREM DE MANEIRA PROCESSUAL, DANDO VISIBILIDADE À IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS (MORAES, 2011) E À NECESSIDADE DA FORMAÇÃO DOCENTE NESTA ÁREA DE CONHECIMENTO (SILVA, 2016). TAIS REFLEXÕES CONTRIBUEM PARA A RADIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA NO BRASIL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.