O TRABALHO É UMA REFLEXÃO SOBRE AS COMPONENTES CURRICULARES PRÁTICAS DAS DIMENSÕES EDUCACIONAL E ESCOLAR, A PARTIR DE 2021, NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA DO PROGRAMA ENSINAR FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, EM SETE MUNICÍPIOS DO ESTADO. NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS COVID 19, AS PRÁTICAS, ANTES EXECUTADAS NA MODALIDADE PRESENCIAL, PASSARAM A SER REALIZADAS DE FORMA REMOTA. PARA ISSO, HOUVE UM REPLANEJAMENTO DAS AÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO PROGRAMA, QUE INCLUIU UMA CAPACITAÇÃO PARA A RETOMADA DAS ATIVIDADES. A PRINCÍPIO, A ALTERNATIVA GEROU INSEGURANÇA DIANTE DA POSSIBILIDADE DE EXCLUSÃO SOCIAL. ESTE TRABALHO VISA ANALISAR OS RESULTADOS DA EXPERIÊNCIA. O ENSINO REMOTO ALTEROU DE FORMA RÁPIDA E RADICAL AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS DOCENTES E REVELOU ASPECTOS DA REALIDADE SOCIAL AINDA INEXPLORADOS PELAS PESQUISAS CIENTÍFICAS, EXIGINDO UMA DISCUSSÃO TEÓRICA E PRÁTICA DIANTE DAS DESCOBERTAS (FREIRE, 1996), POSTO QUE VISIBILIZOU, NÃO SOMENTE AS DISTINTAS FORMAS DE ACESSO OU NÃO ACESSO ÀS TECNOLOGIAS, BEM COMO AS ESPECIFICIDADES DAS CONDIÇÕES DE ESTUDO DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS E DO ENSINO MÉDIO. O ENVOLVIMENTO E COMPROMETIMENTO DO TRABALHO OCORREM DE MANEIRA PROCESSUAL, DANDO VISIBILIDADE À IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS (MORAES, 2011) E À NECESSIDADE DA FORMAÇÃO DOCENTE NESTA ÁREA DE CONHECIMENTO (SILVA, 2016). TAIS REFLEXÕES CONTRIBUEM PARA A RADIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA NO BRASIL.