PRÁTICAS CURRICULARES E O ENSINO REMOTO: OS APRENDIZADOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA DO PROGRAMA ENSINAR/UEMA.
0 of 0"2022-11-24 14:51:35" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 87993 "edicao_id" => 300 "trabalho_id" => 418 "inscrito_id" => 1155 "titulo" => "PRÁTICAS CURRICULARES E O ENSINO REMOTO: OS APRENDIZADOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA DO PROGRAMA ENSINAR/UEMA." "resumo" => "O TRABALHO É UMA REFLEXÃO SOBRE AS COMPONENTES CURRICULARES PRÁTICAS DAS DIMENSÕES EDUCACIONAL E ESCOLAR, A PARTIR DE 2021, NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA DO PROGRAMA ENSINAR FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, EM SETE MUNICÍPIOS DO ESTADO. NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS COVID 19, AS PRÁTICAS, ANTES EXECUTADAS NA MODALIDADE PRESENCIAL, PASSARAM A SER REALIZADAS DE FORMA REMOTA. PARA ISSO, HOUVE UM REPLANEJAMENTO DAS AÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO PROGRAMA, QUE INCLUIU UMA CAPACITAÇÃO PARA A RETOMADA DAS ATIVIDADES. A PRINCÍPIO, A ALTERNATIVA GEROU INSEGURANÇA DIANTE DA POSSIBILIDADE DE EXCLUSÃO SOCIAL. ESTE TRABALHO VISA ANALISAR OS RESULTADOS DA EXPERIÊNCIA. O ENSINO REMOTO ALTEROU DE FORMA RÁPIDA E RADICAL AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS DOCENTES E REVELOU ASPECTOS DA REALIDADE SOCIAL AINDA INEXPLORADOS PELAS PESQUISAS CIENTÍFICAS, EXIGINDO UMA DISCUSSÃO TEÓRICA E PRÁTICA DIANTE DAS DESCOBERTAS (FREIRE, 1996), POSTO QUE VISIBILIZOU, NÃO SOMENTE AS DISTINTAS FORMAS DE ACESSO OU NÃO ACESSO ÀS TECNOLOGIAS, BEM COMO AS ESPECIFICIDADES DAS CONDIÇÕES DE ESTUDO DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS E DO ENSINO MÉDIO. O ENVOLVIMENTO E COMPROMETIMENTO DO TRABALHO OCORREM DE MANEIRA PROCESSUAL, DANDO VISIBILIDADE À IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS (MORAES, 2011) E À NECESSIDADE DA FORMAÇÃO DOCENTE NESTA ÁREA DE CONHECIMENTO (SILVA, 2016). TAIS REFLEXÕES CONTRIBUEM PARA A RADIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA NO BRASIL. ◀O TRABALHO É UMA REFLEXÃO SOBRE AS COMPONENTES CURRICULARES PRÁTICAS DAS DIMENSÕES EDUCACIONAL E ESCOLAR, A PARTIR DE 2021, NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCI ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Formação de professores/as e PROFSOCIO: Produção de conhecimentos e práticas de ensino de sociologia na educação básica" "palavra_chave" => "PRÁTICAS CURRICULARES, ENSINO REMOTO, CIÊNCIAS SOCIAIS, ," "idioma" => null "arquivo" => "63861c4c8495b_29112022115052.pdf" "created_at" => "2022-11-29 10:35:01" "updated_at" => "2022-11-29 11:50:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELCIANE DE FÁTIMA ABREU ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ARAUJO" "autor_email" => "helcianearaujo@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-vii-eneseb" "edicao_nome" => "E-BOOK VII ENESEB" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-11-24 14:51:35" "publicacao_id" => 100 "publicacao_nome" => "E-book ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [▶ "id" => 87993 "edicao_id" => 300 "trabalho_id" => 418 "inscrito_id" => 1155 "titulo" => "PRÁTICAS CURRICULARES E O ENSINO REMOTO: OS APRENDIZADOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA DO PROGRAMA ENSINAR/UEMA." "resumo" => "O TRABALHO É UMA REFLEXÃO SOBRE AS COMPONENTES CURRICULARES PRÁTICAS DAS DIMENSÕES EDUCACIONAL E ESCOLAR, A PARTIR DE 2021, NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA DO PROGRAMA ENSINAR FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, EM SETE MUNICÍPIOS DO ESTADO. NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS COVID 19, AS PRÁTICAS, ANTES EXECUTADAS NA MODALIDADE PRESENCIAL, PASSARAM A SER REALIZADAS DE FORMA REMOTA. PARA ISSO, HOUVE UM REPLANEJAMENTO DAS AÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO PROGRAMA, QUE INCLUIU UMA CAPACITAÇÃO PARA A RETOMADA DAS ATIVIDADES. A PRINCÍPIO, A ALTERNATIVA GEROU INSEGURANÇA DIANTE DA POSSIBILIDADE DE EXCLUSÃO SOCIAL. ESTE TRABALHO VISA ANALISAR OS RESULTADOS DA EXPERIÊNCIA. O ENSINO REMOTO ALTEROU DE FORMA RÁPIDA E RADICAL AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS DOCENTES E REVELOU ASPECTOS DA REALIDADE SOCIAL AINDA INEXPLORADOS PELAS PESQUISAS CIENTÍFICAS, EXIGINDO UMA DISCUSSÃO TEÓRICA E PRÁTICA DIANTE DAS DESCOBERTAS (FREIRE, 1996), POSTO QUE VISIBILIZOU, NÃO SOMENTE AS DISTINTAS FORMAS DE ACESSO OU NÃO ACESSO ÀS TECNOLOGIAS, BEM COMO AS ESPECIFICIDADES DAS CONDIÇÕES DE ESTUDO DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS E DO ENSINO MÉDIO. O ENVOLVIMENTO E COMPROMETIMENTO DO TRABALHO OCORREM DE MANEIRA PROCESSUAL, DANDO VISIBILIDADE À IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS (MORAES, 2011) E À NECESSIDADE DA FORMAÇÃO DOCENTE NESTA ÁREA DE CONHECIMENTO (SILVA, 2016). TAIS REFLEXÕES CONTRIBUEM PARA A RADIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA NO BRASIL. ◀O TRABALHO É UMA REFLEXÃO SOBRE AS COMPONENTES CURRICULARES PRÁTICAS DAS DIMENSÕES EDUCACIONAL E ESCOLAR, A PARTIR DE 2021, NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCI ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Formação de professores/as e PROFSOCIO: Produção de conhecimentos e práticas de ensino de sociologia na educação básica" "palavra_chave" => "PRÁTICAS CURRICULARES, ENSINO REMOTO, CIÊNCIAS SOCIAIS, ," "idioma" => null "arquivo" => "63861c4c8495b_29112022115052.pdf" "created_at" => "2022-11-29 10:35:01" "updated_at" => "2022-11-29 11:50:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELCIANE DE FÁTIMA ABREU ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ARAUJO" "autor_email" => "helcianearaujo@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-vii-eneseb" "edicao_nome" => "E-BOOK VII ENESEB" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-11-24 14:51:35" "publicacao_id" => 100 "publicacao_nome" => "E-book ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [▶ "id" => 300 "publicacao_id" => 100 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-vii-eneseb" "nome" => "E-BOOK VII ENESEB" "nome_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "descricao" => """ O 7º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (7º ENESEB), cujo tema é “Os desafios do ensino de Sociologia na educação básica: desigualdades, resistências e transformações”, aconteceu no dias 8, 9 e 10 de julho de 2021.<br />\r\n ◀O 7º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (7º ENESEB), cujo tema é “Os desafios do ensino de ▶ <br />\r\n Em caráter extraordinário, devido às circunstâncias causadas pela pandemia de COVID-19, o evento foi integralmente na modalidade remota.<br />\r\n ◀ Em caráter extraordinário, devido às circunstâncias causadas pela pandemia de COVID-19, o evento foi integralmen ▶ <br />\r\n Por meio de uma plataforma de serviços virtuais, as/os inscritas/os tiveram acesso a um conjunto de atividades bastante diversificado que inclui conferências, mesas-redondas, oficinas pedagógicas, grupos de trabalho, exibição de pôsteres de estudantes da Licenciatura e do Ensino Médio, lançamento de livros, exposições fotográficas, exibição de filmes e outras atividades. Houve, também, uma sessão de homenagens a profissionais atuantes na defesa da Sociologia na Educação Básica.<br />\r\n ◀ Por meio de uma plataforma de serviços virtuais, as/os inscritas/os tiveram acesso a um conjunto de atividades bastante diversificad ▶ <br />\r\n Promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2009, o ENESEB se consolidou como um espaço para que estudantes, pesquisadoras/es e docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, de instituições públicas e privadas, reflitam sobre formação docente e o estatuto das Ciências Sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; compartilhem resultados de suas pesquisas sobre o ensino da Sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; analisem fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das Ciências Sociais e dialoguem sobre análises e experiências de criação e desenvolvimento de alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos.<br />\r\n ◀ Promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2009, o ENESEB se consolidou como um espaço para que estudantes, pesqu ▶ <br />\r\n Trata-se, em resumo, de realizar o máximo intercâmbio entre pessoas dedicadas ao ensino das Ciências Sociais com a finalidade de orientar formulação de ações curriculares na área.<br />\r\n ◀ Trata-se, em resumo, de realizar o máximo intercâmbio entre pessoas dedicadas ao ensino das Ciências Sociais com a final ▶ <br />\r\n O evento que, em outros anos, ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017) e Florianópolis (2019) chegou pela primeira vez à cidade de Belém, capital do Estado do Pará. Sediado pela Universidade Federal do Pará, foi organizado por representantes de várias instituições de ensino do Estado do Pará (UFPA, UEPA, UFRA e IFPA) que se uniram à Comissão de Ensino da SBS para planejar uma programação capaz de expressar a fecundidade da confluência entre Universidade e Educação Básica na busca das melhores e mais potentes contribuições das Ciências Sociais para a escola.<br />\r\n ◀ O evento que, em outros anos, ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015 ▶ <br />\r\n Especialmente nesse momento em que se conjugam as crises política, ambiental e sanitária, e em que a Amazônia se coloca no centro de disputas cruciais, pretendemos, além de tudo mais, inspirar, desde Belém, possibilidades para que, no campo da Educação Básica, a abordagem das Ciências Sociais seja reconhecida como ferramenta indispensável para entender as complexas articulações entre diversidade e desigualdade social no contexto amazônico e seus nexos com fenômenos nacionais e mundiais.<br />\r\n ◀ Especialmente nesse momento em que se conjugam as crises política, ambiental e sanitária, e em que a Amazônia se coloca ▶ <br />\r\n Temos como epígrafe que a educação é um bem público em favor da vida e das mudanças sociais reclamadas por esse momento histórico tão decisivo e é com esse pressuposto que lhe convidamos a dividir conosco suas experiências, sua coragem e sua esperança. ◀ Temos como epígrafe que a educação é um bem público em favor da vida e das mudanças sociais recla ▶ """ "pasta" => "ebooks/eneseb/2021" "logo" => null "capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png" "timbrado" => "637faf2725f0f_24112022145135.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-07-08" "final_evento" => "2021-07-10" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-11-24 14:51:35" "updated_at" => "2022-11-29 08:03:24" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [▶ "id" => 300 "publicacao_id" => 100 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-vii-eneseb" "nome" => "E-BOOK VII ENESEB" "nome_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "descricao" => """ O 7º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (7º ENESEB), cujo tema é “Os desafios do ensino de Sociologia na educação básica: desigualdades, resistências e transformações”, aconteceu no dias 8, 9 e 10 de julho de 2021.<br />\r\n ◀O 7º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (7º ENESEB), cujo tema é “Os desafios do ensino de ▶ <br />\r\n Em caráter extraordinário, devido às circunstâncias causadas pela pandemia de COVID-19, o evento foi integralmente na modalidade remota.<br />\r\n ◀ Em caráter extraordinário, devido às circunstâncias causadas pela pandemia de COVID-19, o evento foi integralmen ▶ <br />\r\n Por meio de uma plataforma de serviços virtuais, as/os inscritas/os tiveram acesso a um conjunto de atividades bastante diversificado que inclui conferências, mesas-redondas, oficinas pedagógicas, grupos de trabalho, exibição de pôsteres de estudantes da Licenciatura e do Ensino Médio, lançamento de livros, exposições fotográficas, exibição de filmes e outras atividades. Houve, também, uma sessão de homenagens a profissionais atuantes na defesa da Sociologia na Educação Básica.<br />\r\n ◀ Por meio de uma plataforma de serviços virtuais, as/os inscritas/os tiveram acesso a um conjunto de atividades bastante diversificad ▶ <br />\r\n Promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2009, o ENESEB se consolidou como um espaço para que estudantes, pesquisadoras/es e docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, de instituições públicas e privadas, reflitam sobre formação docente e o estatuto das Ciências Sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; compartilhem resultados de suas pesquisas sobre o ensino da Sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; analisem fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das Ciências Sociais e dialoguem sobre análises e experiências de criação e desenvolvimento de alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos.<br />\r\n ◀ Promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2009, o ENESEB se consolidou como um espaço para que estudantes, pesqu ▶ <br />\r\n Trata-se, em resumo, de realizar o máximo intercâmbio entre pessoas dedicadas ao ensino das Ciências Sociais com a finalidade de orientar formulação de ações curriculares na área.<br />\r\n ◀ Trata-se, em resumo, de realizar o máximo intercâmbio entre pessoas dedicadas ao ensino das Ciências Sociais com a final ▶ <br />\r\n O evento que, em outros anos, ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017) e Florianópolis (2019) chegou pela primeira vez à cidade de Belém, capital do Estado do Pará. Sediado pela Universidade Federal do Pará, foi organizado por representantes de várias instituições de ensino do Estado do Pará (UFPA, UEPA, UFRA e IFPA) que se uniram à Comissão de Ensino da SBS para planejar uma programação capaz de expressar a fecundidade da confluência entre Universidade e Educação Básica na busca das melhores e mais potentes contribuições das Ciências Sociais para a escola.<br />\r\n ◀ O evento que, em outros anos, ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015 ▶ <br />\r\n Especialmente nesse momento em que se conjugam as crises política, ambiental e sanitária, e em que a Amazônia se coloca no centro de disputas cruciais, pretendemos, além de tudo mais, inspirar, desde Belém, possibilidades para que, no campo da Educação Básica, a abordagem das Ciências Sociais seja reconhecida como ferramenta indispensável para entender as complexas articulações entre diversidade e desigualdade social no contexto amazônico e seus nexos com fenômenos nacionais e mundiais.<br />\r\n ◀ Especialmente nesse momento em que se conjugam as crises política, ambiental e sanitária, e em que a Amazônia se coloca ▶ <br />\r\n Temos como epígrafe que a educação é um bem público em favor da vida e das mudanças sociais reclamadas por esse momento histórico tão decisivo e é com esse pressuposto que lhe convidamos a dividir conosco suas experiências, sua coragem e sua esperança. ◀ Temos como epígrafe que a educação é um bem público em favor da vida e das mudanças sociais recla ▶ """ "pasta" => "ebooks/eneseb/2021" "logo" => null "capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png" "timbrado" => "637faf2725f0f_24112022145135.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-07-08" "final_evento" => "2021-07-10" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-11-24 14:51:35" "updated_at" => "2022-11-29 08:03:24" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [▶ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 ▶ #items: array:1 [▶ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [▶ "id" => 190 "edicao_id" => 300 "codigo" => "978-65-86901-67-2" "capa" => "637faf272822a_24112022145135.png" "titulo" => "E-BOOK VII ENESEB" "prefacio" => null "apresentacao" => null "organizadores" => """ Simone Meucci<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça <br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano """ "conselho_editorial" => """ Andrea Bitencourt Pires Chaves (UFPA)<br />\r\n Breno Rodrigo de Oliveira Alencar (IFPA)<br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano (UFPA)<br />\r\n Lana Claudia Macedo da Silva (UEPA)<br />\r\n Izabela Jatene de Souza (UFPA)<br />\r\n Josinete Pereira Lima (UEPA)<br />\r\n Marilu Marcia Campelo (UFPA)<br />\r\n Ruth Helena Cristo Almeida (UFRA)<br />\r\n Simone Meucci (UFPR)<br />\r\n Sueli G. de Lima Mendonça (UNESP)<br />\r\n Valdisia Santos (SEDUC)<br />\r\n Zuleide Pamplona Ximenes Ponte (UFPA) """ "ficha_catalografica" => "637faf2729d58_24112022145135.pdf" "arquivo" => "30112022083322-E-BOOK-VII-ENESEB.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-11-24 14:51:35" "updated_at" => "2022-11-30 08:33:22" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [▶ "id" => 190 "edicao_id" => 300 "codigo" => "978-65-86901-67-2" "capa" => "637faf272822a_24112022145135.png" "titulo" => "E-BOOK VII ENESEB" "prefacio" => null "apresentacao" => null "organizadores" => """ Simone Meucci<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça <br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano """ "conselho_editorial" => """ Andrea Bitencourt Pires Chaves (UFPA)<br />\r\n Breno Rodrigo de Oliveira Alencar (IFPA)<br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano (UFPA)<br />\r\n Lana Claudia Macedo da Silva (UEPA)<br />\r\n Izabela Jatene de Souza (UFPA)<br />\r\n Josinete Pereira Lima (UEPA)<br />\r\n Marilu Marcia Campelo (UFPA)<br />\r\n Ruth Helena Cristo Almeida (UFRA)<br />\r\n Simone Meucci (UFPR)<br />\r\n Sueli G. de Lima Mendonça (UNESP)<br />\r\n Valdisia Santos (SEDUC)<br />\r\n Zuleide Pamplona Ximenes Ponte (UFPA) """ "ficha_catalografica" => "637faf2729d58_24112022145135.pdf" "arquivo" => "30112022083322-E-BOOK-VII-ENESEB.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-11-24 14:51:35" "updated_at" => "2022-11-30 08:33:22" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [▶ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [▶ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [▶ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }