NO ESTADO DA BAHIA, O NOVO ENSINO MÉDIO FOI IMPLANTADO EM 565 ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS NO ANO DE 2020 E COM A REFORMULAÇÃO CURRICULAR PROMOVIDA COM A APROVAÇÃO DA LEI Nº 13415/2017, O COMPONENTE CURRICULAR SOCIOLOGIA TEVE UMA PERDA SIGNIFICATIVA, PASSANDO DE 5 AULAS SEMANAIS PARA 3, UMA EM CADA SÉRIE DO ENSINO REGULAR DOS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. DIANTE DESSA REALIDADE, PROFESSORES(AS) DE SOCIOLOGIA PASSARAM A COMPLEMENTAR A SUA CARGA HORÁRIA COM A ELETIVA PROJETO DE VIDA. PORTANTO, ESSE TRABALHO PARTE DESSA REALIDADE E TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS POSSIBILIDADES DE DIÁLOGOS OU COMPLEMENTARIEDADES DO PROJETO DE VIDA E DA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DAS 1 SÉRIES DO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DA ANÁLISE DE QUATRO LIVROS DIDÁTICOS DE PROJETO DE VIDA, APROVADOS NO PNLD (PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO) E AS OCEM- SOCIOLOGIA (ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO). PARA FINS DESSA ANÁLISE, FOI REALIZADA INICIALMENTE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE PROJETO DE VIDA, UTILIZANDO COMO REFERÊNCIAS DANZA (2019) E DAMON (2009), ASSIM COMO OS MARCOS LEGAIS COMO A LEI 13 415/2017, A NOVA BNCC, E AS OCEM- SOCIOLOGIA (2008). OS RESULTADOS DESSE TRABALHO TÊM O PROPÓSITO DE AUXILIAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE SOCIOLOGIA QUE LECIONAM PROJETO DE VIDA, INSTIGAR O DEBATE A RESPEITO DOS IMPACTOS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO PARA O COMPONENTE CURRICULAR SOCIOLOGIA, E PENSAR ESTRATÉGIAS.