ESTE TEXTO TEM O OBJETIVO DE APRESENTAR UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E PESQUISA DE SOCIOLOGIA EM RELAÇÃO COM OUTRAS ÁREAS, COMO FÍSICA E FILOSOFIA. DURANTE O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020 FUI RESPONSÁVEL, COMO PROFESSOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EM UM PROJETO DE EXTENSÃO EM CURSINHO POPULAR NO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, POR DESENVOLVER A DISCIPLINA SOCIOLOGIA/FILOSOFIA EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. UM DOS EIXOS DA DISCIPLINA FOI TRATAR DO ENSINO DE TEMAS DA FÍSICA QUÂNTICA, O QUE NOS CONECTOU COM TODAS AS OUTRAS DISCIPLINAS, COM DESTAQUE PARA FÍSICA, MATEMÁTICA, ATUALIDADES E ENSINO RELIGIOSO. TAIS TEMAS TÊM SIDO PESQUISADOS POR NOSSO GRUPO NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE E ENCONTRAM NESSE PROJETO DE EXTENSÃO UMA VIA DE MÃO DUPLA ENTRE PESQUISA E ENSINO DE SOCIOLOGIA. A FÍSICA QUÂNTICA TEM MEXIDO PROFUNDAMENTE COM OS ALICERCES DA FÍSICA, DA CULTURA E DA CIÊNCIA EM GERAL DESDE O PRIMEIRO QUARTEL DO SÉCULO XX. AS CONTROVÉRSIAS EM TORNO DE SEUS FUNDAMENTOS PERMANECEM MAIS VIVAS DO QUE NUNCA. HOJE É POSSÍVEL SE COMPREENDER MELHOR ESSA ÁREA DA FÍSICA E SUAS REVERBERAÇÕES EM DIVERSAS DISCIPLINAS CIENTÍFICAS JUSTAMENTE EM DECORRÊNCIA DESSAS CONTROVÉRSIAS, E TAMBÉM DAS DIVERSAS PESQUISAS CIENTÍFICAS QUE ELA ALIMENTOU AO LONGO DAS ÚLTIMAS DÉCADAS. ESTE TRABALHO PARTIU DA INVESTIGAÇÃO SOBRE A CONTROVÉRSIA CIENTÍFICA EM TORNO DO “TEOREMA DE BELL”, EM RELAÇÃO AO PRINCÍPIO DE “NÃO-LOCALIDADE” E O RELACIONOU A SUAS IMPLICAÇÕES EM OUTRAS DISCIPLINAS, COMO AS CITADAS ANTERIORMENTE.