A CATEGORIA TRABALHO É CENTRAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA. ISSO PORQUE, ENTRE OUTRAS QUESTÕES, AS RELAÇÕES DE TRABALHO SÃO CONSIDERADAS CENTRAIS ENTRE OS PRIMEIROS ESTUDOS DE SOCIOLOGIA. É POSSÍVEL NOTAR ESSA CONDIÇÃO NA ANÁLISE QUE OS PENSADORES CONSIDERADOS CLÁSSICOS DA CIÊNCIA EM QUESTÃO FAZEM AO LIDAR COM O TRABALHO SOB DIFERENTES PERSPECTIVAS E PERCURSOS METODOLÓGICOS. ESTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR A CATEGORIA TRABALHO CONTIDA NA BNCC DO ENSINO MÉDIO E TRAZER CONTRIBUIÇÕES SOBRE OS SIGNIFICADOS QUE A ABORDAGEM PROPOSTA NA BASE TERIAM SOBRE A REALIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO, NO CONTEXTO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA MODALIDADE ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO. O TRABALHO PARTE DO REFERENCIAL TEÓRICO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, POR IDENTIFICAR APROXIMAÇÕES ENTRE A PHC E A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO IFSP, SOBRETUDO EM ALGUNS ELEMENTOS QUE ENVOLVAM A CATEGORIA TRABALHO. TAMBÉM É REALIZADA A ANÁLISE DOCUMENTAL DOS DOCUMENTOS CONSIDERADOS RELEVANTES. POR FIM, SÃO ANALISADAS AS APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A TRATATIVA DA CATEGORIA TRABALHO NA BNCC E NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM SUA CONCEPÇÃO E VIABILIDADE DE EXECUÇÃO. OS RESULTADOS APONTAM PARA O DISTANCIAMENTO ENTRE AS CONCEPÇÕES QUE ENVOLVEM A CATEGORIA TRABALHO NOS OBJETOS ANALISADOS, AO PASSO QUE SE PERCEBE O ENCURTAMENTO DO CONTEÚDO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E O ALIGEIRAMENTO NO TRATAMENTO DE CONTEÚDOS RELATIVOS AO CURRÍCULO DA DISCIPLINA A PARTIR DAS REFORMAS.