Artigo E-BOOK VII ENESEB

E-books

ISBN: 978-65-86901-67-2

UM CAMPO MINADO: AFRICANIDADES E SOCIOLOGIA NUMA EEEP DE FORTALEZA.

Palavra-chaves: AFRICANIDADES, SOCIOLOGIA, PROJETO, INTERDISCIPLINAR Comunicação Oral (CO) GT 02: Afro-americanidade no ensino de sociologia: Contribuições e atravessamentos nas práticas pedagógicas
"2022-11-24 14:51:35" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87996
    "edicao_id" => 300
    "trabalho_id" => null
    "inscrito_id" => null
    "titulo" => "UM CAMPO MINADO: AFRICANIDADES E SOCIOLOGIA NUMA EEEP DE FORTALEZA."
    "resumo" => "ESTE TRABALHO É REFLEXO DE UMA PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO  SOBRE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR CENTRADO NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS A PARTIR DA VALORIZAÇÃO DAS AFRICANIDADES CRIADO NUMA EEEP DA CIDADE DE FORTALEZA. A PESQUISA VISA ENTENDER AS CONTRIBUIÇÕES DADAS PELA SOCIOLOGIA À COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AFRICANIDADES A PARTIR DO PROJETO ELUCIDANDO AS RELAÇÕES CONFLITUOSAS ENTRE ESTA PRÁTICA E O IDEAL EDUCACIONAL BASEADO NA PROFISSIONALIZAÇÃO E EM UMA EDUCAÇÃO BANCÁRIA (FREIRE, 1996), ELEMENTOS OBSERVADOS NO CONTEXTO PESQUISADO E QUE O CARACTERIZA COMO UM CAMPO MINADO PARA AÇÕES COMO TAL PROJETO INTERDISCIPLINAR. NESTE SENTIDO BUSCA-SE VISIBILIZAR AS CULTURAS JUVENIS NEGRAS, EM ESPECIAL AS EXPERIÊNCIAS E POTENCIALIDADES DAS MULHERES NEGRAS NO BRASIL, A PARTIR DE VIVÊNCIAS, OFICINAS E AULAS SOBRE SLAM, ESTÉTICA NEGRA, MÚSICA, ENTRE OUTROS, ALÉM DE PROPORCIONAR MOMENTOS DE ESTUDO, REFLEXÃO E APRESENTAÇÕES SOBRE AUTORAS E PERSONALIDADES NEGRAS BRASILEIRAS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA COMO TAMBÉM NO PERCURSO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02: Afro-americanidade no ensino de sociologia: Contribuições e atravessamentos nas práticas pedagógicas"
    "palavra_chave" => "AFRICANIDADES, SOCIOLOGIA, PROJETO, INTERDISCIPLINAR"
    "idioma" => null
    "arquivo" => "638618617393f_29112022113409.pdf"
    "created_at" => "2022-11-29 11:34:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JORIA ANE LIMA BATISTA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "JORIA"
    "autor_email" => "joriaane@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-vii-eneseb"
    "edicao_nome" => "E-BOOK VII ENESEB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-11-24 14:51:35"
    "publicacao_id" => 100
    "publicacao_nome" => "E-book ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87996
    "edicao_id" => 300
    "trabalho_id" => null
    "inscrito_id" => null
    "titulo" => "UM CAMPO MINADO: AFRICANIDADES E SOCIOLOGIA NUMA EEEP DE FORTALEZA."
    "resumo" => "ESTE TRABALHO É REFLEXO DE UMA PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO  SOBRE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR CENTRADO NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS A PARTIR DA VALORIZAÇÃO DAS AFRICANIDADES CRIADO NUMA EEEP DA CIDADE DE FORTALEZA. A PESQUISA VISA ENTENDER AS CONTRIBUIÇÕES DADAS PELA SOCIOLOGIA À COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AFRICANIDADES A PARTIR DO PROJETO ELUCIDANDO AS RELAÇÕES CONFLITUOSAS ENTRE ESTA PRÁTICA E O IDEAL EDUCACIONAL BASEADO NA PROFISSIONALIZAÇÃO E EM UMA EDUCAÇÃO BANCÁRIA (FREIRE, 1996), ELEMENTOS OBSERVADOS NO CONTEXTO PESQUISADO E QUE O CARACTERIZA COMO UM CAMPO MINADO PARA AÇÕES COMO TAL PROJETO INTERDISCIPLINAR. NESTE SENTIDO BUSCA-SE VISIBILIZAR AS CULTURAS JUVENIS NEGRAS, EM ESPECIAL AS EXPERIÊNCIAS E POTENCIALIDADES DAS MULHERES NEGRAS NO BRASIL, A PARTIR DE VIVÊNCIAS, OFICINAS E AULAS SOBRE SLAM, ESTÉTICA NEGRA, MÚSICA, ENTRE OUTROS, ALÉM DE PROPORCIONAR MOMENTOS DE ESTUDO, REFLEXÃO E APRESENTAÇÕES SOBRE AUTORAS E PERSONALIDADES NEGRAS BRASILEIRAS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA COMO TAMBÉM NO PERCURSO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02: Afro-americanidade no ensino de sociologia: Contribuições e atravessamentos nas práticas pedagógicas"
    "palavra_chave" => "AFRICANIDADES, SOCIOLOGIA, PROJETO, INTERDISCIPLINAR"
    "idioma" => null
    "arquivo" => "638618617393f_29112022113409.pdf"
    "created_at" => "2022-11-29 11:34:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JORIA ANE LIMA BATISTA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "JORIA"
    "autor_email" => "joriaane@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-vii-eneseb"
    "edicao_nome" => "E-BOOK VII ENESEB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-11-24 14:51:35"
    "publicacao_id" => 100
    "publicacao_nome" => "E-book ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 300
        "publicacao_id" => 100
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-vii-eneseb"
        "nome" => "E-BOOK VII ENESEB"
        "nome_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
        "descricao" => """
          O 7&ordm; Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica (7&ordm; ENESEB), cujo tema &eacute; &ldquo;Os desafios do ensino de Sociologia na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica: desigualdades, resist&ecirc;ncias e transforma&ccedil;&otilde;es&rdquo;, aconteceu no dias 8, 9 e 10 de julho de 2021.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Em car&aacute;ter extraordin&aacute;rio, devido &agrave;s circunst&acirc;ncias causadas pela pandemia de COVID-19, o evento foi integralmente na modalidade remota.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Por meio de uma plataforma de servi&ccedil;os virtuais, as/os inscritas/os tiveram acesso a um conjunto de atividades bastante diversificado que inclui confer&ecirc;ncias, mesas-redondas, oficinas pedag&oacute;gicas, grupos de trabalho, exibi&ccedil;&atilde;o de p&ocirc;steres de estudantes da Licenciatura e do Ensino M&eacute;dio, lan&ccedil;amento de livros, exposi&ccedil;&otilde;es fotogr&aacute;ficas, exibi&ccedil;&atilde;o de filmes e outras atividades. Houve, tamb&eacute;m, uma sess&atilde;o de homenagens a profissionais atuantes na defesa da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2009, o ENESEB se consolidou como um espa&ccedil;o para que estudantes, pesquisadoras/es e docentes da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e do Ensino Superior, de institui&ccedil;&otilde;es p&uacute;blicas e privadas, reflitam sobre forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das Ci&ecirc;ncias Sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar; compartilhem resultados de suas pesquisas sobre o ensino da Sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do exterior; analisem fen&ocirc;menos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das Ci&ecirc;ncias Sociais e dialoguem sobre an&aacute;lises e experi&ecirc;ncias de cria&ccedil;&atilde;o e desenvolvimento de alternativas metodol&oacute;gicas, interven&ccedil;&otilde;es, recursos e materiais did&aacute;ticos.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Trata-se, em resumo, de realizar o m&aacute;ximo interc&acirc;mbio entre pessoas dedicadas ao ensino das Ci&ecirc;ncias Sociais com a finalidade de orientar formula&ccedil;&atilde;o de a&ccedil;&otilde;es curriculares na &aacute;rea.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; O evento que, em outros anos, ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), S&atilde;o Leopoldo (2015), Bras&iacute;lia (2017) e Florian&oacute;polis (2019) chegou pela primeira vez &agrave; cidade de Bel&eacute;m, capital do Estado do Par&aacute;. Sediado pela Universidade Federal do Par&aacute;, foi organizado por representantes de v&aacute;rias institui&ccedil;&otilde;es de ensino do Estado do Par&aacute; (UFPA, UEPA, UFRA e IFPA) que se uniram &agrave; Comiss&atilde;o de Ensino da SBS para planejar uma programa&ccedil;&atilde;o capaz de expressar a fecundidade da conflu&ecirc;ncia entre Universidade e Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica na busca das melhores e mais potentes contribui&ccedil;&otilde;es das Ci&ecirc;ncias Sociais para a escola.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Especialmente nesse momento em que se conjugam as crises pol&iacute;tica, ambiental e sanit&aacute;ria, e em que a Amaz&ocirc;nia se coloca no centro de disputas cruciais, pretendemos, al&eacute;m de tudo mais, inspirar, desde Bel&eacute;m, possibilidades para que, no campo da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, a abordagem das Ci&ecirc;ncias Sociais seja reconhecida como ferramenta indispens&aacute;vel para entender as complexas articula&ccedil;&otilde;es entre diversidade e desigualdade social no contexto amaz&ocirc;nico e seus nexos com fen&ocirc;menos nacionais e mundiais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Temos como ep&iacute;grafe que a educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um bem p&uacute;blico em favor da vida e das mudan&ccedil;as sociais reclamadas por esse momento hist&oacute;rico t&atilde;o decisivo e &eacute; com esse pressuposto que lhe convidamos a dividir conosco suas experi&ecirc;ncias, sua coragem e sua esperan&ccedil;a.
          """
        "pasta" => "ebooks/eneseb/2021"
        "logo" => null
        "capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png"
        "timbrado" => "637faf2725f0f_24112022145135.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-07-08"
        "final_evento" => "2021-07-10"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-11-24 14:51:35"
        "updated_at" => "2022-11-29 08:03:24"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 300
        "publicacao_id" => 100
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-vii-eneseb"
        "nome" => "E-BOOK VII ENESEB"
        "nome_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
        "descricao" => """
          O 7&ordm; Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica (7&ordm; ENESEB), cujo tema &eacute; &ldquo;Os desafios do ensino de Sociologia na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica: desigualdades, resist&ecirc;ncias e transforma&ccedil;&otilde;es&rdquo;, aconteceu no dias 8, 9 e 10 de julho de 2021.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Em car&aacute;ter extraordin&aacute;rio, devido &agrave;s circunst&acirc;ncias causadas pela pandemia de COVID-19, o evento foi integralmente na modalidade remota.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Por meio de uma plataforma de servi&ccedil;os virtuais, as/os inscritas/os tiveram acesso a um conjunto de atividades bastante diversificado que inclui confer&ecirc;ncias, mesas-redondas, oficinas pedag&oacute;gicas, grupos de trabalho, exibi&ccedil;&atilde;o de p&ocirc;steres de estudantes da Licenciatura e do Ensino M&eacute;dio, lan&ccedil;amento de livros, exposi&ccedil;&otilde;es fotogr&aacute;ficas, exibi&ccedil;&atilde;o de filmes e outras atividades. Houve, tamb&eacute;m, uma sess&atilde;o de homenagens a profissionais atuantes na defesa da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2009, o ENESEB se consolidou como um espa&ccedil;o para que estudantes, pesquisadoras/es e docentes da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e do Ensino Superior, de institui&ccedil;&otilde;es p&uacute;blicas e privadas, reflitam sobre forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das Ci&ecirc;ncias Sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar; compartilhem resultados de suas pesquisas sobre o ensino da Sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do exterior; analisem fen&ocirc;menos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das Ci&ecirc;ncias Sociais e dialoguem sobre an&aacute;lises e experi&ecirc;ncias de cria&ccedil;&atilde;o e desenvolvimento de alternativas metodol&oacute;gicas, interven&ccedil;&otilde;es, recursos e materiais did&aacute;ticos.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Trata-se, em resumo, de realizar o m&aacute;ximo interc&acirc;mbio entre pessoas dedicadas ao ensino das Ci&ecirc;ncias Sociais com a finalidade de orientar formula&ccedil;&atilde;o de a&ccedil;&otilde;es curriculares na &aacute;rea.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; O evento que, em outros anos, ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), S&atilde;o Leopoldo (2015), Bras&iacute;lia (2017) e Florian&oacute;polis (2019) chegou pela primeira vez &agrave; cidade de Bel&eacute;m, capital do Estado do Par&aacute;. Sediado pela Universidade Federal do Par&aacute;, foi organizado por representantes de v&aacute;rias institui&ccedil;&otilde;es de ensino do Estado do Par&aacute; (UFPA, UEPA, UFRA e IFPA) que se uniram &agrave; Comiss&atilde;o de Ensino da SBS para planejar uma programa&ccedil;&atilde;o capaz de expressar a fecundidade da conflu&ecirc;ncia entre Universidade e Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica na busca das melhores e mais potentes contribui&ccedil;&otilde;es das Ci&ecirc;ncias Sociais para a escola.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Especialmente nesse momento em que se conjugam as crises pol&iacute;tica, ambiental e sanit&aacute;ria, e em que a Amaz&ocirc;nia se coloca no centro de disputas cruciais, pretendemos, al&eacute;m de tudo mais, inspirar, desde Bel&eacute;m, possibilidades para que, no campo da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, a abordagem das Ci&ecirc;ncias Sociais seja reconhecida como ferramenta indispens&aacute;vel para entender as complexas articula&ccedil;&otilde;es entre diversidade e desigualdade social no contexto amaz&ocirc;nico e seus nexos com fen&ocirc;menos nacionais e mundiais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Temos como ep&iacute;grafe que a educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um bem p&uacute;blico em favor da vida e das mudan&ccedil;as sociais reclamadas por esse momento hist&oacute;rico t&atilde;o decisivo e &eacute; com esse pressuposto que lhe convidamos a dividir conosco suas experi&ecirc;ncias, sua coragem e sua esperan&ccedil;a.
          """
        "pasta" => "ebooks/eneseb/2021"
        "logo" => null
        "capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png"
        "timbrado" => "637faf2725f0f_24112022145135.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-07-08"
        "final_evento" => "2021-07-10"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-11-24 14:51:35"
        "updated_at" => "2022-11-29 08:03:24"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 190
                "edicao_id" => 300
                "codigo" => "978-65-86901-67-2"
                "capa" => "637faf272822a_24112022145135.png"
                "titulo" => "E-BOOK VII ENESEB"
                "prefacio" => null
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Simone Meucci<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a&nbsp;<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Andrea Bitencourt Pires Chaves (UFPA)<br />\r\n
                  Breno Rodrigo de Oliveira Alencar (IFPA)<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano (UFPA)<br />\r\n
                  Lana Claudia Macedo da Silva (UEPA)<br />\r\n
                  Izabela Jatene de Souza (UFPA)<br />\r\n
                  Josinete Pereira Lima (UEPA)<br />\r\n
                  Marilu Marcia Campelo (UFPA)<br />\r\n
                  Ruth Helena Cristo Almeida (UFRA)<br />\r\n
                  Simone Meucci (UFPR)<br />\r\n
                  Sueli G. de Lima Mendon&ccedil;a (UNESP)<br />\r\n
                  Valdisia Santos (SEDUC)<br />\r\n
                  Zuleide Pamplona Ximenes Ponte (UFPA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "637faf2729d58_24112022145135.pdf"
                "arquivo" => "30112022083322-E-BOOK-VII-ENESEB.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-11-24 14:51:35"
                "updated_at" => "2022-11-30 08:33:22"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 190
                "edicao_id" => 300
                "codigo" => "978-65-86901-67-2"
                "capa" => "637faf272822a_24112022145135.png"
                "titulo" => "E-BOOK VII ENESEB"
                "prefacio" => null
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Simone Meucci<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a&nbsp;<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Andrea Bitencourt Pires Chaves (UFPA)<br />\r\n
                  Breno Rodrigo de Oliveira Alencar (IFPA)<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano (UFPA)<br />\r\n
                  Lana Claudia Macedo da Silva (UEPA)<br />\r\n
                  Izabela Jatene de Souza (UFPA)<br />\r\n
                  Josinete Pereira Lima (UEPA)<br />\r\n
                  Marilu Marcia Campelo (UFPA)<br />\r\n
                  Ruth Helena Cristo Almeida (UFRA)<br />\r\n
                  Simone Meucci (UFPR)<br />\r\n
                  Sueli G. de Lima Mendon&ccedil;a (UNESP)<br />\r\n
                  Valdisia Santos (SEDUC)<br />\r\n
                  Zuleide Pamplona Ximenes Ponte (UFPA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "637faf2729d58_24112022145135.pdf"
                "arquivo" => "30112022083322-E-BOOK-VII-ENESEB.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-11-24 14:51:35"
                "updated_at" => "2022-11-30 08:33:22"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de novembro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO É REFLEXO DE UMA PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO SOBRE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR CENTRADO NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS A PARTIR DA VALORIZAÇÃO DAS AFRICANIDADES CRIADO NUMA EEEP DA CIDADE DE FORTALEZA. A PESQUISA VISA ENTENDER AS CONTRIBUIÇÕES DADAS PELA SOCIOLOGIA À COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AFRICANIDADES A PARTIR DO PROJETO ELUCIDANDO AS RELAÇÕES CONFLITUOSAS ENTRE ESTA PRÁTICA E O IDEAL EDUCACIONAL BASEADO NA PROFISSIONALIZAÇÃO E EM UMA EDUCAÇÃO BANCÁRIA (FREIRE, 1996), ELEMENTOS OBSERVADOS NO CONTEXTO PESQUISADO E QUE O CARACTERIZA COMO UM CAMPO MINADO PARA AÇÕES COMO TAL PROJETO INTERDISCIPLINAR. NESTE SENTIDO BUSCA-SE VISIBILIZAR AS CULTURAS JUVENIS NEGRAS, EM ESPECIAL AS EXPERIÊNCIAS E POTENCIALIDADES DAS MULHERES NEGRAS NO BRASIL, A PARTIR DE VIVÊNCIAS, OFICINAS E AULAS SOBRE SLAM, ESTÉTICA NEGRA, MÚSICA, ENTRE OUTROS, ALÉM DE PROPORCIONAR MOMENTOS DE ESTUDO, REFLEXÃO E APRESENTAÇÕES SOBRE AUTORAS E PERSONALIDADES NEGRAS BRASILEIRAS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA COMO TAMBÉM NO PERCURSO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.