ESTE TRABALHO É REFLEXO DE UMA PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO SOBRE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR CENTRADO NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS A PARTIR DA VALORIZAÇÃO DAS AFRICANIDADES CRIADO NUMA EEEP DA CIDADE DE FORTALEZA. A PESQUISA VISA ENTENDER AS CONTRIBUIÇÕES DADAS PELA SOCIOLOGIA À COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AFRICANIDADES A PARTIR DO PROJETO ELUCIDANDO AS RELAÇÕES CONFLITUOSAS ENTRE ESTA PRÁTICA E O IDEAL EDUCACIONAL BASEADO NA PROFISSIONALIZAÇÃO E EM UMA EDUCAÇÃO BANCÁRIA (FREIRE, 1996), ELEMENTOS OBSERVADOS NO CONTEXTO PESQUISADO E QUE O CARACTERIZA COMO UM CAMPO MINADO PARA AÇÕES COMO TAL PROJETO INTERDISCIPLINAR. NESTE SENTIDO BUSCA-SE VISIBILIZAR AS CULTURAS JUVENIS NEGRAS, EM ESPECIAL AS EXPERIÊNCIAS E POTENCIALIDADES DAS MULHERES NEGRAS NO BRASIL, A PARTIR DE VIVÊNCIAS, OFICINAS E AULAS SOBRE SLAM, ESTÉTICA NEGRA, MÚSICA, ENTRE OUTROS, ALÉM DE PROPORCIONAR MOMENTOS DE ESTUDO, REFLEXÃO E APRESENTAÇÕES SOBRE AUTORAS E PERSONALIDADES NEGRAS BRASILEIRAS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA COMO TAMBÉM NO PERCURSO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR.