ESTE TRABALHO VERSARÁ SOBRE O PERFIL DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO MARABAENSE NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DIGITAL. VISA ABORDAR SOBRE O PANORAMA DA SOCIEDADE DIGITAL EM CENÁRIOS DE TRANSFORMAÇÃO, DANDO ÊNFASE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NAS RECOMENDAÇÕES TRAZIDAS EM DOCUMENTOS OFICIAIS COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E A BNC-FORMAÇÃO DE PROFESSORES. UTILIZAMOS O APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO DA ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA, DE NORMAN FAIRCLOUGH, E COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA O SURVEY ELETRÔNICO CONTENDO PERGUNTAS SEMIESTRUTURADAS, O QUAL FOI ENVIADO A UM GRUPO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DAS ESCOLAS MÉDIAS DE MARABÁ/PA, VIA WHATSAPP E E-MAIL, NO INTUITO DE IDENTIFICAR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA OS USOS DADOS ÀS TDIC, BEM COMO CONHECER O PERFIL DESSES PROFESSORES ENQUANTO USUÁRIOS DAS TECNOLOGIAS. OS DADOS COLETADOS DEMONSTRAM UM PERFIL FEMININO NA FAIXA DE 30 A 39 ANOS, LECIONANDO SOCIOLOGIA HÁ MAIS DE 10 ANOS, E QUE ACESSAM A INTERNET POR COMPUTADOR PESSOAL E CELULAR. CONSIDERAM-SE PREPARADAS PARA UTILIZAR AS TDIC NA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, MAS ESSA UTILIZAÇÃO ESTÁ LIMITADA A BUSCA POR INFORMAÇÕES, NÃO HAVENDO EVIDÊNCIAS EM SUA PRÁTICA DE PRODUÇÃO AUTORAL E COLETIVA COMO PREVÊ A BNCC. A ANÁLISE REVELOU UM DESCOMPASSO ENTRE O QUE ESTÁ PRESCRITO COMO PERFIL DESEJÁVEL DO PROFESSOR NA ERA DIGITAL PELOS DOCUMENTOS OFICIAIS E A REALIDADE VIVENCIADA PELOS PROFESSORES QUE LECIONAM SOCIOLOGIA EM MARABÁ.