A SOCIOLOGIA TEM UMA BOA E QUALIFICADA OFERTA DE LIVROS DIDÁTICOS. CONTUDO, O SEU USO PELOS PROFESSORES NEM SEMPRE OCORRE COM A MESMA FREQUÊNCIA, NEM DA MESMA FORMA, TÃO POUCO OCUPA O MESMO DESTAQUE PEDAGÓGICO, NO PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENSINO. DE FATO, SÃO POUCAS AS VEZES QUE SE PODE OBSERVAR O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE SOCIOLOGIA COMO RECURSO INTEGRADO E SUPORTE CONTÍNUO DA PRÁTICA DE ENSINO, EM SALA DE AULA. O ESTUDO ANALISA A RELEVÂNCIA PEDAGÓGICA QUE OS LIVROS DIDÁTICOS ASSUMEM NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EXECUTADO POR 54 PROFESSORES QUE MINISTRAM A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, EM 47 ESCOLAS DE PORTO ALEGRE, SENDO 28 LICENCIADOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS E 26 EM OUTRAS ÁREAS. FORAM COLETADOS DEPOIMENTOS POR MEIO DE ROTEIRO SEMIDIRETIVO E PROGRAMAS DE ENSINO ELABORADOS POR ESSES PROFESSORES TENDO EM VISTA OBSERVAR O PLANEJAMENTO E A NATUREZA DOS CONTEÚDOS SELECIONADOS E DAS METODOLOGIAS DE ENSINO EMPREGADAS NOS CURRÍCULOS, ALÉM DE OUTRAS QUESTÕES ESPECÍFICAS, ENTRE AS QUAIS A FORMA DE USO E A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO. CONSIDERANDO O FATO DE QUE OS PROFESSORES TENDEM A ATRIBUIR DIFERENTES FUNÇÕES AOS LIVROS DIDÁTICOS NO EXERCÍCIO DAS SUAS ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ARGUMENTA-SE QUE A FREQUÊNCIA COM QUE UTILIZAM E A FORMA COM QUE INSTRUMENTALIZAM OS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA EM SALA DE AULA, VARIAM CONFORME A SUA FORMAÇÃO DE ORIGEM E A CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO QUE POSSUEM E APLICAM NA DISCIPLINA.