ESTA PROPOSTA DISCUTE CRITICAMENTE A RELEVÂNCIA DO PROTAGONISMO JUVENIL NA ESCOLA DE CLASSE MÉDIA. A PESQUISA EM EDUCAÇÃO TEM SE DEBRUÇADO, A PARTIR DE UMA DIVERSIDADE DE ABORDAGENS, SOBRE AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS DO PONTO DE VISTA DE CLASSE, DO PONTO DE VISTA GERACIONAL OU DO PONTO DE VISTA DA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA. AINDA ASSIM, POUCAS SÃO AS PESQUISAS QUE ANALISAM RELACIONALMENTE ESTAS DINÂMICAS NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO, DE MODO QUE ESTE TRABALHO APRESENTA UMA REVISÃO CRÍTICA DE LITERATURA DESTES DIVERSOS CAMPOS. ASSIM, SE SUGERE A IMPORTÂNCIA DE UM DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE CLASSE MÉDIA, PARTICULARMENTE A PARTIR DA AGÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS. ARGUMENTA-SE, ENFIM, POR NOVOS OLHARES FRENTE ÀS DECISIVAS, MAS POUCO EXPLORADAS, RELAÇÕES ENTRE CLASSE SOCIAL, PROTAGONISMO JUVENIL, O PAPEL DE ESTUDANTES E A DESIGUALDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA.