A JUVENTUDE DE CLASSE MÉDIA NA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: LIMITES E POSSIBILIDADES
"2022-11-24 14:51:35" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87973 "edicao_id" => 300 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 552 "titulo" => "A JUVENTUDE DE CLASSE MÉDIA NA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: LIMITES E POSSIBILIDADES" "resumo" => "ESTA PROPOSTA DISCUTE CRITICAMENTE A RELEVÂNCIA DO PROTAGONISMO JUVENIL NA ESCOLA DE CLASSE MÉDIA. A PESQUISA EM EDUCAÇÃO TEM SE DEBRUÇADO, A PARTIR DE UMA DIVERSIDADE DE ABORDAGENS, SOBRE AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS DO PONTO DE VISTA DE CLASSE, DO PONTO DE VISTA GERACIONAL OU DO PONTO DE VISTA DA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA. AINDA ASSIM, POUCAS SÃO AS PESQUISAS QUE ANALISAM RELACIONALMENTE ESTAS DINÂMICAS NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO, DE MODO QUE ESTE TRABALHO APRESENTA UMA REVISÃO CRÍTICA DE LITERATURA DESTES DIVERSOS CAMPOS. ASSIM, SE SUGERE A IMPORTÂNCIA DE UM DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE CLASSE MÉDIA, PARTICULARMENTE A PARTIR DA AGÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS. ARGUMENTA-SE, ENFIM, POR NOVOS OLHARES FRENTE ÀS DECISIVAS, MAS POUCO EXPLORADAS, RELAÇÕES ENTRE CLASSE SOCIAL, PROTAGONISMO JUVENIL, O PAPEL DE ESTUDANTES E A DESIGUALDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03: Culturas juvenis na escola" "palavra_chave" => "JUVENTUDES, CLASSE MÉDIA, ENSINO MÉDIO, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, " "idioma" => "" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA104_ID552_09032021105634.pdf" "created_at" => "2022-11-29 10:35:01" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO BOKLIS GOLBSPAN" "autor_nome_curto" => "-" "autor_email" => "ricardo.golbspan@gmail.co" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-vii-eneseb" "edicao_nome" => "E-BOOK VII ENESEB" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-11-24 14:51:35" "publicacao_id" => 100 "publicacao_nome" => "E-book ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 87973 "edicao_id" => 300 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 552 "titulo" => "A JUVENTUDE DE CLASSE MÉDIA NA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: LIMITES E POSSIBILIDADES" "resumo" => "ESTA PROPOSTA DISCUTE CRITICAMENTE A RELEVÂNCIA DO PROTAGONISMO JUVENIL NA ESCOLA DE CLASSE MÉDIA. A PESQUISA EM EDUCAÇÃO TEM SE DEBRUÇADO, A PARTIR DE UMA DIVERSIDADE DE ABORDAGENS, SOBRE AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS DO PONTO DE VISTA DE CLASSE, DO PONTO DE VISTA GERACIONAL OU DO PONTO DE VISTA DA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA. AINDA ASSIM, POUCAS SÃO AS PESQUISAS QUE ANALISAM RELACIONALMENTE ESTAS DINÂMICAS NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO, DE MODO QUE ESTE TRABALHO APRESENTA UMA REVISÃO CRÍTICA DE LITERATURA DESTES DIVERSOS CAMPOS. ASSIM, SE SUGERE A IMPORTÂNCIA DE UM DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE CLASSE MÉDIA, PARTICULARMENTE A PARTIR DA AGÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS. ARGUMENTA-SE, ENFIM, POR NOVOS OLHARES FRENTE ÀS DECISIVAS, MAS POUCO EXPLORADAS, RELAÇÕES ENTRE CLASSE SOCIAL, PROTAGONISMO JUVENIL, O PAPEL DE ESTUDANTES E A DESIGUALDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03: Culturas juvenis na escola" "palavra_chave" => "JUVENTUDES, CLASSE MÉDIA, ENSINO MÉDIO, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, " "idioma" => "" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA104_ID552_09032021105634.pdf" "created_at" => "2022-11-29 10:35:01" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO BOKLIS GOLBSPAN" "autor_nome_curto" => "-" "autor_email" => "ricardo.golbspan@gmail.co" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-vii-eneseb" "edicao_nome" => "E-BOOK VII ENESEB" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-11-24 14:51:35" "publicacao_id" => 100 "publicacao_nome" => "E-book ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 300 "publicacao_id" => 100 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-vii-eneseb" "nome" => "E-BOOK VII ENESEB" "nome_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "descricao" => """ O 7º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (7º ENESEB), cujo tema é “Os desafios do ensino de Sociologia na educação básica: desigualdades, resistências e transformações”, aconteceu no dias 8, 9 e 10 de julho de 2021.<br />\r\n <br />\r\n Em caráter extraordinário, devido às circunstâncias causadas pela pandemia de COVID-19, o evento foi integralmente na modalidade remota.<br />\r\n <br />\r\n Por meio de uma plataforma de serviços virtuais, as/os inscritas/os tiveram acesso a um conjunto de atividades bastante diversificado que inclui conferências, mesas-redondas, oficinas pedagógicas, grupos de trabalho, exibição de pôsteres de estudantes da Licenciatura e do Ensino Médio, lançamento de livros, exposições fotográficas, exibição de filmes e outras atividades. Houve, também, uma sessão de homenagens a profissionais atuantes na defesa da Sociologia na Educação Básica.<br />\r\n <br />\r\n Promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2009, o ENESEB se consolidou como um espaço para que estudantes, pesquisadoras/es e docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, de instituições públicas e privadas, reflitam sobre formação docente e o estatuto das Ciências Sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; compartilhem resultados de suas pesquisas sobre o ensino da Sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; analisem fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das Ciências Sociais e dialoguem sobre análises e experiências de criação e desenvolvimento de alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos.<br />\r\n <br />\r\n Trata-se, em resumo, de realizar o máximo intercâmbio entre pessoas dedicadas ao ensino das Ciências Sociais com a finalidade de orientar formulação de ações curriculares na área.<br />\r\n <br />\r\n O evento que, em outros anos, ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017) e Florianópolis (2019) chegou pela primeira vez à cidade de Belém, capital do Estado do Pará. Sediado pela Universidade Federal do Pará, foi organizado por representantes de várias instituições de ensino do Estado do Pará (UFPA, UEPA, UFRA e IFPA) que se uniram à Comissão de Ensino da SBS para planejar uma programação capaz de expressar a fecundidade da confluência entre Universidade e Educação Básica na busca das melhores e mais potentes contribuições das Ciências Sociais para a escola.<br />\r\n <br />\r\n Especialmente nesse momento em que se conjugam as crises política, ambiental e sanitária, e em que a Amazônia se coloca no centro de disputas cruciais, pretendemos, além de tudo mais, inspirar, desde Belém, possibilidades para que, no campo da Educação Básica, a abordagem das Ciências Sociais seja reconhecida como ferramenta indispensável para entender as complexas articulações entre diversidade e desigualdade social no contexto amazônico e seus nexos com fenômenos nacionais e mundiais.<br />\r\n <br />\r\n Temos como epígrafe que a educação é um bem público em favor da vida e das mudanças sociais reclamadas por esse momento histórico tão decisivo e é com esse pressuposto que lhe convidamos a dividir conosco suas experiências, sua coragem e sua esperança. """ "pasta" => "ebooks/eneseb/2021" "logo" => null "capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png" "timbrado" => "637faf2725f0f_24112022145135.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-07-08" "final_evento" => "2021-07-10" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-11-24 14:51:35" "updated_at" => "2022-11-29 08:03:24" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 300 "publicacao_id" => 100 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-vii-eneseb" "nome" => "E-BOOK VII ENESEB" "nome_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "descricao" => """ O 7º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (7º ENESEB), cujo tema é “Os desafios do ensino de Sociologia na educação básica: desigualdades, resistências e transformações”, aconteceu no dias 8, 9 e 10 de julho de 2021.<br />\r\n <br />\r\n Em caráter extraordinário, devido às circunstâncias causadas pela pandemia de COVID-19, o evento foi integralmente na modalidade remota.<br />\r\n <br />\r\n Por meio de uma plataforma de serviços virtuais, as/os inscritas/os tiveram acesso a um conjunto de atividades bastante diversificado que inclui conferências, mesas-redondas, oficinas pedagógicas, grupos de trabalho, exibição de pôsteres de estudantes da Licenciatura e do Ensino Médio, lançamento de livros, exposições fotográficas, exibição de filmes e outras atividades. Houve, também, uma sessão de homenagens a profissionais atuantes na defesa da Sociologia na Educação Básica.<br />\r\n <br />\r\n Promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2009, o ENESEB se consolidou como um espaço para que estudantes, pesquisadoras/es e docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, de instituições públicas e privadas, reflitam sobre formação docente e o estatuto das Ciências Sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; compartilhem resultados de suas pesquisas sobre o ensino da Sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; analisem fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das Ciências Sociais e dialoguem sobre análises e experiências de criação e desenvolvimento de alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos.<br />\r\n <br />\r\n Trata-se, em resumo, de realizar o máximo intercâmbio entre pessoas dedicadas ao ensino das Ciências Sociais com a finalidade de orientar formulação de ações curriculares na área.<br />\r\n <br />\r\n O evento que, em outros anos, ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017) e Florianópolis (2019) chegou pela primeira vez à cidade de Belém, capital do Estado do Pará. Sediado pela Universidade Federal do Pará, foi organizado por representantes de várias instituições de ensino do Estado do Pará (UFPA, UEPA, UFRA e IFPA) que se uniram à Comissão de Ensino da SBS para planejar uma programação capaz de expressar a fecundidade da confluência entre Universidade e Educação Básica na busca das melhores e mais potentes contribuições das Ciências Sociais para a escola.<br />\r\n <br />\r\n Especialmente nesse momento em que se conjugam as crises política, ambiental e sanitária, e em que a Amazônia se coloca no centro de disputas cruciais, pretendemos, além de tudo mais, inspirar, desde Belém, possibilidades para que, no campo da Educação Básica, a abordagem das Ciências Sociais seja reconhecida como ferramenta indispensável para entender as complexas articulações entre diversidade e desigualdade social no contexto amazônico e seus nexos com fenômenos nacionais e mundiais.<br />\r\n <br />\r\n Temos como epígrafe que a educação é um bem público em favor da vida e das mudanças sociais reclamadas por esse momento histórico tão decisivo e é com esse pressuposto que lhe convidamos a dividir conosco suas experiências, sua coragem e sua esperança. """ "pasta" => "ebooks/eneseb/2021" "logo" => null "capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png" "timbrado" => "637faf2725f0f_24112022145135.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-07-08" "final_evento" => "2021-07-10" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-11-24 14:51:35" "updated_at" => "2022-11-29 08:03:24" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 190 "edicao_id" => 300 "codigo" => "978-65-86901-67-2" "capa" => "637faf272822a_24112022145135.png" "titulo" => "E-BOOK VII ENESEB" "prefacio" => null "apresentacao" => null "organizadores" => """ Simone Meucci<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça <br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano """ "conselho_editorial" => """ Andrea Bitencourt Pires Chaves (UFPA)<br />\r\n Breno Rodrigo de Oliveira Alencar (IFPA)<br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano (UFPA)<br />\r\n Lana Claudia Macedo da Silva (UEPA)<br />\r\n Izabela Jatene de Souza (UFPA)<br />\r\n Josinete Pereira Lima (UEPA)<br />\r\n Marilu Marcia Campelo (UFPA)<br />\r\n Ruth Helena Cristo Almeida (UFRA)<br />\r\n Simone Meucci (UFPR)<br />\r\n Sueli G. de Lima Mendonça (UNESP)<br />\r\n Valdisia Santos (SEDUC)<br />\r\n Zuleide Pamplona Ximenes Ponte (UFPA) """ "ficha_catalografica" => "637faf2729d58_24112022145135.pdf" "arquivo" => "30112022083322-E-BOOK-VII-ENESEB.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-11-24 14:51:35" "updated_at" => "2022-11-30 08:33:22" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 190 "edicao_id" => 300 "codigo" => "978-65-86901-67-2" "capa" => "637faf272822a_24112022145135.png" "titulo" => "E-BOOK VII ENESEB" "prefacio" => null "apresentacao" => null "organizadores" => """ Simone Meucci<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça <br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano """ "conselho_editorial" => """ Andrea Bitencourt Pires Chaves (UFPA)<br />\r\n Breno Rodrigo de Oliveira Alencar (IFPA)<br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano (UFPA)<br />\r\n Lana Claudia Macedo da Silva (UEPA)<br />\r\n Izabela Jatene de Souza (UFPA)<br />\r\n Josinete Pereira Lima (UEPA)<br />\r\n Marilu Marcia Campelo (UFPA)<br />\r\n Ruth Helena Cristo Almeida (UFRA)<br />\r\n Simone Meucci (UFPR)<br />\r\n Sueli G. de Lima Mendonça (UNESP)<br />\r\n Valdisia Santos (SEDUC)<br />\r\n Zuleide Pamplona Ximenes Ponte (UFPA) """ "ficha_catalografica" => "637faf2729d58_24112022145135.pdf" "arquivo" => "30112022083322-E-BOOK-VII-ENESEB.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-11-24 14:51:35" "updated_at" => "2022-11-30 08:33:22" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }