A presente proposta de pesquisa busca articular questões sociais significativas como o educar na diversidade, voltadas para o pertencimento étnico-racial, performances de gênero e de orientação sexual, problematizando-as em contexto escolar. O espaço para a geração dos dados são escolas públicas de ensino fundamental, situadas no município de Itapororoca-PB. Especificamente, duas escolas, uma localizada na zona urbana e outra situada na zona rural, os atores da pesquisa são professores/as do 6º ao 9º ano, de disciplinas variadas. Visa examinar posicionamentos discursivos desses/as professores/as face a situações em que as identidade étnico-raciais, de gênero e de orientação sexual são construídas e produzem sentidos, problematizar como se entrelaçam, diante de práticas discursivas em documentos oficiais, as propostas de ações político-pedagógicas e finalmente, propor atividade de intervenção pedagógica que contribua para o trato com as questões inerentes a diversidade cultural. A investigação, situa-se no campo da Linguística Aplicada, espera acrescentar a discussão acadêmica em torno destas questões sociais, de suma importância, no campo dos estudos que concebe a linguagem enquanto prática social em favor da reinvenção da vida social.