Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A MÚSICA‘‘RESPEITEM MEUS CABELOS BRANCOS’’ COMO INSTRUMENTO PARA REFLEXÃO NO COMBATE AO RACISMO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ETNICO-RACIAL, RACISMO, CULTURA AFRO-BRASILEIRA. Pôster (PO) EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA AFRICANA E AFROBRASILEIRA.
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      No exercício de ensinar, o professor acaba sendo um sujeito que interage de diversas maneiras com os alunos, assim o conhecimento que antes ideologicamente apresentava a figura do professor como detentor do saber,  hoje perde  relevância quando consideramos que não apenas podemos chegar a conclusões precisas por via deste. Com o atual mundo globalizado, isso tem mudado um pouco. Interagir com o mundo, com o conhecimento, tornou-se uma arma no combate aos diferentes atos preconceituosos e de racismo que se apresentam na sociedade. O tema aqui aludido é de amplo valor tendo em vista que vários atos  discriminatórios são criados e recriados de tal modo a inferiorizar a cultura africana e afro-brasileira, assim  induzindo o negro (a) a negar por vezes no cotidiano suas raízes, e também alimentar a desigualdade racial através da criação de estereótipos que os inferioriza, quando na verdade a história e a cultura dos povos negros trazidos da África estão na formação cultural do Brasil. Sendo assim, a perspectiva é a  valorização e positivação destes, uma vez que muitas vezes sua história e  cultura são colocadas negativamente nas escolas. Este trabalho tem como propósito apresentar a experiência vivenciada durante o ano de 2013 na Escola Normal Estadual Osvaldo Trigueiro de Albuquerque Melo, localizada na cidade de Alagoa Grande-PB.A experiência versou sobre o tema história e cultura afro-brasileira com foco nalei 10.639/03, e fez parte do Projeto de Extensão denominado “Coisas de negros (as) Coisas de brasileiros (as)”desenvolvido por graduandos do Curso de História da Universidade Estadual da Paraíba. Para tanto, foram realizadas oficinas de música e cinema. Neste trabalho daremos atenção a música como recurso em sala de aula, visto que pode levar o estudante a refletir sobre o racismo, muitas vezes camuflado na sociedade brasileira. Apresentaremos a experiência vivenciada a partir da música “Respeitem meus cabelos brancos”, de autoria do cantor e compositor paraibano Chico Cesar.Palavras-Chave:Educação Etnico-Racial, Racismo, Cultura Afro-brasileira.
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

RESUMO No exercício de ensinar, o professor acaba sendo um sujeito que interage de diversas maneiras com os alunos, assim o conhecimento que antes ideologicamente apresentava a figura do professor como detentor do saber, hoje perde relevância quando consideramos que não apenas podemos chegar a conclusões precisas por via deste. Com o atual mundo globalizado, isso tem mudado um pouco. Interagir com o mundo, com o conhecimento, tornou-se uma arma no combate aos diferentes atos preconceituosos e de racismo que se apresentam na sociedade. O tema aqui aludido é de amplo valor tendo em vista que vários atos discriminatórios são criados e recriados de tal modo a inferiorizar a cultura africana e afro-brasileira, assim induzindo o negro (a) a negar por vezes no cotidiano suas raízes, e também alimentar a desigualdade racial através da criação de estereótipos que os inferioriza, quando na verdade a história e a cultura dos povos negros trazidos da África estão na formação cultural do Brasil. Sendo assim, a perspectiva é a valorização e positivação destes, uma vez que muitas vezes sua história e cultura são colocadas negativamente nas escolas. Este trabalho tem como propósito apresentar a experiência vivenciada durante o ano de 2013 na Escola Normal Estadual Osvaldo Trigueiro de Albuquerque Melo, localizada na cidade de Alagoa Grande-PB.A experiência versou sobre o tema história e cultura afro-brasileira com foco nalei 10.639/03, e fez parte do Projeto de Extensão denominado “Coisas de negros (as) Coisas de brasileiros (as)”desenvolvido por graduandos do Curso de História da Universidade Estadual da Paraíba. Para tanto, foram realizadas oficinas de música e cinema. Neste trabalho daremos atenção a música como recurso em sala de aula, visto que pode levar o estudante a refletir sobre o racismo, muitas vezes camuflado na sociedade brasileira. Apresentaremos a experiência vivenciada a partir da música “Respeitem meus cabelos brancos”, de autoria do cantor e compositor paraibano Chico Cesar.Palavras-Chave:Educação Etnico-Racial, Racismo, Cultura Afro-brasileira.

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