Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ESCOLA, LUGAR DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO LGBTT? ANÁLISE EMPÍRICA DE UMA QUESTÃO POLÊMICA

Palavra-chaves: ESCOLA, INCLUSÃO, GBTT Comunicação Oral (CO) INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8767
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 425
    "inscrito_id" => 2349
    "titulo" => "ESCOLA, LUGAR DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO LGBTT? ANÁLISE EMPÍRICA DE UMA QUESTÃO POLÊMICA"
    "resumo" => "ResumoO presente artigo objetiva analisar, se há inclusão de indivíduos LGBTT no espaço escolar ou se os mesmos são excluídos desse convívio, em decorrência de sua condição sexual.  Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, onde recorremos à consulta bibliográfica, apropriando-nos da teoria Queer¹ e dos estudos pós-estruturalistas. A pesquisa estruturou-se a partir de um questionário de 20 (vinte) perguntas, respondidas por 50 estudantes do ensino médio com idade entre 15 e 20 anos da escola estadual Severiano Pedro do Nascimento, localizada na cidade de Puxinãna, Paraíba. Desse questionário foram selecionadas 6 (seis) questões, para que pudéssemos analisar. Observa-se a partir da análise dos resultados da pesquisa que, mesmo os alunos e alunas afirmando não serem preconceituosos (as), verificou-se que as praticas não condizem com seus discursos, pois afirmam ser a escola um lugar de preconceito, discriminação e violência contra estudantes LGBTT. Percebeu-se que para a maioria dos alunos e alunas entrevistados essa discriminação e violência se dão pelo fato desses sujeitos fugirem a norma correta, consideradas por eles, a Heteronormatividade.Conclui-se que o estudo e debate sobre a diversidade de gênero e sexualidade é necessário dentro do meio escolar, não a partir de um viés biológico, mas social e histórico para que cada vez mais possamos derrubar barreiras, estigmas e “verdades” historicamente e culturalmente construídas, que envolvem a questão, talvez assim, poderemos ter uma escola plural para todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL."
    "palavra_chave" => "ESCOLA, INCLUSÃO, GBTT"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_01_11_2014_21_28_23_idinscrito_2349_bf5c3cba54e0e6b839217b9d6b796899.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUCÊNIO GOMES DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "JUCENIO"
    "autor_email" => "jucenio_gomes@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8767
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 425
    "inscrito_id" => 2349
    "titulo" => "ESCOLA, LUGAR DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO LGBTT? ANÁLISE EMPÍRICA DE UMA QUESTÃO POLÊMICA"
    "resumo" => "ResumoO presente artigo objetiva analisar, se há inclusão de indivíduos LGBTT no espaço escolar ou se os mesmos são excluídos desse convívio, em decorrência de sua condição sexual.  Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, onde recorremos à consulta bibliográfica, apropriando-nos da teoria Queer¹ e dos estudos pós-estruturalistas. A pesquisa estruturou-se a partir de um questionário de 20 (vinte) perguntas, respondidas por 50 estudantes do ensino médio com idade entre 15 e 20 anos da escola estadual Severiano Pedro do Nascimento, localizada na cidade de Puxinãna, Paraíba. Desse questionário foram selecionadas 6 (seis) questões, para que pudéssemos analisar. Observa-se a partir da análise dos resultados da pesquisa que, mesmo os alunos e alunas afirmando não serem preconceituosos (as), verificou-se que as praticas não condizem com seus discursos, pois afirmam ser a escola um lugar de preconceito, discriminação e violência contra estudantes LGBTT. Percebeu-se que para a maioria dos alunos e alunas entrevistados essa discriminação e violência se dão pelo fato desses sujeitos fugirem a norma correta, consideradas por eles, a Heteronormatividade.Conclui-se que o estudo e debate sobre a diversidade de gênero e sexualidade é necessário dentro do meio escolar, não a partir de um viés biológico, mas social e histórico para que cada vez mais possamos derrubar barreiras, estigmas e “verdades” historicamente e culturalmente construídas, que envolvem a questão, talvez assim, poderemos ter uma escola plural para todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL."
    "palavra_chave" => "ESCOLA, INCLUSÃO, GBTT"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_01_11_2014_21_28_23_idinscrito_2349_bf5c3cba54e0e6b839217b9d6b796899.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUCÊNIO GOMES DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "JUCENIO"
    "autor_email" => "jucenio_gomes@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

ResumoO presente artigo objetiva analisar, se há inclusão de indivíduos LGBTT no espaço escolar ou se os mesmos são excluídos desse convívio, em decorrência de sua condição sexual. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, onde recorremos à consulta bibliográfica, apropriando-nos da teoria Queer¹ e dos estudos pós-estruturalistas. A pesquisa estruturou-se a partir de um questionário de 20 (vinte) perguntas, respondidas por 50 estudantes do ensino médio com idade entre 15 e 20 anos da escola estadual Severiano Pedro do Nascimento, localizada na cidade de Puxinãna, Paraíba. Desse questionário foram selecionadas 6 (seis) questões, para que pudéssemos analisar. Observa-se a partir da análise dos resultados da pesquisa que, mesmo os alunos e alunas afirmando não serem preconceituosos (as), verificou-se que as praticas não condizem com seus discursos, pois afirmam ser a escola um lugar de preconceito, discriminação e violência contra estudantes LGBTT. Percebeu-se que para a maioria dos alunos e alunas entrevistados essa discriminação e violência se dão pelo fato desses sujeitos fugirem a norma correta, consideradas por eles, a Heteronormatividade.Conclui-se que o estudo e debate sobre a diversidade de gênero e sexualidade é necessário dentro do meio escolar, não a partir de um viés biológico, mas social e histórico para que cada vez mais possamos derrubar barreiras, estigmas e “verdades” historicamente e culturalmente construídas, que envolvem a questão, talvez assim, poderemos ter uma escola plural para todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.