ESCOLA, LUGAR DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO LGBTT? ANÁLISE EMPÍRICA DE UMA QUESTÃO POLÊMICA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8767 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 425 "inscrito_id" => 2349 "titulo" => "ESCOLA, LUGAR DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO LGBTT? ANÁLISE EMPÍRICA DE UMA QUESTÃO POLÊMICA" "resumo" => "ResumoO presente artigo objetiva analisar, se há inclusão de indivíduos LGBTT no espaço escolar ou se os mesmos são excluídos desse convívio, em decorrência de sua condição sexual. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, onde recorremos à consulta bibliográfica, apropriando-nos da teoria Queer¹ e dos estudos pós-estruturalistas. A pesquisa estruturou-se a partir de um questionário de 20 (vinte) perguntas, respondidas por 50 estudantes do ensino médio com idade entre 15 e 20 anos da escola estadual Severiano Pedro do Nascimento, localizada na cidade de Puxinãna, Paraíba. Desse questionário foram selecionadas 6 (seis) questões, para que pudéssemos analisar. Observa-se a partir da análise dos resultados da pesquisa que, mesmo os alunos e alunas afirmando não serem preconceituosos (as), verificou-se que as praticas não condizem com seus discursos, pois afirmam ser a escola um lugar de preconceito, discriminação e violência contra estudantes LGBTT. Percebeu-se que para a maioria dos alunos e alunas entrevistados essa discriminação e violência se dão pelo fato desses sujeitos fugirem a norma correta, consideradas por eles, a Heteronormatividade.Conclui-se que o estudo e debate sobre a diversidade de gênero e sexualidade é necessário dentro do meio escolar, não a partir de um viés biológico, mas social e histórico para que cada vez mais possamos derrubar barreiras, estigmas e “verdades” historicamente e culturalmente construídas, que envolvem a questão, talvez assim, poderemos ter uma escola plural para todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL." "palavra_chave" => "ESCOLA, INCLUSÃO, GBTT" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_01_11_2014_21_28_23_idinscrito_2349_bf5c3cba54e0e6b839217b9d6b796899.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUCÊNIO GOMES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "JUCENIO" "autor_email" => "jucenio_gomes@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8767 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 425 "inscrito_id" => 2349 "titulo" => "ESCOLA, LUGAR DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO LGBTT? ANÁLISE EMPÍRICA DE UMA QUESTÃO POLÊMICA" "resumo" => "ResumoO presente artigo objetiva analisar, se há inclusão de indivíduos LGBTT no espaço escolar ou se os mesmos são excluídos desse convívio, em decorrência de sua condição sexual. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, onde recorremos à consulta bibliográfica, apropriando-nos da teoria Queer¹ e dos estudos pós-estruturalistas. A pesquisa estruturou-se a partir de um questionário de 20 (vinte) perguntas, respondidas por 50 estudantes do ensino médio com idade entre 15 e 20 anos da escola estadual Severiano Pedro do Nascimento, localizada na cidade de Puxinãna, Paraíba. Desse questionário foram selecionadas 6 (seis) questões, para que pudéssemos analisar. Observa-se a partir da análise dos resultados da pesquisa que, mesmo os alunos e alunas afirmando não serem preconceituosos (as), verificou-se que as praticas não condizem com seus discursos, pois afirmam ser a escola um lugar de preconceito, discriminação e violência contra estudantes LGBTT. Percebeu-se que para a maioria dos alunos e alunas entrevistados essa discriminação e violência se dão pelo fato desses sujeitos fugirem a norma correta, consideradas por eles, a Heteronormatividade.Conclui-se que o estudo e debate sobre a diversidade de gênero e sexualidade é necessário dentro do meio escolar, não a partir de um viés biológico, mas social e histórico para que cada vez mais possamos derrubar barreiras, estigmas e “verdades” historicamente e culturalmente construídas, que envolvem a questão, talvez assim, poderemos ter uma escola plural para todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL." "palavra_chave" => "ESCOLA, INCLUSÃO, GBTT" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_01_11_2014_21_28_23_idinscrito_2349_bf5c3cba54e0e6b839217b9d6b796899.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUCÊNIO GOMES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "JUCENIO" "autor_email" => "jucenio_gomes@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }