A inserção das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) no processo de ensino aprendizagem tem se tornado uma necessidade quase que implacável nas práticas educacionais da modernidade. Partindo da problemática de que o aluno se vê como um sujeito ainda desconhecedor da pertinência das redes sociais em atividades de leitura e escrita, o presente artigo visa a discutir a identidade do aluno/participante de uma oficina de leitura e escrita ministrada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, localizada na cidade de Sousa/PB. Objetivamos, assim, analisar o perfil desses alunos/participantes, a partir de suas falas postadas em diálogos travados em um grupo criado no aplicativo WhatsApp. Para tanto, a fim de subsidiar teoricamente as abordagens, recorremos aos pensamentos de Foucault (2007; 2009) acerca de discurso; Hall (2009) sobre identidade e Carvalho (1999), Recuero (2009), Valente (1999) acerca do uso de redes sociais no processo educativo. Reportando-nos do método dedutivo e de uma abordagem qualitativa, buscamos enxergar, através dos comentários iniciais postados, como a identidade passa a ser construída pelas impressões sobre o perfil do leitor/usuário desse aplicativo. Assim sendo, constatamos que os discursos veiculados no WhatsApp conseguem construir uma identidade de um leitor/usuário proficiente tanto no uso do aplicativo quanto na prática de leitura de diversos gêneros textuais/discursivos, fazendo com que o olhar às novas mídias se aguce em novas práticas didático-pedagógicas.